PMI anunciou uma mudança significativa no exame PMP®
- 3/8/2019
- Robson Camargo
Em junho deste ano, o PMI (Professional Management Institute) anunciou uma importante mudança no conteúdo do exame de certificação PMP®. Essa alteração mobilizou diversas partes interessadas no mundo inteiro, que motivaram o Instituto a manter a versão atual da prova para quem se inscrever até 30 de junho de 2020.
Quem realizar a inscrição a partir de 1o. de julho de 2020 deverá se preparar para realizar a prova já com o novo conteúdo.
Por que a prova de certificação vai mudar?
Em um intervalo que varia entre 3 e 5 anos, o PMI realiza alterações nos seus exames de certificação a partir de pesquisas realizadas com os especialistas de organizações líderes em todo o mundo no setor de gerenciamento de projetos.
O exame de certificação avalia o conhecimento do gerente de projeto a partir das diretrizes orientadas pelo PMI, sua competência e criticidade para executar os padrões globais do setor.
Como o PMI alinha o seu próprio processo conforme as melhores práticas da área, essas pesquisas demonstram a evolução dos profissionais, os impactos das tendências emergentes e o nível de responsabilidade dos gerentes de projetos.
O conteúdo do exame atual é um reflexo da rodada de pesquisas realizadas em 2015, mas como o cenário já mudou, notou-se a necessidade da mudança do exame.
Na pesquisa realizada pela Global Practice Analysis foi detectado que diversas tendências da profissão ainda não estavam presentes no conteúdo atual da prova. Para o PMI, é imperativo que o exame PMP® reflita com precisão as práticas mais atualizadas dentro do setor.
O que vai mudar no exame de Certificação PMP®?
As tendências apontadas pela nova pesquisa motivaram o foco do exame em três novos domínios:
-
Pessoas: nesse quesito, o exame do PMP® vai considerar as habilidades e atividades do profissional na liderança das equipes;
-
Processo: aspectos técnicos do gerenciamento de projetos;
-
Ambiente de negócios: destaque para a conexão entre os negócios e estratégia organizacional.
Já com as novas abordagens, todas as perguntas foram escritas e revisadas por profissionais altamente qualificados, que são detentores de certificação PMP® e de pelo menos duas referências acadêmicas.
O novo conteúdo vai incluir as abordagens preditivas, ágeis e híbridas nos três domínios. No novo exame, as abordagens preditivas vão corresponder a 50%, enquanto as ágeis e híbridas somaram os outros 50%.
Devido a essa grande mudança, diversos profissionais manifestaram a necessidade de mais tempo para se preparar para a prova. Logo após a mudança anunciada em junho, a data para realização do exame com o conteúdo atual era apenas até 19 de dezembro.
Então a dica é que os profissionais que já estão no processo da certificação, agendem seus exames com antecedência para aproveitar essa janela até 30 de junho para realizar a prova com o conteúdo atual.
É bom lembrar também que depois da data de aprovação do exame do candidato, ele tem um ano para passar no exame. Muitas vezes, na primeira vez, não é possível, e assim, se a remarcação da prova ocorrer após 1o. de julho de 2020, os candidatos já deverão estar familiarizados com as áreas de domínio da nova prova.
Leia a notícia oficial no site do PMI.
Veja um vídeo sobre a importância da Certificação PMP®:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário