Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Mini Guia - Certificação PMP 2019: tudo o que você precisa saber

Mini Guia - Certificação PMP 2019: tudo o que você precisa saber

Mini Guia - Certificação PMP 2019: tudo o que você precisa saber

  • 18/4/2019
  • Robson Camargo

 

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é a certificação para gerentes de projeto reconhecida como a mais importante para a indústria. A certificação PMP® 2019 atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Quem atua nessa área provavelmente já ouviu falar desse atestado, que é como um comprovante de que determinado profissional está em nível de excelência tanto na formação teórica quanto na prática.

O que é PMP certificação?

PMP® significa Project Management Professional (Profissional de Gerência de Projetos), essa certificação é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI®), com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área.

A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente no que tange ao Gerenciamento de Projetos.

No ano de 1999, o PMI® foi pioneiro no reconhecimento de seu programa de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

Conquistar uma certificação PMP®  significa contar com a instrução suficiente para tocar grandes e complexos projetos de acordo com as recomendações do PMI, que estão consolidadas no PMBOK® (Project Management Body of Knowledge).

Esse documento proporciona a seus proprietários conhecer profundamente as operações que englobam cada uma das fases da gestão de projetos:

  • planejamento
  • execução
  • monitoramento
  • controle
  • encerramento
  • escopo
  • gestão do tempo
  • administração dos custos
  • análise de qualidade
  • coordenação de pessoas
  • observação e aniquilação de riscos etc

O PMI engloba mais de 700 mil associados, entre profissionais certificados e ainda não certificados, que trocam experiências, informações e conhecimento. Por meio desse diálogo constante, as aptidões são gradualmente amadurecidas.

https://materiais.robsoncamargo.com.br/ebook-25-dicas-exame-pmp

Como obter certificação PMP?

A certificação PMP é uma excelente ponte para o sucesso. Com ela, fica mais fácil se destacar em uma entrevista de emprego. Ela vai ajudar a desenvolver o seu know-how em liderança e em inteligência emocional.

Para conseguir esse documento, você terá de passar em uma prova de certificação PMP. Mas, para se candidatar, é crucial atender às exigências do PMI.

São impostas condições tanto de formação educacional quanto de experiência. Profissionais com nível superior têm algumas regalias durante os procedimentos, como uma necessidade menor de atividades práticas.

A certificação PMP® atesta sua competência em liderar e dirigir equipes de projetos. Se você é um gerente de projeto experiente que está procurando consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos, a certificação PMP® é a escolha certa para você.

Seja um PMP®

Ser um PMP® aos olhos do mercado significa que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Além disso, a grande maioria das oportunidades de trabalho na vaga de Gerente de Projetos pede certificação PMP®, porque isso representa uma confiança muito grande nas competências de êxito do profissional.

O certificado PMP® tem, inclusive, mais peso que um MBA Gestão de Projetos, realizado em qualquer uma das melhores escolas de negócios do mundo? Com isso, dá para se ter uma ideia da importância de ter esse certificado.

Além disso, ao obter essa certificação, o Gerente de Projetos abre o seu leque para atuar em diversas áreas de diferentes setores, tais como, Petróleo e Gás, Tecnologia da Informação, Marketing, entre outros, e também da sua atuação como instrutor ou palestrante sobre temas ligados a gestão de projetos.

Requisitos da certificação PMP

Confira agora os requisitos da certificação PMP. Para se candidatar à certificação PMP você precisa ter:

  1. Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  2. Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
  3. Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
  4. 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

OU

  1. Diploma de Ensino Médio (Ensino Médio ou equivalente)
  2. Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  3. Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  4. 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Para concorrer a esse selo, não é preciso ter sido um gerente de projetos com um cargo formal. O que o PMI exige é que você já tenha atuado em ações de liderança. Logo, você deve realizar atividades nas cinco etapas de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

Contudo, não é necessário atender a esses requisitos em cada uma das áreas. Basta ter alguma experiência em todas elas.

Outro detalhe: não é obrigatório cumprir os cinco estágios em um único projeto. Você pode procurar no seu currículo e em seus arquivos pessoais tarefas do passado que caibam nessas cláusulas.

Todas as informações sobre o processo de certificação constam em um documento chamado 'PMP® Certification Handbook', que pode ser baixado do site do PMI® (http://www.pmi.org).

Como tirar a certificação PMP®?

Mas, como tirar o certificado PMP? Pois bem, há duas etapas que compõem o processo de candidatura ao selo: o cadastro em si e a prova.

Durante a inscrição, o pleiteante assume o compromisso de que as informações repassadas são verdadeiras. Quando você decide concorrer à emissão do certificado, também está aderindo a todas as regras do PMI.

Ou seja, mais do que aprender sobre elas, você faz um pacto de que adotará as 'melhores práticas' da entidade ao longo de toda a sua jornada profissional.

A prova para certificação PMP® será a última das fases para se tornar um profissional gabaritado pelo famoso Instituto. Essa avaliação é realizada via computador nos centros certificadores do PMI.

A inscrição

Na hora de preencher seu formulário, você repassará ao PMI dados pessoais, informações sobre a sua formação na área educacional, além de pormenores sobre suas atividades práticas em gestão de projetos.

Esse cadastro pode ser encontrado no site do PMI. Para esclarecer dúvidas, você pode, ainda, consultar o PMP Certification Handbook. Observe como será a sequência até que sua candidatura esteja realmente válida:

  • a ficha cadastral é remetida, via on-line, para o PMI®;
  • o PMI® autoriza seu cadastro por e-mail. Em média, leva-se uma semana para que haja uma resposta;
  • você é liberado para fazer o pagamento da inscrição;
  • você faz o pagamento dessa candidatura;

- O PMI lhe envia, também por e-mail, um código de elegibilidade. Essa senha vai permitir que você marque uma data para fazer a avaliação em alguns dos centros credenciados da Prometric, empresa que controla a realização das provas em mais de 180 países;

- Você marca o dia e o horário do teste, que pode ser realizado entre segunda e sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Use o seu código para efetuar esse agendamento;

- O processo de cadastro será encerrado no momento em que você receber, também por e-mail, uma ratificação do Centro Prometric.

Fique atento ao seguinte ponto: aproximadamente 10% dos concorrentes terão de passar por uma auditoria. Se isso acontecer com você, será preciso enviar toda a documentação que comprove a autenticidade das informações transmitidas.

Por essa razão, no caso de você ser escolhido pela malha fina do PMI®, terá que remeter diplomas, certificados de cursos, declarações de profissionais apontados por você como fontes de referência da sua atuação etc.

Somente após o recebimento do seu código de elegibilidade — aquele que lhe permite agendar o dia da prova — é que você terá a certeza de que não passará por processos de verificação de dados.

A prova

Sua prova será marcada em um dos centros de testes credenciado pelo PMI® para elaborar as avaliações em todos os países participantes. O teste é formado por 200 perguntas de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas diferentes.

Desse total, 25 questionamentos não vão contar no resultado, pois são de caráter experimental. Não dá para saber, porém, quais perguntas valerão e quais não. Por esse motivo, você tem que tentar responder a todas elas de forma satisfatória.

Para ser aprovado, você terá que fazer, pelo menos, 106 pontos dos 175 possíveis. O candidato deve ser bem-sucedido em 61% da prova. Especialistas recomendam ter como meta um mínimo de 65%, a fim de trabalhar com mais segurança.

Afinal de contas, você ficará às cegas sobre as 25 questões que, na realidade, não contarão em sua nota final.

O tempo para terminar o teste é de quatro horas. O exame normalmente é realizado em inglês. Se você preferir, porém, na hora de fazer o seu cadastro, será possível optar por um segundo idioma, entre os quais o português.

Se você for reprovado, poderá usar o mesmo código de elegibilidade para realizar a prova até três vezes. Nesse caso, serão cobradas taxas de reavaliações. Outra informação importante: o certificado PMP® é exclusivamente para pessoas físicas, e não jurídicas. As perguntas são distribuídas assim:

  • iniciação ao gerenciamento de projetos: 11%;
  • planejamento: 23%;
  • execução: 27%;
  • monitoramento e controle: 21%;
  • encerramento: 9%;
  • responsabilidade profissional: 9%.

Como se preparar para a prova

Depois de comprovar ter as aptidões técnicas, ler o manual do candidato e fazer sua inscrição no site do PMI®, você precisará conhecer o conteúdo do Guia PMBOK® e a melhor forma é fazer um Curso PMP.

Curso Preparatório

No curso preparatório, além dos conceitos, você terá simulados, dicas para o exame e, principalmente, irá conviver um tempo na atmosfera de uma preparação junto com outros profissionais que estão na mesma toada, compartilhando dúvidas, conhecimentos, experiências, além de discutir centenas de perguntas de simulado.

Essa parte de discussões em grupo é muito rica. Vale a pena ter um grupo de estudos.

O Guia PMBOK® (Project Management Body Of Knowledge), que atualmente está na 6ª edição, é uma publicação do PMI®, que aborda as melhores práticas do gerenciamento de projetos. Esse guia sofre atualizações a cada 4 anos, a última foi em setembro de 2017.

O Guia PMBOK® traz todo um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas atualizadas do setor e aceitas internacionalmente.

Uma boa maneira de se preparar para o exame é realizar um curso preparatório certificação PMP®, de forma presencial ou de forma virtual, nesse caso, onde o candidato estiver.

Quem está se candidatando a obter a certificação do PMI® e está em um curso preparatório, tem muitas vantagens sobre quem está realizando o processo de forma autodidata.

Além das discussões sobre o conteúdo do Guia PMBOK®, que traz todo conhecimento mais atualizado pelos mais gabaritados Gerentes de Projeto, o candidato pode, inclusive, realizar vários simulados para certificação PMP®, o que possibilita que o profissional tenha mais segurança a respeito do seu nível de conhecimento.

Quem está realizando um curso preparatório vai estudar profundamente todos os módulos do Guia PMBOK® e assim conquistar uma visão muito mais ampla do quem está estudando sozinho.

Aqui na RC, o curso certificação PMP® é realizado em 56 horas, duas vezes por semana, segundas e quartas, ou terças e quintas, ou aos sábados. Depende da forma que o candidato escolher: presencial ou online, com aulas ao vivo. Resumindo, serão 12 noites ou 6 sábados.

O candidato será preparado para ter sucesso em todas as etapas do exame, que é realizado em português ou inglês; o candidato escolhe. Se for escolhido o português, a prova sempre aparecerá também em inglês.

Ainda assim, ter um bom inglês é um facilitador, pois em caso de dúvida eventual de tradução, é bom recorrer ao enunciado em inglês.

E o que acontece depois da certificação PMP?

Depois de obter a certificação PMP, você vai ter que se submeter às atualizações para não perder esse selo qualificador. E para isso é essencial atender às premissas do Programa Contínuo de Requisitos de Certificação do PMI.

Essa requalificação é baseada nos chamados PDUs (Professional Development Units ou Unidades de Desenvolvimento Profissional, em tradução livre). Na prática, trata-se de uma unidade de medida para avaliar a sua capacidade de se manter constantemente atualizado.

Um PDU corresponde a uma hora de aprendizado programado em gerenciamento de projetos ou de atividades práticas (também de 60 minutos) na área. Para preservar seu certificado, a cada três anos, você deve acumular 60 PDUs.

Desta forma você se manterá ativo e em permanente busca por aperfeiçoamento. 

A certificação PMP, portanto, consiste em uma excelente oportunidade para acrescentar habilidades ao seu potencial de maneira rápida, com treinamento de qualidade.

Gostou das informações sobre a certificação PMP 2019? Ainda tem dúvidas? Manda aqui nos comentários pra gente!

 E agora veja um vídeo para esclarecer mais sobre o assunto:

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!