Aplicação Prática dos conceitos aprendidos
Execução da Dinâmica prática Ponte PMU – Project Management Unit – trata-se da montagem de um protótipo de uma ponte com a utilização de um kit contendo palitos plásticos, parafusos, porcas, baseado no desenho de um modelo entregue aos participantes.
De posse do escopo definido, os participantes terão que planejar a construção e em seguida executar. Durante a dinâmica será exercitados os seguintes pontos:
- Planejamento, definição de papéis e responsabilidade
- Habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe
- Controle do cronograma
- Controle de custos
- Mudança de Escopo: no decorrer do projeto ocorre uma mudança no escopo da Ponte, para simular o que ocorre de fato na maioria dos projetos e exercitar a atitude correta que o gerente deve ter:
- Simulação de Riscos, tais como incêndio, queda de energia, problemas com fornecedor, som em volume além do normal simulando fatores externos e exames médicos inesperados.
- Reuniões de Controle com a Equipe e com o Sponsor.
- Elaboração de Relatório de Status do Projeto e apresentação para o Sponsor.
Durante a execução o projeto é realizado com um Cronômetro exposto, onde todos visualizam o andamento do tempo. De tempos em tempos o cronômetro é paralizado e o Gerente de Projeto se reúne com a Equipe para fazer reuniões de ajustes e elaboração do Status Report. Caso a equipe não cumpra o prazo estabelecido, o Gerente do Projeto é demitido.