Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Design Thinking Canvas para gerenciamento de projetos

Design Thinking Canvas para gerenciamento de projetos

O Design Thinking Canvasé uma ferramenta dos negócios que veio otimizar os prazos no gerenciamento de projetos.

Podemos dizer que aumenta não só as chances na otimização do tempo, mas também refletem mais sucesso nos resultados, pois trabalha com o desenho de soluções adequadas aos usuários, inspiradas nas metodologias do Design Thinking e do Canvas.

Canvas & Design Thinking: potencialização de resultados

Isoladamente, o Design Thinking e Canvas são ferramentas diferentes com a finalidade de gerar soluções para um problema, necessidade ou oportunidade e otimizar prazos na gestão de um projeto.

Quem obteve informações sobre Design Thinking pdf, por livro ou através de algum curso, sabe que esse é um conceito para o mundo dos negócios criado pelo norte-americano David Kelley, atualmente professor na Universidade de Stanford.

Ele criou uma nova forma de organizar o pensamento e se estruturar dentro de um modelo mental que faz com que as soluções criadas sejam mais acertadas e “desejáveis” pelas pessoas, e tenha foco no usuário ou nas personas – também conhecido como “Persona”.

Com a metodologia Design Thinking, a ideia é atender melhor as necessidades do público-alvo e desenvolver a solução mais adequada para uma determinada necessidade.

Mas para isso, vai se valer de uma abordagem criativa a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou serviço, para obter um feedback dos clientes ou usuários, antes da produção final.

Principalmente porque, na maioria das vezes, as empresas implantam projetos e só lá para o meio ou próximo ao prazo final percebem que a ideia não deu muito certo. Isso pode gerar até cancelamento do projeto, e nem precisa dizer, que é prejuízo na certa!

O Design Thinking prevê que essas soluções sejam identificadas antes de decisões mais definitivas. Com o processo de experimentação, fica mais fácil saber o que vai funcionar e o que não vai.


Já o Canvas, que muita gente pode até conhecer como Tela ou Quadro, tem essa origem mesmo. 

Foi inspirado no mundo das artes que o suíço Alex Osterwalder criou essa ideia da tela para fazer um plano estratégico de negócio inicial para o setor corporativo. Ele chamou essa nova forma de planejamento de projetos de Business Model Canvas. 

Essa ferramenta permite que os projetos sejam desenvolvidos de uma maneira rápida e colaborativa, porque prevê a participação de todos os envolvidos nas ideias que vão dar corpo ao trabalho. 

Na metodologia Canvas, são usadas lâminas que vão formar um mapa descritivo do negócio. E com base nele, nove áreas são esmiuçadas: proposta de valor, segmento, canais com o cliente, relacionamento, atividade-chave, recursos, parcerias, fontes de receita e estrutura de custos. 

A ideia deu tão certo, que ganhou adeptos no mundo todo, e acabou inspirando até outros modelos similares e mais completos para planejar. Principalmente porque ao utilizar Canvas para o planejamento, os índices de sucesso nos resultados de um projeto aumentam muito. 

Juntar então Design Thinking e Canvas é uma forma muito prática e inovadora para a busca certa da solução a ser implementada e também para o sucesso do projeto.

Para explicar melhor, podemos dizer que o Design Thinking Canvas é uma metodologia de design que faz uso de elementos utilizados nas empresas para uma solução colaborativa.

Eu criei dois Canvas para ser aplicado o conceito de Design Thinking, que forma o que chamamos de Duplo Diamante, sendo o primeiro para fazer a etapa de Imersão, onde se estuda o problema, e o outro na etapa de Ideação, onde se busca as potenciais soluções  - ideias, a serem implementadas, ou seja, que virarão projeto.

 

 

Design Thinking  Canvas: inovação no pensamento 

primeiro diamante (2)

E depois de identificada a solução, para começar a planejar o projeto, o CANVAS DE PROJETOS DO PM VISUAL e explosão através do PM VISUAL:

 

canvas do pmvisual

 

canvas do pmvisual (2)

Business Model Canvas: design de soluções

Veja que esses Canvas que criei são diferentes do Business Model Canvas, de Osterwalder. Quando se cria um Canvas, cada painel deve conter os blocos necessários, conforme o objetivo que se pretende atingir.

Os que criei são justamente com o foco de atender a metodologia de design de descoberta de soluções, com análise do problema, ideias potenciais e planejamento do projeto, sendo este último um dos elementos do PM VISUAL, um conjunto de outras 7 lâminas (Canvas) para explosão do Plano inicial do projeto.

Só para lembrar: o Design Thinking Canvas, é composto de 2 Canvas, conforme mostrado acima, dentre tantos modelos de Canvas, existentes.

Portanto, o Design Thinking e Canvas tem sido muito importante dentro da qualificação profissional  de um gerente de projetos e de todos os profissionais de quaisquer áreas da empresa, pois o resultado é palpável e o modo de trabalho é muito prático e certeiro. No curriculum: passe valorizado no mercado!

Aqui na RC, temos cursos relacionados a essas duas ferramentas:

  • Design Thinking: Pensando fora da Caixa: uma forma inteligente e otimizada de análise de um problema e descoberta da solução certeira  e
  • PM VISUAL: Canvas de Projetos e sua explosão: uma forma prática e simples de planejar e gerenciar projetos.

Pesquisa: robsoncamargo.com.br

Espero que seja útil e tenha gostado.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!