Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

Conheça a importância de daily meeting nos métodos ágeis

Conheça a importância de daily meeting nos métodos ágeis

Conheça a importância de daily meeting nos métodos ágeis

  • 06/06/2019
  • Robson Camargo

 

Você é daqueles que acha que reunião é uma verdadeira perda de tempo? Então é porque não conhece ainda o Daily Meeting. Essa reunião técnica diária de, no máximo, 15 minutos, otimiza a comunicação e visa repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia.

Quando uma equipe adota o Daily Metting, passa a ter informações suficientes para melhor se organizar e colaborar. Além de ter a oportunidade de entender como o seu trabalho se relaciona com o trabalho dos demais colegas. Conheça mais sobre essa ferramenta!

O que é Daily Metting?

A famosa Daily Scrum, também conhecida por Reuniões diárias, Daily Meeting, Stand-Up Meeting, Daily Stand-Up ou até mesmo Scrum Diário é uma reunião diária, de 15 minutos, para discutir o que foi feito, qual o plano para as próximas 24 horas e o que tanto está impedindo o time de avançar.

Stand-up Meeting é uma ferramenta dos Métodos Ágeis que consiste em uma reunião técnica, geralmente no início do dia, em pé, em que cada desenvolvedor responde a três perguntas básicas. Foi elaborado como uma ferramenta de incentivo à comunicação e criatividade de equipes de desenvolvimento, difundiu-se na década de 90 nos países de tecnologia desenvolvida.

Em projetos dinâmicos, em que mudanças ocorrem constantemente e o trabalho é feito em pequenos pacotes, é essencial que haja um acompanhamento constante das atividades realizadas. A Daily Scrum se mostra essencial para o funcionamento do modelo de gestão ágil baseado no framework Scrum. Aliás, você se lembra o que é Scrum?

Existe um acrônimo em inglês que define os objetivos da Daily Scrum, GIFTS (Good Start, Improvement, Focus, Team, Status). Na tradução para o português, a palavra significa 'presentes':

Good Start – Ajudam a começar bem o dia

Improvement – Promove a melhoria contínua

Focus – Reforça o foco no que realmente importa

Team – Para reforçar o senso de equipe

Status – Para comunicar o que está acontecendo

A reunião também torna o processo de prestação de contas à gerência mais amplo e significativo.

Regras básicas da Daily Scrum

Para que a Scrum Meeting possa funcionar de forma efetiva, existem algumas regras que devem ser estabelecidas e mantidas pelo Scrum Master:

Duração máxima de 15 minutos

- Assim como os demais eventos do Scrum, essas reuniões possuem um tempo fixo.

- Reuniões longas e monótonas são ótimas formas de começar mal o dia (acaba com a energia das pessoas).

- As reuniões não podem ultrapassar 15 minutos, pois após esse tempo, as pessoas começam a se distrair e perder o foco principal, deixando a reunião pouco produtiva.

Mesmo local e horários todos os dias

- O objetivo dessa regra é fazer com que as pessoas se acostumem e passem a sentir que essas reuniões fazem parte de sua rotina diária.

- A reunião deve iniciar mesmo quando algum membro da equipe ainda não tenha chegado, ou caso alguém tenha que faltar.

Scrum Master organiza, mas o Time Scrum é quem conduz

O Scrum Master assegura que o Time de Desenvolvimento realize a reunião, mas o Time de Desenvolvimento é responsável por conduzir a Reunião Diária.

O Scrum Master reforça a regra de que somente os integrantes do Time de Desenvolvimento participem da Reunião Diária.

Todos os membros do time devem responder três perguntas

  1. O que eu fiz desde a última Daily Scrum?
  2. O que vou fazer hoje?
  3. Quais são os impedimentos que estão me atrapalhando de realizar meu trabalho?

Com as respostas para essas perguntas, a equipe organiza meios de resolver os impedimentos, contando com a ajuda do Scrum Master, que tem como uma de suas funções remover os impedimentos que surgem durante o andamento do projeto e atrapalham o Time de Desenvolvimento.

Vale ressaltar que a resolução dos problemas levantados durante a reunião não é feita durante a reunião, mas após o evento com as pessoas envolvidas.

Stand-up Meeting

Ou seja, reunião realizada com todos de pé, para manter o foco e ficar dentro do timebox de 15 minutos. Mas não é obrigatório que essa reunião aconteça de pé, é apenas uma prática comum para torná-la mais produtiva.

Habilidades adquiridas na adoção do Daily Meeting

- A equipe resolverá os conflitos de microprioridades automaticamente;

- Os desafios individuais recebem a atenção do coletivo;

- O gerente tem a oportunidade de saber o andamento das tarefas sem ter que efetivamente perguntar.

Concluindo, com o Daily Meeting é possível perceber:

  • Elevação da qualidade da comunicação;
  • Incentivo da genialidade coletiva;
  • Incentivo ao planejamento individual;
  • Afastamento do microgerenciamento.

O Daily Meeting também pode ser aplicado em uma equipe que não usa processos ágeis e, mesmo assim, o grupo é beneficiado pelas vantagens da reunião integralmente.

Gostou do assunto? Viu como uma reunião pode ser produtiva? Sua empresa já utiliza essa ferramenta? Conta aqui nos comentários!

E agora veja esse vídeo para entender mais sobre as cerimônias que acontecem nos métodos ágeis e cascata:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!