Ponte de Cordas

O Jogo em si
Junte todos os participantes e explique que essa atividade vai exigir muita cooperação por parte de todos, confiança de ambas as partes (quem atravessa e quem segura) e que o ideal é que todos possam vivenciar o desafio.


- Estenda a ponte de cordas, desenrole deixando os nós alinhados, forme duas fileiras uma de frente pra outra com a corda ao centro.
- De 1 a 2 pessoas se posicionam nos espaços entre um nó e outro, segurando com as duas mãos deixando a palma da mão voltada pra baixo, para evitar que escorregue durante a travessia. Nunca segure próximo ao nó.
- Uma cadeira deverá ser posicionada no início e outra no final da ponte.
- Explicar sobre a posição das pernas de quem segura a ponte, ou seja uma perna a frente da outra, joelhos semi flexionados, aproximando a ponte do chão, mantendo os braços estendidos e firmes
- De preferência, a pessoa que estiver passando a explicação, será a primeira a atravessar, pois para o sucesso da atividade, a aprendizagem visual é fundamental. Passe lentamente explicando que os pés só podem se apoiar sobre os nós, do contrário pode escorregar e atingir a mão de alguém. As mãos de quem atravessa, podem ser apoiadas sobre dos participantes, ou duas pessoas uma de cada lado auxilia segurando pelas mãos.
- Após a demonstração, tire mais alguma dúvida restante, passe confiança, clareza e convide o primeiro candidato.
- Quando alguém mais pesado for atravessar, uma força tarefa deverá ser mobilizada, trazendo mais mãos como auxilio no momento da pisada, de forma que a travessia seja mais segura possível.
- Durante a travessia palavras de incentivo devem ser pronunciadas para transmitir confiança ao passageiro da ponte.
- Incentive todos a passarem, mesmo se houver resistência, percebam se existe alguém precisando apenas de um apoio, de uma palavra de confiança, no entanto não force nem exponha ninguém caso não queira.
- Na medida do possível formar quatro equipes, de forma que enquanto duas equipes ajudam na travessia, duas descansam.
- Convide pessoas de fora pra auxiliarem na travessia, fazendo-os se sentirem importantes e incluídos, faça a cooperação os contagiar. - Finalize todos em circulo, agradecendo a confiança e deixando que expressem livremente como foi a experiência, se superaram medos? Se confiaram? Etc.

Tópicos Trabalhados

  • Cooperação.
  • Integração.
  • Negociação.
  • Espírito de Equipe.
  • Empatia.
  • Comprometimento.

Newsletter