Scrum guide: um manual para desvendar essa metodologia ágil
- 26/3/2020
- Robson Camargo
O Scrum Guide ou Guia do Scrum é o primeiro material de consulta para os profissionais de gerenciamento de projetos que querem trabalhar com a metodologia ágil Scrum.
Nesse livro de cabeceira há muito do que deve ser desvendado sobre o método.
O que é Scrum e o Scrum Guide?
Desenvolvido e mantido pelos criadores do Scrum, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Guia do Scrum é o primeiro manual de consulta sobre essa metodologia. Esse material sofre algumas atualizações de tempos em tempos para manter em dia as inovações desse método ágil. A última ocorreu em 2017.
No documento, as regras e o funcionamento do Scrum estão descritos de forma bem concisa e objetiva. Mas o que é Scrum?
Segundo o próprio Guia, a metodologia Scrum é uma ferramenta para desenvolver, entregar e manter produtos complexos. O guia Scrum também define a metodologia como leve e simples de entender para ser aplicado na resolução de problemas.
O Scrum é composto por papéis fundamentais, artefatos, regras e eventos para o desenvolvimento ágil, que agrega mais valor aos produtos e serviços com entregas mais rápidas (Sprints) e focadas na melhoria contínua, com abordagem iterativa e incremental. Com o Scrum, é possível empregar vários processos ou técnicas.
Cada componente dentro da ferramenta vai servir a um propósito específico e é fundamental para o sucesso do método.
O guia Scrum fornece aos seus leitores todos os elementos e informações fundamentais sobre o Scrum, como:
-
Os papéis: Scrum Master, Proprietário do Produto (Product Owner) e equipe de desenvolvimento (normalmente a equipe deve ser pequena, flexível e adaptativa);
-
Cerimônias: Sprint, Planejamento de Sprint, Daily Scrum stand up, Revisão da Sprint, Retrospectiva da Sprint e Refinamento do blocklog do produto (lista de pendências);
-
Os artefatos: Backlog do produto, backlog da sprint e incremento (melhoria contínua).
O Scrum preza por três pilares em sua teoria:
-
Transparência: para que os envolvidos tendo total clareza dos requisitos do projeto e o mesmo entendimento sobre suas funções;
-
Inspeção: usuários devem inspecionam frequentemente os artefatos e progresso em direção ao objetivo a Sprint;
-
Adaptação: o processo ou material deve ser ajustado sempre que for comprovada pelo inspetor desvios inaceitáveis.
Com essas bases, conforme está descrito no próprio Guia, o Scrum pode ser utilizado tanto para empresas de desenvolvimento de software como para outros tipos de negócios, governos ou até escolas.
Segundo o Guia Scrum de Ken Schwaber e Jeff Sutherland, desde 1990, o método foi desenvolvido para gerenciar e desenvolver produtos, mas depois passou a ter outras funções como:
-
Identificar e pesquisar tecnologias, funcionalidades e mercados viáveis;
-
Desenvolver e liberar produtos e melhorias frequentes;
-
Sustentar a nuvem e outros ambientes operacionais para uso de produtos, além de renovar produtos.
As atualizações forneceram definições com mais clareza sobre o uso do Scrum, o refinamento do papel do Scrum Master, que é o líder servidor e guardião da metodologia; as reuniões diárias (Scrum Guide Daily) que devem ser rápidas (até 15 minutos) e são direcionadas à inspeção e adaptação do projeto; e o processo de incremento (melhoria contínua), que não deve ser opcional, é obrigatório buscar novas formas de atuar e gerar mais valor.
Guia do Scrum ajuda a praticar e entender o método?
Em teoria, o Guia ajuda sim porque traz a definição da metodologia ágil, usos e valores, descrição das funções, artefatos e eventos, regras, transparência do artefato, definição de pronto, etc. Porém, existem complementos sobre Scrum que não estão cobertos pelo Guia como:
-
As raízes do Scrum e do Agile;
-
Stories e formatos das histórias;
-
Estimativas;
-
Planning poker;
-
Critérios de aceitação;
-
Técnicas de priorização;
-
Gráficos burndown e burnup;
-
Mapeamento de fluxo de valor, Kanban e princípios Lean.
Ainda assim, quem quiser as bases do Scrum pode baixar um material do Scrum Guide em português (Scrum Guide Portuguese) no Scrumguides.org
Mas para obter mais informações e esclarecimentos para ter uma experiência melhor com a metodologia ágil, o ideal é buscar um treinamento mais completo. Na Robson Camargo Projetos e Negócios, o curso Métodos Ágeis Scrum Master, o programa reúne todas as informações básicas, com esclarecimentos de professores experst no método, além de várias informações adicionais que não constam no Scrum Guide, como:
-
Entendimento do Manifesto Ágil;
-
Conceitos de Lean e Kanban
-
Diferença entre os processos empíricos (ágeis) e preditivos (método cascata);
-
Requisitos e user stories;
-
MVP, entre outros temas.
Além de aprofundar o conhecimento na metodologia, esse curso vai preparar o candidato para uma certificação Scrum Master também.
Ter uma certificação vai garantir ao profissional mais valorização no mercado, satisfação dos clientes, espírito colaborativo para uma liderança eficaz e aprimoramento do gerenciamento tradicional de projetos.
Veja esse vídeo agora para entender quando realizar e o que fazer nas reuniões dos Métodos Ágeis:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário