Sprint: saiba o que são essas entregas parciais e eficientes
- 10/8/2018
- Robson Camargo
Sprint é um conceito utilizado em Scrum, uma metodologia de gerenciamento de projetos. Sprint seria cada uma das fases de um projeto, estipuladas em espaços específicos de tempo.
Pode-se dizer que Sprint (na tradução do inglês é arrancada) é o conceito principal do método Scrum, sendo, inclusive, um dos seus pontos-chave. Nos Sprints é que serão aplicados os demais eventos, discutidos os avanços do projeto, empregadas as melhores soluções para, então, se chegar ao produto final ou parte dele.
O que é Scrum?
Dentro do contexto de desenvolvimento de software e execução de projetos relacionados à TI, as metodologias ágeis se tornaram conceitos muito presentes e estratégicos, como forma de encurtar o tempo de entrega do produto final e, principalmente, aumentar a eficiência dos processos de desenvolvimento.
Hoje, o Scrum tem sido empregado no gerenciamento de projetos de todos os tipos.
O Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos baseada em ciclos de trabalho denominados Sprints. Cada um desses períodos envolve um conjunto de tarefas que devem ser desempenhadas para o cumprimento do processo.
O modelo Scrum tem sido muito adotado dentro das organizações devido, principalmente, à sua alta performance na condução das equipes de trabalho, reduzindo sensivelmente a ocorrência de inconsistências e atrasos.
O modelo Scrum pode ser adotado depois do termo de abertura do projeto, mesmo porque, embora muitos não concordem, é possível usar as boas práticas do Guia PMBOK® com a agilidade do Scrum.
O que é Sprint?
Para entender um pouco mais sobre as vantagens, estrutura e execução de um Sprint, é necessário primeiro saber o que o sprint significado representa na prática. Nesse sentido, podemos defini-lo como uma das bases para o desenvolvimento de projetos apoiados na metodologia Scrum.
Em resumo, o que é sprint? Sprint é cada uma das fases de um projeto, estipuladas em espaços determinados de tempo que podem variar de duas a quatro semanas.
Pode-se dizer que o Sprint é o conceito principal do método Scrum, sendo, inclusive, um dos seus pontos-chave. Nos Sprints é que serão aplicados os demais eventos, discutidos os avanços do projeto, empregadas as melhores soluções para, então, se chegar ao produto final ou parte dele.
Os Sprints devem conter orientações e um conjunto de requisitos básicos a serem implementados pelos desenvolvedores ou executores. Além disso, o processo deve se pautar pelo estabelecimento de metas, impondo um ritmo mais acelerado nas execuções, engajando e aumentando a produtividade dos envolvidos.
A utilização desse conceito traz diversos benefícios para as empresas, como a otimização dos processos de desenvolvimento, melhor administração de atividades, redução de gastos e maior qualidade nas entregas de serviços/produtos, entre outros.
Todos esses benefícios são altamente valorizados e buscados pelas equipes, afinal, estão intimamente ligados à competitividade da empresa. Frente a um mercado tão intransigente, exige-se soluções ao mesmo tempo efetivas e acessíveis por parte das equipes de TI.
Como realizar um Sprint?
O Sprint Scrum é composta por:
- Reunião de planejamento
- A execução de desenvolvimento
- Encontros diários
- Revisão
- Retrospectiva
Reunião de planejamento
O primeiro evento realizado no sprint é o alinhamento, no qual é decidido todo o trabalho que será desenvolvido pela equipe. Nessa reunião, é necessário responder a duas perguntas principais: “O que será feito?” e “Como será feito?”.
Uma reunião de planejamento possui um tempo máximo de oito horas para uma sprint de um mês. Caso o tempo do sprint seja menor, a duração da reunião é reduzida proporcionalmente.
O Scrum Master, mentor do projeto, deve garantir o andamento da reunião e que toda a equipe tenha entendido seu propósito e função.
Desenvolvimento
Representa o início da execução das tarefas predefinidas no planejamento, que devem seguir os prazos e metas. A equipe não deve ser interrompida para que seja possível executar todos os seus trabalhos de acordo com as regras do Scrum.
Para ajudar a acompanhar as tarefas que estão em desenvolvimento e as que serão realizadas no futuro, os colaboradores podem utilizar gráficos e tabelas que demonstram o progresso do Sprint.
Reuniões diárias
Em um breve encontro diário, a equipe de desenvolvimento deve discutir sobre as atividades executadas. A reunião deve esclarecer questões como se o que foi feito no dia anterior atendeu os objetivos da sprint, se o que será feito no dia irá ajudar a equipe a atender as metas do projeto, se há algum obstáculo no desenvolvimento, entre outras.
A reunião deve cumprir um prazo de 15 minutos e deve ser realizada todos os dias no mesmo horário. Costuma-se até fazer essa reunião com todas as pessoas de pé mesmo, para que a reunião seja rápida e objetiva.Caso surjam contratempos que possam atrapalhar o desenvolvimento, o Scrum Master deve buscar por soluções o mais rápido possível.
Revisão
Ao final do ciclo, é necessária uma revisão de tudo que foi feito. Toda a equipe deve se reunir para discutir sobre as tarefas realizadas na fase de desenvolvimento e mostrar para o Product Owner, que é supervisor do projeto e faz a ponte entre a equipe e a área de negócios.
Ele irá analisar as tarefas realizadas e definir se estão prontas ou não. É nesse encontro que todo o time de desenvolvimento discute sobre seu trabalho, quais problemas atrapalharam a execução de suas tarefas e quais providências foram tomadas. Eles ainda colaboram com as definições para as próximas questões e começam a pensar na próxima sprint. Assim, conseguem falar sobre orçamento, capacidades e sobre o mercado para a próxima versão do produto desenvolvido.
Retrospectiva
Consiste na etapa após a revisão e antes da reunião de planejamento da próxima sprint. Nessa reunião, os colaboradores refletem sobre o que ocorreu como planejado e o que saiu do controle na sprint passada para criar um planejamento de melhorias a ser aplicado na próxima.
Assim, a cada nova sprint, a equipe consegue aprimorar seus processos. Para que o sprint tenha sucesso, o Scrum Master deve sempre encorajar os membros de sua equipe para que todos estejam sempre motivados e o trabalho seja realizado da melhor forma e no prazo.
As metodologias evoluíram bastante nos últimos anos e utilizá-las pode trazer grandes vantagens para as empresas. Com elas, é possível criar produtos/serviços mais seguros e reduzir prazos de entrega de resultados.
Agora que você sabe o que é Sprint, deve ter percebido o quão benéfico é desenvolver projetos com base na metodologia Scrum. O método auxilia no ganho de produtividade e ainda facilita a mensuração da qualidade e desempenho de cada etapa, evitando que os erros persistam durante todo o projeto.
Agora fiquem com um vídeo em que dou dica de como uma empresa deve implementar os Métodos Ágeis:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
Deixe seu Comentário