O que é PMBOK e como são feitas as atualizações?
Quem entrou no universo das certificações já sabe o que é o que é o PMBOK® ou Guia PMBOK® - mais correto, mas para quem ainda está no início desta jornada, podemos responder, de forma simplificada, que esse é um guia com as melhores práticas que existem hoje mundialmente no âmbito de gerenciamento de projetos.
O livro é uma publicação do PMI® (Project Management Institute), o instituto de maior credibilidade no mundo na área de gestão de projetos, por isso, as dúvidas sobre o que é PMI e PMBOK® ou até PMO , que é Project Management Office, estão quase sempre associadas.
É a partir deste guia que os candidatos à certificação PMP® (Project Management Professional) estudam para a realização de um exame, que vai conferir aos gerentes de projetos uma Certificação que garante um up grade em seus conhecimentos e na valorização do seu passe no mercado profissional.
Umas das expectativas do mercado para esse início de 2018 é porque os candidatos à certificação já terão que realizar a provas com o conteúdo da 6a. edição do Guia PMBOK®, a partir de 26 de março de 2018, o qual foi lançado oficialmente em setembro de 2017.
O que significa PMBOK?
Mas vamos do início, porque para quem quer entrar no universo das certificações também é importante saber: PMBOK, o que significa, afinal?
Essa éa sigla PMBOK significa: Project Management Body of Knowledge, que atualmente está na sexta edição, lançada em 6 de setembro de 2017, para 11 línguas, dentre elas a versão em português - lançada em 15 de outubro.......................................
Normalmente, o Guia PMBOK® sofre atualizações a cada quatro anos para manter o seu conteúdo o mais atualizado possível, relevante e dar bases aos gerentes de projetos para realizar seu trabalho de forma bem-sucedida. A última tinha sido em 2012.
Quando você já souber o que é o Guia PMBOK® e estuda-lo em profundidade, vai perceber que tudo a respeito desta área está explicado dentro dele, ponto por ponto, vírgula por vírgula. Existem 10 principais tópicos, conhecidos como áreas de conhecimento, que são: Escopo, Prazo, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições, Stakeholders e Integração.
PMBOK®: o que é e quais as mudanças da sexta edição?
Para realizar as atualizações da nova edição do Guia PMBOK®, além de trazer as tendências de mercado, o PMI® também fez um trabalho de coletar muitos comentários desde 2012 sobre o conteúdo da quinta edição.
Foram milhares de gerentes de projetos certificados PMP que avaliaram as melhores práticas e ajudaram na configuração da atual edição.
A estrutura em si não mudou, continua sendo três capítulos introdutórios e dez sobre as áreas de Conhecimento citadas anteriormente.
Mas muitas outras coisas mudaram: em primeiro lugar, todos os capítulos foram reescritos.
O primeiro aspecto que recebeu muita atenção do PMI® a partir dos comentários coletados foi o crescimento do uso dos Métodos Ágeis no gerenciamento de projetos, que tem ganhado muito espaço em relação ao método preditivo, também conhecido como Modelo Cascata.
Além disso, o segundo ponto que ganha ênfase na nova edição é a agregação de valor da profissão de gerenciamento de projetos para as organizações.
À propósito, o Guia PMBOK® revela que o profissional de gerenciamento de projetos surgiu em meados do século 20, mas de lá para cá muita água passou embaixo desta ponte.
O que a gestão de projetos agrega de valor à empresa? Quanto um projeto pode trazer a mais de benefícios a uma empresa privada ou instituição?
Gerenciar projetos não é sair tocando na base do “Seja o que Deus quiser” – do jeito brasileiro de ser – “na hora a gente vê”. Não. É aplicar 4 coisas: veja bem o conceito exato - para melhor o que é Gerenciamento de Projetos, o PMBOK define da seguinte maneira:
- “É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados”.
Só pela definição é possível perceber que o profissional precisa de uma série de qualificações e habilidades para exercer bem o seu papel.
No terceiro capítulo, o Guia PMBOK® aborda o papel e as competências do gerente de projetos, incluindo o Triângulo dos Talentos que engloba as Habilidades Técnicas, Habilidades Estratégicas e de Negócio e Habilidades de Liderança.
PMBOK: o que é mudança nas áreas de Conhecimento?
Além disso, em cada área de Conhecimento foi criada uma seção denominada conceitos-chave, que explica seus fundamentos. Aliás, vale a pena dar uma lida, para alinhamento de conceitos que muitas vezes vemos alguns profissionais cometendo alguns equívocos que não são nada agradáveis para um profissional da área.
A nova edição passa a ter 49 processos ao invés dos 47 que constavam na quinta edição, com três novos processos incluídos e um excluído (Encerrar Aquisições).
Alguns nomes de processos também foram alterados: a área de Gerenciamento de Tempo passou a se chamar Gerenciamento de Cronograma e a área de Gerenciamento de Recursos Humanos passou a ser chamada de Gerenciamento dos Recursos.
O Guia também começou a dar ênfase a uma característica do processo, como sendo de execução contínua ou não. Os termos em inglês são “Ongoing process” e “Non-ongoing process”.
Enfim, são muitas mudanças e termos existentes no Guia PMBOK®, por isso, quem vai fazer o exame da certificação precisa estudar bastante. Na prática, sempre precisou, mas cada vez que muda a versão do Guia, parece que o exame fica um pouco mais difícil. Por isso, um treinamento formal em um centro de educação registrado no PMI (REP-Registered Education Provider) é de fundamental importância para obter a tão sonhada e exigida certificação PMP.
O que é PMBOK: certificação é fundamental
Quem está em processo de busca da certificação vai precisar conhecer todos esses conhecimentos para realizar o exame.
Para tê-los, o candidato pode ser muito bem um autodidata, porém, quando faz um curso preparatório sua vida vai ficar muito mais fácil.
Aqui na RC Robson Camargo – Projetos e Negócios temos um curso preparatório PMP® para certificação do PMI®, que aborda todos os temas que caem no exame, desde Ética e Responsabilidade Profissional e todos os capítulos do Guia PMBOK®. Somos REP e temos uma das mais altas taxas de aprovação do Brasil e da América Latina. Já ministramos diversos cursos preparatório fora do Brasil também: na Argentina, Colômbia e México. E aqui no Brasil, desde 2005, sendo cerca de 400 profissionais por ano.
Neste processo de estudo, o candidato já agrega valor porque enquanto estuda recebe conhecimentos para transformar e melhorar o seu trabalho, antes mesmo de realizar o exame da certificação.
Quer saber mais sobre o que é PMBOK®? Mande uma mensagem no meu site e podemos conversar mais: robsoncamargo.com.br. Está bem?!
Espero poder ter ajudado. Se você gostou e tem alguns colegas na área que também se interessam pelo assunto, compartilhe esse artigo com eles, ok?!
Um Grande abraço!
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário