Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

O que é o PMI® e quais as suas certificações?

O que é o PMI® e quais as suas certificações?

O que é o PMI® e quais as suas certificações

  • 2/2/2018
  • Robson Camargo

 

o que é o PMI

Quando os profissionais de gerenciamento de projetos começam a entrar neste universo das certificações vão se deparar inevitavelmente com uma sigla: PMI®.

Muitas vezes eu falei aqui sobre a importância das certificações para o gerente de projetos, tanto para que ele cresça dentro da  organização onde está ou se estiver procurando uma recolocação no mercado de trabalho.

Mas o que é  PMI®? Ou mais, muitos vão querer saber o que é PMI® Project Management Institute? Nesta última pergunta já está parte da resposta.

PMI é a sigla de Project Management Institute, que é a instituição mais renomada na área de gerenciamento de projetos no mundo inteiro.

Seguem agora algumas perguntas que podem esclarecer a função do PMI para os gerentes de projetos.

O que é PMI®?

Agora que você sabe que PMI®  é Project Management Institute, saiba também que essa instituição especializada em gerenciamento de projetos fica nos Estados Unidos, na Pensilvania e foi inaugurada em 1969.

Entre suas principais iniciativas na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos são as certificações profissionais em gerência de projetos. São oito no total, que atestam conhecimento e competências para gerentes de projeto.

São elas:

Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)®

Certificação CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®

Certificação PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI®

Certificação PMI-PBASM - Profissional em Análise de Negócios do PMI®

Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®

Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®

Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®

Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Entre elas, as mais reconhecidas são  Project Management Professional® (PMP) e Certified Associate in Project Management® (CAPM).

Essas certificações podem alçar o passe do gerente de projetos a patamares bem superiores, com mais credibilidade no mercado e ganhos mais altos.

Outra iniciativa importante do PMI® é a publicação de 12 padrões globais de gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

O que é PMI e PMBOK?

Muitas vezes essas duas siglas caminham juntas. Então é muito comum perguntas como: “O que é PMI PMBOK PMP PMO?”. Vixi, muitos se confundem com as siglas.

Isso ocorre porque Project Management Institute® também é  responsável pelo guia de melhores práticas do gerenciamento de projetos, que é denonimado Guia PMBOK®  (Project Management Body of Knowledge).

É a partir deste guia que os candidatos à certificação PMP®(Project Management Professional) estudam para a realização de um exame, que vai conferir aos gerentes de projetos um up grade em seus conhecimentos e na valorização do seu passe no mercado.

O que é certificação PMI®?

Na verdade, é muito comum as pessoas que não têm tanta familiaridade com o instituto falar em certificação PMI® .

Mas este não é uma maneira correta de falar, porque o PMI não é um certificado, mas sim o instituto que confere os certificados aos profissionais da área.

Saiba que a RC PROJETOS & NEGÓCIOS têm cursos preparatórios para obtenção da Certificação PMP® com uma das maiores taxas de aprovação no Brasil: mais de 95% na primeira tentativa, e com uma forma de garantia, que significa que caso um dos alunos faça a prova e seja reprovado ele pode refazer o curso inteiro gratuitamente, e com total apoio personalizado para entender o que houve, onde está o problema, e sendo acompanhado até virar PMP.

A partir da certificação, os gerentes de projetos vão aprender a trabalhar dentro de uma cadeia de valor, com um processo de desenvolvimento totalmente diferenciado, a partir do conhecimento orientado pelo Guia PMBOK®. Mas não de uma forma bitolada. É imprescindível conhecer outros modelos, tais como, Canvas, PM VISUAL, Métodos Ágeis, Prince 2 e aí então decidir o que é melhor para o projeto e para a empresa executora.

 

O que é PMI® e PMO?

Essas duas siglas também são associadas em muitas dúvidas.

Mas o PMO não é nenhum produto do PMI. PMO é a sigla de Project Management Office, ou seja, é o escritório de projetos de uma empresa.

Mas apesar do PMO ser o Escritório de Projetos, essa sigla é utilizada também pelo profissional que trabalha no escritório de projetos, o que seria então o Project Management Officer, com um “r” no final.

É uma estrutura organizacional dentro da empresa que dá suporte, que cria a metodologia e é o guardião deste conhecimento referente à Gestão de Projetos na organização.

Nem todas as empresas precisam de um PMO. Antes de implantar essa estrutura, é preciso definir a necessidade, se há projetos suficientes que justifiquem a implantação deste suporte e também qual será o perfil dos profissionais que farão parte da equipe.

O que é metodologia PMI®?           

Esse é outro erro de fala. Não existe a metodologia PMI®. O que existe são melhores práticas de gerenciamento de projetos publicadas no Guia PMBOK®, que formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos. Mas o Guia PMBOK® não é uma metodologia. Aliás, podemos afirmar que mais de 90% das metodologias e livro sobre gerenciamento de projetos se baseiam neste guia.

É um conhecimento já reconhecido como aplicáveis na maioria dos projetos, e dividido em 10 áreas e processos, relacionados ao ciclo de vida de um projeto.

Além do Guia PMBOK® , o PMI® mantém um Código de Ética e Conduta Profissional , que foi  criado para proporcionar confiança aos gerentes de projeto e dar consciência a eles para se tornarem melhores profissionais e que façam diferença no mercado, para suas organizações e suas equipes.

O que é gestão de projetos PMI®?

Muitas vezes a pergunta vem até nesta forma: “O que é PMI®  em gestão de projetos?” e até “O que é PMI em projetos?”

Para o PMI®, a gestão de projetos é um conjunto de atividades realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço e até mesmo resultados únicos.

 O PMI® reforça que o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma eficaz. Um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular.

Muitas vezes, vai reunir profissionais de formações diferentes, de diferentes organizações e até lugares.

No vídeo abaixo, veja quais são as três competência do triângulo de talentos do PMI®.

 

Ainda tem dúvidas? Envie para o meu site: robsoncamargo.com.br

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter