Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

7 GRANDES CAUSAS DE FRACASSO EM PROJETOS

7 GRANDES CAUSAS DE FRACASSO EM PROJETOS

7 GRANDES CAUSAS DE FRACASSO EM PROJETOS

 

A gestão de projetos envolve diversos desafios e, por vezes, podem ocorrer erros que impactam negativamente o sucesso dos projetos. Aqui estão cinco dos maiores erros na gestão de projetos:

  1. Escopo Mal Definido ou Alterações Constantes: Um erro comum é não definir claramente o escopo do projeto desde o início ou permitir mudanças frequentes no escopo ao longo do projeto. Isso pode levar a custos excessivos, atrasos e falta de direção.
  2. Falta de Comunicação: A comunicação inadequada entre os membros da equipe, stakeholders e partes interessadas pode levar a mal-entendidos, expectativas não atendidas e falta de alinhamento. Uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso do projeto.
  3. Má Gestão de Riscos: Ignorar ou não identificar adequadamente os riscos envolvidos no projeto pode levar a surpresas desagradáveis e problemas não previstos. A má gestão de riscos pode resultar em atrasos, orçamentos estourados e falhas.
  4. Falta de Liderança do líder do projeto: Uma equipe desmotivada, falta de liderança eficaz ou conflitos não resolvidos podem afetar adversamente o andamento e a qualidade do projeto. O gerenciamento de equipe é essencial para manter todos alinhados e motivados.
  5. Má Gestão de Stakeholders: Não envolver ou comunicar adequadamente com os stakeholders pode resultar em resistência, falta de apoio e dificuldades na implementação do projeto. Os interesses e necessidades dos stakeholders devem ser considerados e gerenciados de forma proativa.
  6. Falha no gereciamento de mudanças: Todo projeto no modelo cascata terá mudanças no escopo duante a execução, salvo raras exceções. Então é necessário ter um formulário de PEDIDO DE MUDANÇAS, pedir para o solicitante preencher (ou preencer para ele, como uma genilteza em alguns casos), avaliar os impactos que a mudança vai trazer para o projeto e obter a aprovação de quem paga a conta, normalmente o Sponsor do projeto. Após a aprovação, atualizar as baselines afetadas e comunicar à todos os stekholders sobre a mudança.
  7. Falta de apoio do SPonsor: um executivo com alta posição na empresa ajuda muito o gerente de projetos, pois muitas decisões a serem tomadas estão acima da alçada do gerente de projetos. Portnato, tenha um sponsor bem alinhado ao seu projeto. Vai ajudar muuuuito.

É importante aprender com esses erros para aprimorar a gestão de projetos no futuro. Ter processos sólidos, comunicação transparente e uma abordagem estratégica para lidar com desafios pode ajudar a evitar esses erros e melhorar as chances de sucesso em projetos futuros.

Espero que essas dicas possam te ajudar!

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSMI-I, DISCIPLINES AGILE, MESTRE EM GESTÃO DA COMPETITIVIDADE PELA FGV, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP® – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor dos livros Gestão ÁGil de Projetos e  PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!