Veja outros Posts

O que é ser ágil, afinal?

O que é ser ágil, afinal?

 

Quem trabalha com Gerenciamento de Projetos já ouviu falar em Métodos Ágeis. Todos querem usar a metodologia. Alguns dizem que usam, mas não sabem se estão utilizando corretamente e, portanto, não tem ideia o que é, de fato, trabalhar com Métodos Ágeis. Por essa razão resolvi escrever esse artigo e espero esclarecer um pouco sobre o que trata essa “novidade” que, na verdade, não é tão novidade assim...

Em teoria, quando falamos sobre Métodos Ágeis estamos nos referindo às melhores práticas que facilitam o desenvolvimento de projetos, independentemente do porte e do seu nível de complexidade. Os Métodos Ágeis é um modo de trabalho utilizado para alcançar resultados expressivos no final dos projetos, por possibilitar entregas parciais de acordo com a necessidade do cliente, ao invés de entregar tudo junto, de uma única vez, somente no final do projeto. Nesse modo de trabalho os profissionais envolvidos atuam juntos, próximos, durante a maior parte do tempo ou, se possível, durante todo o projeto, de maneira auto gerenciáveis, o que gera comprometimento.

 O profissional que domina os Métodos Ágeis, e sabe o que eles podem fazer pela empresa, se destaca e consegue melhores oportunidades no mercado.

 Para falar sobre esse tema, Robson Camargo recebeu, na sede da RC Business Solution Center, Vitor Massari, palestrante, empreendedor, coach agile and Enterprise Transformation,  autor de vários livros.      Vitor  é uma das maiores referências em Método Ágeis, no Brasil e vai contar o que é trabalhar com Métodos Ágeis em uma entrevista exclusiva.

Acompanhe a entrevista no vídeo abaixo:

1. RC: Vitor, hoje em dia todo mundo hoje quer ser ágil, mas o que é ser ágil, afinal?

Vitor Massari: Ser ágil é pegar aquele projeto imenso desenvolvido em um ano, um ano e meio de trabalho e quebrar em pequenos minis projetos, pequenas entregas de até 30 dias, aproximadamente.

2. RC – Quais são os 3 principais aspectos que você precisa saber para trabalhar com métodos ágeis?

  • Filosofias Lean – trabalhar com processos enxutos de gestão. Nada de métodos pesados!
  • Melhoria continua – identificar ações de melhorias continuas para o próximo ciclo.
  • Engajamento – pessoas estarem dispostas a revisarem seus métodos de trabalho e cultura - não caia nas velhas ciladas do mundo da gestão. É preciso fazer uma mudança cultural.

 3. RC: Métodos ágeis e SCRUM são sinônimos?

Vitor Massari: SCRUM é uma das ferramentas que você pode utilizar para aplicar os métodos ágeis. É uma das mais conhecidas e famosas porque é a mais simples de assimilar, mas existem muitas outras. 

4. RC:. Qual a diferença entre ACP e EXIN e como o mercado vê isso?

Vitor Massari: Hoje o mercado está pedindo as certificações ACP e EXIN. PMI ACP é uma certificação que aborda um conjunto de ferramentas e técnicas ágeis - dá uma visão geral de métodos ágeis sem focar em um framework específico. O EXIN foca no framework ágil SCRUM. Você precisa conhecer os papéis, as regras, os artefatos e as cerimônias. Ou seja, é uma certificação que foca no conhecimento do framework, além dos conceitos e formação em Métodos Ágeis.

Métodos ágeis aplicado à TI

Você sabe porque Métodos Ágeis são mais utilizado em TI e não tanto em Projetos de Engenharia? Simplesmente porque em TI é mais fácil quebrar as entregas e disponibilizar as funcionalidades em partes para o cliente final. Já em projetos de engenharia é um pouco mais difícil, mas não impossível. Eu posso disponibilizar uma parte de uma estrada e depois construir outras enquanto os usuários já começam a utilizar a parte liberada.

Destaque: Anote na agenda!

A RC está abrindo uma nova turma para o Curso Métodos Ágeis - SCRUM (Preparatório e Formação) com início em 5/12. O objetivo do curso é preparar os profissionais a utilizar o conceito da entrega de valor 'cedo e frequentemente' para o cliente, com entregas parciais, até completar o todo do projeto por meio da apresentação de técnicas práticas que podem ser implementadas imediatamente em seu local de trabalho. Exercícios hands-on para demonstrar conceitos-chave e experimentar os benefícios do SCRUM.

O curso é destinado aos Profissionais que atuam com projetos e à todos os interessados em conhecer os benefícios dos Métodos Ágeis e do SCRUM.

Acesse www.robsoncamargo.com.br para mais detalhes e inscrições.

Para ver acessar mais vídeos inscreva-se no Canal RC, no YouTube!

Crédito da imagem em destaque: WIKIA_Bruce Wayne (Batman)

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Está à frente da RC Business Solution Center, um Centro de Capacitação com um dos portfólios de treinamentos e consultorias mais completos do Brasil, na área de Gestão de Projetos e de Portfólio.

Gostou do meu artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos e ajude essa informação a chegar até mais pessoas!

* Esse texto é reedição do artigo publicado no meu canal Linkedin Pulse.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!