Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Certificação PMP®: tudo o que você precisa saber

Certificação PMP®: tudo o que você precisa saber

Certificação PMP®: tudo o que você precisa saber

  • 16/3/2018
  • Robson Camargo

 

Se você é Gerente de Projetos e quer ampliar muito a sua empregabilidade, aceleração do crescimento profissional e credibilidade  no mercado, a Certificação PMP® é o principal instrumento para atingir esse objetivo.

O certificado PMP® (Project Management Professional) é conferido pelo PMI (Project Management Institute), localizado na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Veja aqui tudo o que você precisa saber para  obter esse cartão de visitas premium em qualquer ambiente corporativo.

O que é uma  Certificação PMP®?

A Certificação PMP® é uma das certificações mais reconhecidas no mundo na área de gerenciamento de projetos, com reconhecimento em mais de 150 países.

É conferida pelo PMI®, que é tamém o mais renomado instituto na área de Gerenciamento de Projetos no mundo. Ter um certificado PMP® significa que o profissional é gabaritado com amplos e profundos conhecimentos na área.

Ser um PMP® aos olhos do mercado significa que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Além disso, a grande maioria das oportunidades de trabalho na vaga de Gerente de Projetos pede certificação PMP®, porque isso representa uma confiança muito grande nas competências de êxito do profissional.

O certificado PMP® tem, inclusive, mais peso que um MBA de Gerenciamento de Projetos, realizado em qualquer uma das melhores escolas de negócios do mundo? Com isso, dá para se ter uma ideia da importância de ter esse certificado.

Além disso, ao obter essa certificação, o Gerente de Projetos abre o seu leque para atuar em diversas áreas de diferentes setores, tais como, Petróleo e GásTecnologia da Informação, Marketing, entre outros, e também da sua atuação como instrutor ou palestrante sobre temas ligados a gestão de projetos.

Quem pode fazer Certificação PMP®?

Para obter a certificação PMP®, o profissional precisa, em primeiro lugar, comprovar suas competências técnicas e educacionais, ou seja, ter conhecimentos e experiência.

É preciso ter realizado atividades de liderança em equipes de projetos e dominar ferramentas, técnicas e práticas do gerenciamento de projetos .

 Veja os principais requisitos:

Categoria I

Para quem tem ensino universitário, os requisitos são:

- Formação de Bacharel ou equivalente, com duração mínima de 4 anos

 -  Mínimo de três anos na área de gerenciamento de projetos

-  Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos

-  35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Categoria II (Ensino Médio)

Mas quem tem diploma de ensino médio, os requisitos são:

- Comprovada experiência de 5 anos na área de gerenciamento de projetos

-  7.500 horas de liderança e direção de projetos

 - 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Além dos requisitos acima, para obter a certificação PMP® o candidato deve também se comprometer a seguir um Código de Conduta Ética baseada em quatro palavras: Responsabilidade, Respeito, Justiça e Honestidade.

Como preencher para Certificação PMP®?

Para obter a Certificação PMP®, é preciso preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais, formação educacional (acadêmica e em gerência de projetos) e experiência profissional na área.

O formulário de inscrição deve ser preenchido online no site do PMI® e determina as atividades que você poderia ter atuado em cada grupo de processos. Entretanto, não é preciso que tenha exercido todas as atividades, nem que tenha participado em todas as áreas em todos os projetos.

O PMI® não exige que você tenha sido um gerente de projeto formal, mas é necessário que tenha participação em atividades de liderança em todos os grupos de processos de gerenciamento. 

Todas as informações sobre o processo de certificação constam em um documento chamado 'PMP® Certification Handbook', que pode ser baixado do site do PMI® (http://www.pmi.org). 

A segunda etapa é encontrar um centro certificador PMI® que tenha reconhecimento no mercado com alta taxa de aprovação, podendo fazer um treinamento de forma presencial ou online.

Qual valor de uma certificação PMP®?

Não dá para falar em qualificação sem pensar no custo que isso vai representar. Para quem pesquisa “Certificação PMP® preço” vai saber que para os associados do PMI® o custo é de US$ 405, enquanto para os não associados vai custar US$ 555.

Certificação PMP tudo o que você precisa

Como conseguir Certificação PMP®?

Depois que você comprovou ter as aptidões técnicas, leu o manual do candidato e realizou a sua inscrição no site do PMI, você vai precisar conhecer o conteúdo do Guia PMBOK® e a melhor forma é fazer um curso preparatório, pois além dos conceitos, você terá simulados, dicas para o exame e, principalmente, irá conviver um tempo na atmosfera de uma preparação junto com outros profissionais que estão na mesma toada, compartilhando dúvidas, conhecimentos, experiências, além de discutir centenas de perguntas de simulado. Essa parte de discussões em grupo é muuuuito rica. Vale a pena ter um grupo de estudos.

O Guia PMBOK® (Project Management Body Of Knowledge), que atualmente está no 6a edição, é uma publicação do PMI®, que aborda as melhores práticas do gerenciamento de projetos. Esse guia sofre atualizações a cada 4 anos, e acabou de lançar a última edição, agora em setembro de 2017.

O Guia PMBOK® traz todo um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas atualizadas do setor e aceitas internacionalmente.

Uma boa maneira de se preparar para o exame é realizar um curso preparatório para certificação PMP®, de forma presencial ou de forma virtual, nesse caso,  onde o candidato estiver.

Quem está se candidatando a obter a certificação do PMI® e está em um curso preparatório, tem muitas vantagens sobre quem está realizando o processo de forma autodidata.

Além das discussões sobre o conteúdo do Guia PMBOK®, que traz todo conhecimento mais atualizado para os mais gabaritados Gerentes de Projeto, o candidato pode, inclusive, realizar vários simulados para certificação PMP®, o que possibilita que o profissional tenha mais segurança a respeito do seu nível de conhecimento.

Quem está realizando um curso preparatório vai estudar profundamente todos os módulos do Guia PMBOK® e assim conquistar uma visão muito mais ampla do quem está estudando sozinho.

PMP®: certificação que abre portas

Aqui na RC, o curso certificação PMP® é realizado em realizado em 56 horas, duas vezes por semana, segundas e quartas, ou terças e quintas, ou aos sábados. Depende da forma que o candidato escolher: presencial ou online, com aulas ao vivo. Resumindo, serão 12 noites ou 6 sábados.

O candidato será preparado para ter sucesso em todas as etapas do Exame, que é realizado em português ou inglês; o candidato escolhe. Se for escolhido o português, a prova sempre aparecerá também em inglês.

Ainda assim, ter um bom inglês é um facilitador, pois em caso de dúvida eventual de tradução, é bom recorrer ao enunciado em inglês.

O exame é composto por:

- 200 questões de múltipla escolha com 4 opções de respostas.

- As 200 questões são divididas em 175 questões válidas para o exame e mais 25 de validação.

- O candidato tem 4 horas para finalizar o exame.

- O candidato deverá acertas 106 das 175 questões.

As questões têm o mesmo peso, são divididas assim:

- Iniciação (11%)

- Planejamento (27%)

- Execução (21%)

- Monitoramente e Controle (9%)

- Encerramento (9%)

- Responsabilidade profissional (9%)

Qual é a validade da Certificação PMP®?

O certificado tem validade de 3 anos, e depois para mantê-lo é necessário se creditar de PDUs. PDU significa Unidade de Desenvolvimento Profissional (Professional Development Unit). Muitas das certificações do PMI requerem que você acumule estas Unidades de Desenvolvimento Profissional para manter ativa a sua certificação. É uma forma de comprovar que o profissional continua se desenvolvendo na profissão.

Como profissional certificado PMP®, é preciso obter 60 PDUs (Unidades de Desenvolvimento Profissional) a cada três anos.

Essas PDUs tem duas categorias: Education e Giving Back. O significado de PDUs para Education são treinamentos, estudo. E PDU significado de Giving Back é contribuição com a profissão, retribuição.

Cada PDU equivale a 1 hora de aprendizado ou retribuição, como atuação profissional de Gerenciamento de Projetos, por exemplo.

A RC Robson Camargo – Projetos e Negócios pode te ajudar a conseguir a Certificação PMP®, pois é um Centro de Capacitação com um dos portfólios de treinamentos e consultorias mais completos do Brasil na área de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Negócios e possui o selo de REP® – REGISTERED EDUCATION PROVIDER, ou seja, um centro de treinamento auditado pelo PMI®, um dos poucos no Brasil.

Se você gostou do artigo, compartilhe com algum amigo, ok?!

Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Mas se tem mais dúvidas, envie as suas perguntas para nós pelo LinkedIn ou aqui no site: robsoncamargo.com.br

Teremos imenso prazer em respondê-las!

Agora veja um vídeo em que falo sobre como é feito esse curso preparatório.

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Certificação PMP: tudo o que você precisa saber

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!