Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

PMI anunciou uma mudança significativa no exame PMP®

PMI anunciou uma mudança significativa no exame PMP®

PMI anunciou uma mudança significativa no exame PMP®

  • 3/8/2019
  • Robson Camargo

 

Em junho deste ano, o PMI (Professional Management Institute) anunciou uma importante mudança no conteúdo do exame de certificação PMP®. Essa alteração mobilizou diversas partes interessadas no mundo inteiro, que motivaram o Instituto a manter a versão atual da prova para quem se inscrever até 30 de junho de 2020.

Quem realizar a inscrição a partir de 1o. de julho de 2020 deverá se preparar para realizar a prova já com o novo conteúdo.

Por que a prova de certificação vai mudar?

Em um intervalo que varia entre 3 e 5 anos, o PMI realiza alterações nos seus exames de certificação a partir de pesquisas realizadas com os especialistas de organizações líderes em todo o mundo no setor de gerenciamento de projetos.

O exame de certificação avalia o conhecimento do gerente de projeto a partir das diretrizes orientadas pelo PMI, sua competência e criticidade para executar os padrões globais do setor.

Como o PMI alinha o seu próprio processo conforme as melhores práticas da área, essas pesquisas demonstram a evolução dos profissionais, os impactos das tendências emergentes e o nível de responsabilidade dos gerentes de projetos.

O conteúdo do exame atual é um reflexo da rodada de pesquisas realizadas em 2015, mas como o cenário já mudou, notou-se a necessidade da mudança do exame.

Na pesquisa realizada pela Global Practice Analysis foi detectado que diversas tendências da profissão ainda não estavam presentes no conteúdo atual da prova. Para o PMI, é imperativo que o exame PMP® reflita com precisão as práticas mais atualizadas dentro do setor.

O que vai mudar no exame de Certificação PMP®?

As tendências apontadas pela nova pesquisa motivaram o foco do exame em três  novos domínios:

  • Pessoas: nesse quesito, o exame do PMP® vai considerar as habilidades e atividades do profissional na liderança das equipes;

  • Processo: aspectos técnicos do gerenciamento de projetos;

  • Ambiente de negócios: destaque para a conexão entre os negócios e estratégia organizacional.

Já com as novas abordagens, todas as perguntas foram escritas e revisadas por profissionais altamente qualificados, que são detentores de certificação PMP® e de pelo menos duas referências acadêmicas.

O novo conteúdo vai incluir as abordagens preditivas, ágeis e híbridas nos três domínios. No novo exame, as abordagens preditivas vão corresponder a 50%, enquanto as ágeis e híbridas somaram os outros 50%.

Devido a essa grande mudança, diversos profissionais manifestaram a necessidade de mais tempo para se preparar para a prova. Logo após a mudança anunciada em junho, a data para realização do exame com o conteúdo atual era apenas até 19 de dezembro.

Então a dica é que os profissionais que já estão no processo da certificação, agendem seus exames com antecedência para aproveitar essa janela até 30 de junho para realizar a prova com o conteúdo atual.

É bom lembrar também que depois da data de aprovação do exame do candidato, ele tem um ano para passar no exame. Muitas vezes, na primeira vez, não é possível, e assim, se a remarcação da prova ocorrer após 1o. de julho de 2020, os candidatos já deverão estar familiarizados com as áreas de domínio da nova prova.

Leia a notícia oficial no site do PMI.

Veja um vídeo sobre a importância da Certificação PMP®:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!