Você quer saber como elaborar um projeto de forma muito mais descomplicada usando um conceito conhecido como Inteligência Coletiva?
Aliás, em primeiro lugar, você sabe o que é Inteligência Coletiva e que esse princípio pode trazer resultados muito mais eficazes do que se você trabalhasse sozinho?
Continue aqui e entenda como esse novo conceito pode ajudar e, muito, no gerenciamento de projetos.
Como elaborar um projeto a partir da inteligência coletiva?
A Inteligência Coletiva é um conceito que descreve um tipo de inteligência compartilhada. Surgiu da colaboração de vários indivíduos com diferentes expertises. É uma inteligência distribuída, na qual o saber está distribuído nas várias pessoas envolvidas no processo.
Neste vídeo eu falo sobre Inteligência Coletiva e como você pode aplicar esse conceito no gerenciamento do seu projeto.
“Inteligência Coletiva é um princípio onde as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda a sociedade, potencializadas com o advento de novas tecnologias de comunicação, como a Internet” , Pierre Lévy
A Inteligência Coletiva é uma forma de o homem pensar e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, criando um fluxo extra de informação resultado da soma de todas as expertises envolvidas para obter resultados melhores.
A inteligência coletiva envolve 3 processos:
- Formação de consenso ou uniformidade de opiniões e pensamentos da maioria ou da totalidade dos membros do grupo
- Capital intelectual reunindo os conhecimentos e informações. É a soma do capital humano com o capital estrutural
- Tomada de decisão conjunta, gerando a “co-responsabilidade” sobre o algo discutido e posições assumidas pelo grupo
Pensar em como elaborar um projeto utilizando o método PM VISUAL é um modo de colocar o conceito da Inteligência Coletiva em prática.
O PM Visual é uma excelente ferramenta e foi criado com base nos conceitos do Guia PMBOK®, PRINCE2, Métodos Ágeis, Kanban, Kaizen e Design Thinking e permite que você faça a gerência de projetos, assim como o planejamento deles, envolvendo várias pessoas.
Imagine oito stakeholders, que tem conhecimento e poder de decisão sobre um projeto, juntos por 8 horas pensando de forma colaborativa e descomplicada. Consegue ver isso?
Melhor resultado no gerenciamento de projeto
Quem não quer saber como elaborar um projeto com resultado de alta confiabilidade e melhores resultados para a empresa?
Isso é o que possibilita o PM Visual, que faz uso intenso da Inteligência Coletiva nos processos.
O gerente de projetos consegue 68% de chance de acerto no prazo e nos custos do projeto, mais facilidade em detalhamentos adicionais, em templates e outras metodologias utilizadas pela empresa, usando o PM VISUAL.
Se pensarmos em oito horas de trabalho esse resultado é excelente!
Esses resultados se aplicam principalmente aos projetos maiores, mais complexos ou com custos mais altos.
O PM Visual tem se mostrado extremamente útil e, consequentemente de grande valia, porque traz uma solução eficaz. Ele permite a elaboração de um bom planejamento em grupo, partindo de um CANVAS de projeto e expandindo sua visão de forma colaborativa.
O CANVAS é uma tela, inspirada nas ferramentas dos pintores de quadros, e o modelo para a área de gerenciamento de projetos foi criada por um suíço focado em modelos de negócio.
Neste caso, o CANVAS é ilustrado em uma lâmina, no formato A1, onde todas as considerações dos stakeholders são colocadas de forma a enriquecer o corpo do projeto durante uma reunião. É o momento para conversas e trocas de ideias.
Já o PM Visual é a expansão do CANVAS, com outras lâminas abordando cada aspecto do projeto, que inclusive é assunto de um livro que lançado por mim. Perceba o nível de troca e interação do grupo a partir destas telas!
Lembre-se! 68% de confiabilidade em apenas 8 horas de trabalho, baseado no conceito de Inteligência Coletiva. Muitas empresas estão adotando e tendo ótimos resultados!
Economia de horas que custa caro depois
Pense se essa cena faz parte de suas vivências.
Você já deve ter ouvido algum diretor dizer “Vai definindo com a equipe que depois eu olho”.
E o resultado é que após duas ou três semanas, quando ele vaiver o projeto, vem com aquela temida frase: “Não é nada disso. Muda aqui, muda ali...”
Então você se pergunta internamente: “Por que ele não se envolveu no início do projeto, junto com os demais stakeholders? ”
Você pode ter certeza de que se um stakeholder importante não se dedicar, ao menos oito horas, já no início de um projeto, certamente ele terá que se dedicar muito mais horas e terá um custo muito mais elevado mais adiante.
Isso acontece porque, inevitavelmente, terá retrabalho por causa das mudanças de rumo de última hora.
Segundo o Guia PMBOK® (http://www.robsoncamargo.com.br/blog/guia-pmbok-6-edicao-o-que-muda) quanto mais tarde um stakeholder se envolver em um projeto para dar algum “pitaco”, maior o retrabalho e impacto de custos ao longo do projeto.
Até mesmo em materiais de gerenciamento de projeto pdf essa problemática é exposta, quando não se faz o planejamento necessário.
Veja o gráfico abaixo:
Fonte: PMBOK, 5a .edição, PMI – Project Management Institute
Para ter um resultado mais eficaz, rápido e assertivo experimente usar a Inteligência Coletiva no seu próximo projeto. Vai ver como é muito mais produtivo do que elaborar sozinho!!!
Você quer saber mais sobre curso de gerenciamento de projetos e PM VISUAL? Então acesse: www.robsoncamargo.com.br ou www.pmvisual.com.br
A RC Robson Camargo – Projetos e Negócios é um Centro de Capacitação com um dos portfólios de treinamentos e consultorias mais completos do Brasil, na área de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Negócios e possui o selo de REP – REGISTERED EDUCATION PROVIDER, ou seja, um centro de treinamento auditado, um dos poucos no Brasil.
Sobre o autor:
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP® – Project Management Professional emitida pelo PMI®, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
Gostou do meu artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos e ajude essa informação a chegar até mais pessoas!
* Esse texto é reedição do artigo publicado originalmente na revista Mundo PM deste mês e no meu canal Linkedin Pulse.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário