Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Scrum: metodologia para todos os tipos de projetos

Scrum: metodologia para todos os tipos de projetos

Scrum: metodologia para todos os tipos de projetos

  • 31/1/2018
  • Robson Camargo

 

scrum e metodologia agil

Quem trabalha na área de tecnologia ou setores de engenharia, já ouviu falar em Scrum e Métodos Ágeis.

Mas a metodologia ágil Scrum tem envolvido cada vez mais áreas, pois permite trabalhar com gerenciamento de projetos de uma forma mais dinâmica e colaborativa.

Se você ainda não conhece, veja aqui como utilizar esse método a seu favor em todos os tipos de projetos.

Scrum: metodologia com nome de jogada do rugby?!

É isso aí. Essa metodologia ágil realmente teve seu nome inspirado em uma jogada do rugby. Para quem não conhece, é um tipo de jogada na qual 8 jogadores de cada time ficam encaixados como se fossem uma muralha.

E é justamente assim que os profissionais que estão envolvidos com a metodologia Scrum devem trabalhar: em conjunto, de forma colaborativa, dinâmica e muito bem alinhada.

Mas para entender melhor é preciso saber o que são os Métodos Agéis e como o Scrum está inserido dentro deles.

Foi em 2000 que foi desenvolvido o Manifesto Ágil, a partir de uma reunião de profissionais influentes da comunidade do Extreme Programming.

O Manifesto revela um conjunto de métodos e práticas, que inclui atitudes como colaboração, auto-organização e funcionalidades cruzadas de equipes.

Os métodos que seguem o Manifesto devem trabalhar com princípios como entrega de valores aos clientes, flexibilidade, freqüência, união, motivação, comunicação,  revisão e  simplicidade, entre outros.

No início, o Agile foi criado para o desenvolvimento de softwares, mas sua funcionalidade é tão grande que envolveu outras áreas das mais diversas, onde houvesse gerenciamento de projetos.

Entre as várias metodologias ágeis, Scrum é uma dos mais utilizadas para gerenciamento de projetos de setores diversificados, que vão além da área de TI (Tecnologia da Informação), como marketing, arquitetura, etc.

Scrum é uma metodologia criada para a gestão mais dinâmica de projetos, com entregas parciais e contínuas aos clientes. Neste método ágil, os papéis e responsabilidades também são bem definidos, e o melhor, é que os processos podem ser aprimorados a cada entrega.

Vejam que assim fica mais fácil obter resultados, com todos trabalhando juntos e de forma totalmente transparente. Até os projetos mais complexos conseguem atingir excelentes resultados.

 

 

Papéis da metodologia ágil Scrum

Mas o Scrum tem seus papéis e terminologias próprias. Por exemplo, existem três papéis muito bem definidos dentro da metodologia: Scrum Master (LINK), PO (Product Owner) e Team (equipe de desenvolvimento).

O Scrum Master é o guardião da metodologia Scrum, pode até ser um gerente de projeto, mas às vezes, divide funções com esse profissional também.

A função do Scrum Master é ser um líder servidor, que facilite a comunicação entre todos os membros da equipe e possibilite condições nas quais os resultados sejam os melhores.

O Product Owner é o dono do produto, ou cliente. É quem representa melhor os interesses dos usuários.

E o Team é a equipe de desenvolvimento.

Todos devem trabalhar em conjunto, com a maior transparência e comunicação possíveis, dentro de prazos conhecidos como sprints.

As sprints são períodos fixos combinados para gerar um entrega. São chamadas também de iterações, que têm sua duração em cerca de 3 a 4 semanas. A cada Sprint é combinado o que será entregue, ou seja, quais funcionalidades serão desenvolvidas naquele Sprint e quais ficam para as próximas. Tudo isso fica em uma lista conhecida como Product  Backlog.

the scrum board

Essas sprints são definidas para que sejam realizadas entregas parciais aos clientes. Assim, o projeto vai sendo entregue em etapas, de forma incremental [essa palavra é importante], de acordo com suas prioridades. Finalizada uma sprint, outra começa imediatamente.

Para isso existem algumas práticas e ferramentas. Entre as práticas, no Scrum existem reuniões diárias (chamada Dayly Meeting Scrum), de validações e aprimoramento.

Todas as ações e decisões são visualizadas por todos como o Scrum Board, que é um lugar onde você pode organizar um quadro visual, as tarefas que estão executadas e o progresso de cada uma.

Mas existem diversas outras ações do Scrum, utilizando diversas ferramentas, que precisam ser executadas para dar organização e o melhor resultado do projeto.

Para quem quer conhecer mais é possível baixar a metodologia scrum em pdf, por meio do conteúdo do Guia do Scrum (Scrum Guide).

Porém, mais do que conhecer o Scrum em apostila, ou simplesmente artigos como esse, o bom mesmo é realizar um curso de Scrum que vai possibilitar conhecer todos os Métodos Ágeis e o Scrum, para já utilizar no dia a dia.

Aqui na RC ROBSON CAMARGO – PROJETOS E NEGÓCIOS temos esse curso, que, além disso, prepara o participante a  fazer a prova de certificação ASF: Agile Scrum Foundation da EXIN.

E por que investir na certificação? Justamente porque o profissional certificado tem outro peso no mercado, aumenta muita a sua credibilidade dentro da empresa e a empregabilidade. Veja o vídeo abaixo e entenda melhor.

Espero que essas informações tenha te ajudado. Quer mais informações e esclarecer dúvidas? Mande uma mensagem no meu site: robsoncamargo.com.br

Grande abraço!

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!