Veja outros Posts

Eu vou te ajudar a conquistar PDUs focando nos seus próprios talentos

Eu vou te ajudar a conquistar PDUs focando nos seus próprios talentos

Por outro lado, vendo a parte boa da coisa, percebemos que por termos que juntar PDUs estamos sempre estudando e nos atualizando. Isso nos faz buscar aperfeiçoamento constantemente das nossas competências. A recompensa é que conseguimos manter nossa empregabilidade em alta, por estarmos sempre antenados com tudo o que está rolando na área de projetos, lendo, estudando, participando de congressos, happy hours do PMI, ouvindo podcasts, seguindo os canais de Youtube ou qualquer outra forma de estar em contato com as principais referências do país que falam sobe o tema.

E o pessoal sempre me pergunta: como obter as PDUs? Qual a forma mais fácil ?

 

A forma mais fácil é por meio de treinamentos ou participação em palestras, congressos e workshops, mas não é o suficiente. O profissional de gerenciamento de projetos que quer manter sua empregabilidade em alta precisa se atualizar constantemente. Não tem outro jeito...

E o trabalho não para com a obtenção das Certificações do PMI! Elas têm um período de revalidação a cada 3 anos, exceto para a CAPM que tem duração de 4 anos, e não é renovável.

CCR

O Programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR), que tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento do profissional que conquistou uma credencial do PMI, foi adaptado em dezembro de 2015, para levar o gerente de projetos à desenvolver novas habilidades desejadas pelos empregadores.

As principais mudanças feitas pelo PMI com relação a manutenção das certificações por meio do Programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR) foca no que as empresas buscam encontrar no profissional gestor de projetos, ou seja, mais competências em liderança e inteligência de negócios para apoiar os objetivos estratégicos de longo prazo que contribuem para o alcance de resultados expressivos. Os perfis de competências estão representados no novo Triângulo de Talentos do PMI com as três áreas de competências que os empregadores buscam: competências técnicas, pessoais e de estratégia e negócios.

Portanto, para tornar-se relevante, competitivo e com a empregabilidade em alta é necessário que o profissional de projetos se mantenha em constante desenvolvimento de suas habilidades nessas três categorias.

Existem várias formas para obter Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDUs) e manter a certificação. Para o profissional certificado PMP (que á certificação mais conhecida e desejada pelo mercado) são necessárias 60 PDUs a cada ciclo de 3 anos, sendo pelo menos 35 PDUs na Categoria EDUCAÇÃO e 25 na Categoria Desenvolvimento da Profissão.

Já na Categoria de Educação, o profissional terá que obter suas PDUs nas 3 áreas, consideradas o Triângulo dos Talentos do PMI, que são:

1.     Conhecimento Técnico em Gerenciamento de Projetos

2.     Liderança, ou seja, aspectos comportamentais

3.     Negócios e Estratégia.

Como obter as PDUs?

Elas podem ser obtidas por meio de atividades realizadas em duas categorias:

1.     Em Education [educação] – por meio de cursos, palestras, seminários presenciais ou on line, e similares

2.     Em Giving back [desenvolvimento da profissão] - atuar como gerente de projetos profissionais ou voluntários, dar palestras e escrever artigos.

RC Bussiness Learning Center oferece diversos treinamentos e módulos nas 3 áreas de competência, conforme o Triângulo dos Talentos, na categoria Education, que contribuem para que os profissionais da área de projetos conquistem PDUs e mantenham sua certificação.

Além dos diversos treinamentos da RC, uma opção bem bacana são as palestras com 2 horas de duração que valem 2 PDUs, que acontecem quinzenalmente:  

“Vinho com projetos”  - nas noites de quinta-feira, das 19h às 21h, a cada 15 dias. Nesses encontros, além de se atualizar com o conhecimento das palestras dentro das áreas do Triângulo dos Talentos, com os mais renomados profissionais do Brasil, o participante poderá:

  • - Ganhar PDUs
  • - Fazer networking
  • - Melhorar a sua empregabilidade
  • - E claro, degustar bons vinhos!!!

Acompanhe a programação em nossa agenda para saber mais detalhes como obter as PDUs e as mudanças no Programa CCR por completo acesse o e-book Guia das Mudanças de PDUs que elaborei com todas as informações, no nosso site!

E, se tiverem dúvidas, coloquem nos comentários que terei imenso prazer em esclarecer, está bem?!

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Está à frente da RC Business Solution Center, um Centro de Capacitação com um dos portfólios de treinamentos e consultorias mais completos do Brasil, na área de Gestão de Projetos e de Portfólio.

Gostou do meu artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos e ajude essa informação a chegar até mais pessoas!

Para ver mais vídeos inscreva-se no Canal RC, no YouTube!

* Esse texto é reedição do artigo publicado no meu canal Linkedin Pulse.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!