In Company

Oficina de Engenharia de Processos

Capacitar os participantes no entendimento dos principais conceitos de gestão de processos para redesenho e reengenharia com fico em mudanças mais radicais.

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Público Alvo

Público Alvo

Analistas, coordenadores e gestores que atuam em áreas administrativas ou de operações

Duração

Duração

24 horas

Conteúdo Programático

Programa

Programa

  • Gestão de melhoria e engenharia de processos: O conceito de gestão de processos. A diferença entre melhoria incremental (kaizen) e (re)engenharia de processos (kaikaku).
  • Indicadores de desempenho: Os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em processos de serviço. Os critérios de desempenho esperados. Conceito de meta e faixa de tolerância.
  • Variabilidade: O conceito e os efeitos da variabilidade no processo. O sistema da qualidade ISO 9001. Sua aplicação no método six sigma.
  • Tipos de gestão de processos: As formas de gestão de gestão de processos (atingindo uma meta, solucionando um problema e alcançando uma meta de melhoria).
  • Método PDCA e análise e solução de problemas: As etapas e ferramentas relacionadas. Estudo de caso.
    o Ferramentas: Cadeia de valor, Fluxograma operacional, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa, 5W2H e FMEA (Failure mode and effect analysis).
  • Técnicas de avaliação de investimentos: As técnicas de VPL - Valor presente líquido, TIR -Taxa interna de retorno e PB - Payback. Vantagens e desvantagens na utilização.
  • Modelo de avaliação de investimentos: Cálculo de dispêndios e benefícios. Os impactos do benefício fiscal e depreciação.
  • Conceitos básicos de gestão de projetos: Definição de projeto, programa e portifólio. Os processos de gestão de projeto (iniciação, planejamento, execução e monitoração e controle e encerramento). As dez áreas de conhecimento em gestão de projetos.
  • Principais técnicas e ferramentas de gestão de projetos: As ferramentas de termo de abertura de projeto, EAP (estrutura analítica de projeto), diagrama de sequência e montagem de cronograma.  Exercício de estudo de caso. Conceitos e aplicação da técnica de caminho crítico (CPM - critical path method) e técnica PERT.
  • Tipo de processos de serviços e posicionamento: Loja de serviços, fábrica de serviços, serviços de massa e serviços profissionais, suas características e implicações.
  • Etapas de um projeto de engenharia de processos: Planejamento, Levantamento situação atual (AS IS) Desenho (TO BE), Execução, planejamento das ações, Implantação e Pós implantação.
  • Ferramentas utilizadas em projetos de engenharia de processo: O modelo operacional, fluxo operacional, mapa de riscos operacionais, diagrama de esforço impacto.
  • Gestão da mudança: A importância da comunicação, capacitação e análise de impactos.
    CASE I - Medicina diagnóstica 
    CASE II - Centralizaçção de pagamentos
  • Introdução na estruturação e implantação de um escritório de processos.
  • Engenharia e análise de valor: A origem e a motivação. O conceito de valor em produtos e processos. Mostrar os conceitos da ferramenta de engenharia e análise de valor. Identificação das funções de valor: o diagrama FAST. Cálculo de custos e custos relativos. Cálculo de benefícios (Diagrama de Mudge). O gráfico COMPARE (análise da compatibilidade valor vs custo).

95% aprovação

Nossa Metodologia

Nossa Metodologia

  • Exposição de conceitos
  • Exercícios individuais e em grupo
  • Discussão de vídeos
  • Cases
  • Práticas dos conceitos

 

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