Veja outros Posts

Como explodir um projeto

Como explodir um projeto

Como explodir um projeto

Eu costumo dizer que o brasileiro, de modo geral, ou porque não dizer, os latinos, não têm o hábito de planejar ou seguir qualquer processo como fazem os alemães, os japoneses e, até mesmo, os ingleses e americanos. Nesses países, pasmem, atingem a marca de 86% de sucesso em seus projetos, quanto à entrega, prazo e custo. Enquanto, no Brasil, a média é de apenas 13% - considerando apenas empresas privadas.

Já está na hora de mudar essa triste realidade

Por essa razão hoje vou falar sobre a explosão do CANVAS. O termo significa abrir todos os tópicos da área do conhecimento escopo, prazo, custo, equipe, comunicação, riscos e aquisição em apenas 6 horas, em grupo e de forma colaborativa com até 68% de chance de acerto no projeto.

A explosão do CANVAS é uma das 3 formas de planejar projetos. Você conhece as outras?

  1. A primeira é o CANVAS com 16% de assertividade
  2. Quando explode vai para 68% de chance de acerto no projeto
  3. Quando você detalha mais ainda esse número sobe para 84%

Esse método pode ser usado em conjunto com Métods Ágeis ou pelo método tradicional, mais conhecido como Modelo Cascata.

O pulo do gato é quebrar os entregáveis

PBS ou Product Breakdown Structure quer dizer a quebra dos produtos do seu projeto. Funciona assim: No CANVAS você colocou alguns entregáveis e consegue fazer uma estimativa de prazo e custos do escopo. Quando você detalha todos os elementos que compõem o escopo melhora a chance de estimar prazo e custo. Depois da explosão do escopo você explode o cronograma em 25 linhas com alto grau de assertividade. Depois você detalha o cronograma com 2, 3 ou 5 mil linhas no software mais detalhado como o MS Project.

O CANVAS para Projetos

O uso do CANVAS para gerenciamento de projetos foi preconizado por um grande profissional brasileiro da área de Gerenciamento de Projetos, José Finocchio. A ideia fundamental era permitir que um projeto fosse concebido de forma visual e colaborativa para que os principais envolvidos tivessem uma única visão sobre o projeto.

Atualmente existem centenas de modelos de CANVAS, cada um adaptado para uma necessidade. O CANVAS do Project Model Visual é um pouco diferente do CANVAS proposto por Finocchio. Com o CANVAS do PM Visual, a concepção inicial do Projeto é realizada em 2 horas, somente.

No meu artigo O que é CANVAS? E CANVAS de Projetos? E o PM Visual? Quando usar? falo sobre a utilização desta ferramenta para um planejamento de projeto eficiente. Se você ainda não leu basta clicar no link e ir direto para a página.

O CANVAS não substitui o Projeto!

Tenho aplicado o CANVAS de Projetos do PM VISUAL e a explosão do CANVAS em muitas empresas, todas as semanas, e tem dado ótimos resultados! Por isso gostaria de compartilhar com vocês alguns insights que tenho acumulado ao longo desses quase 4 anos de existência do PM VISUAL.

Muitos pensam que o fato de fazer o CANVAS substitui o Plano de Projeto detalhado. Errado. Isso não é verdade. A necessidade de um plano mais detalhado e abrangente depende do tamanho e grau de complexidade do projeto. O CANVAS é um planejamento em nível macro, além de uma excelente ferramenta para projetos grandes como o desenho macro inicial, proporcionando 16% de confiabilidade quanto ao prazo e custo estimado. Quando terminar o CANVAS faça uma pergunta: “Esse projeto merece ser mais detalhado? ”. Se a resposta for sim, sugerimos que seja feita a explosão do CANVAS nas outras lâminas do PM VISUAL (veja essas outras lâminas no meu site www.robsoncamargo.com.br).

Como trabalhar vários projetos, simultaneamente, e em equipe

 

Normalmente o CANVAS e o PM VISUAL completo podem ser feitos em equipes de 8 a 12 pessoas. Recentemente fiz uma sessão em uma empresa onde trabalhamos 8 projetos simultaneamente, em uma sala com 73 pessoas. Em outra empresa fizemos 35 projetos em 1 semana. Na Argentina, semana passada, uma única sessão reuniu 25 pessoas. Fizemos o CANVAS e a explosão do CANVAS com todas as lâminas do PM VISUAL e o sponsor do projeto não acreditava do que foi feito. O resultado foi excelente!

Ao fazer as lâminas da explosão do CANVAS do PM VISUAL, analisamos o prazo e orçamento que resultou e caso não alcance as restrições impostas pelo sponsor (que, inclusive, sugerimos participar do time que estiver fazendo o CANVAS e o PM VISUAL completo) procuramos avaliar quais são as opções para atendimento das necessidades do NEGÓCIO. Somente nessa fase é que entramos com os conceitos dos Métodos Ágeis, priorizando os Entregáveis, junto com os principais decisores do projeto.

PM Visual

O CANVAS de projeto e a explosão do CANVAS em 8 lâminas, em 8 horas e com 68% de chance de sucesso. Assim como o CANVAS isoladamente, o PM Visual teve uma rápida e grande aceitação e passou a ser muito útil no mundo de Projetos. Trata-se de 8 telas em tamanho A1, do tamanho de um Flip Chart, pré-formatadas, sendo uma para cada um dos seguintes tópicos: escopo, prazo, custo, equipe, comunicações, riscos e aquisições. O PM Visual é constituído do CANVAS seguido de um detalhamento dele em outras lâminas de mesmo tamanho - A1. Ele permite a participação ativa de todos os membros da equipe, de diversas áreas, durante as 8 horas de planejamento, de forma visual, colaborativa, rápida e simples; com eficiência e sem burocracia. Serve para planejar projetos de qualquer tamanho, grau de complexidade ou linha de negócio.

De acordo com estudos na área de neurociência, o cérebro entende muito mais facilmente o que é processado de forma visual e agrupado por blocos de conceitos. Por essa razão, durante o processo as ações são feitas com Post Its coloridos.

Venha estudar com a gente!

Quer se aprofundar no assunto, ter uma visão geral sobre projetos, aprender todas as técnicas, conceitos amplos de gestão, definir o que é projeto e suas características?

Faça o PM Visual! O workshop ensina passo a passo para elaborar um cronograma, planejar custos, como contratar pessoas, fazer a comunicação, calcular os riscos e fazer as aquisições necessárias. No meu curso você vai aprender a explosão da Metodologia que está fazendo grande sucesso no mundo dos Projetos. O curso tem por objetivo ensinar a utilização do conceito do PM VISUAL, por meio das 8 Telas que o compõe. Você aprende de uma forma prática, como elaborar o Planejamento de um Projeto, em 8 horas de trabalho.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!