Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Canvas de projeto economiza tempo no planejamento de projetos

Canvas de projeto economiza tempo no planejamento de projetos

Canvas de projeto economiza tempo no planejamento de projetos

  • 9/5/2019
  • Robson Camargo

 

 

Você sabia que existe uma forma de elaborar o planejamento de projeto de forma que esteja compreensível para todos da equipe? Basta utilizar o Canvas de Projeto.

O Canvas é feito em um quadro dividido em blocos, que geralmente são preenchidos com post-its coloridos.

Esta espécie de painel ajuda tanto o gerente quanto o seu time a orientarem seus trabalhos nos projetos. Veja como trabalhar com o Canvas!

O que é Canvas de Projeto?

O Canvas de Projeto é uma ferramenta de planejamento, que contém as principais informações sobre um projeto, que geralmente são:

  • Justificativa
  • Objetivos
  • Pré-requisitos
  • Prazo
  • Principais entregas
  • Riscos
  • Custo
  • Stakeholders envolvidos
  • Indicadores de sucesso
  • Linha do tempo com os principais marcos do projeto

O conceito e modelo Canvas começou a se espalhar pelo meio corporativo para várias aplicações, por exemplo, para fazer coaching de carreira, da área de Recursos Humanos.

Também é importante ressaltar que o Canvas de Projeto é um entre os vários modelos de Canvas existentes, que podem possuir, inclusive, aplicações diferentes.

O Business Model Canvas, por exemplo, sistematizado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder, está muito mais associado ao planejamento estratégico e à construção de modelos de negócios.

No Brasil, quem criou o Project Model Canvas, ou o Canvas de Projetos número 1 foi José Finocchio, um grande profissional brasileiro da área de Gerenciamento de Projetos.

A ideia fundamental desse modelo de Canvasé permitir que um projeto seja concebido de forma visual e colaborativa, no qual as principais pessoas relacionadas ao projeto tenham uma única visão a respeito do projeto.

Para alguns projetos pequenos o próprio Canvas acabará se tornando o próprio Plano do Projeto.

Se analisarmos, todo o conceito de Concepção de um Projeto está baseado no conhecido “5W e 2H”: Why, What, Who, When, Where, How long e How Much.

Desta forma, as informações são agrupadas com base nesses conceitos, por cores, o que ajuda o nosso cérebro a visualizar o projeto e, consequentemente, ter um melhor entendimento do que será feito.

O Canvas de Projeto, por exemplo, pode ser utilizado quando desenvolvemos software aplicando Modelo Iterativo e Incremental, que é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo e integradas quando completas.

Com isso, ganhamos velocidade, satisfação do usuário/cliente, o tempo é reduzido, assim como o custo e esforço de desenvolvimento do sistema e entregamos mais rápido.

Mas agora vamos ver um vídeo sobre a forma correta de tirar um post-it?

 

O que é o Canvas PM Visual?

Já o Canvas de Projetos do PM Visual, que eu criei, é um pouco diferente do Canvas de Projetos do Finocchio.

O Canvas de projetos do PM VISUAL tem como base inicial colocar em uma lâmina, do tamanho A1, todas as informações que compõe um Plano de Projeto a nível macro, que de certa forma pode ser considerado o termo de abertura do projeto.

A elaboração do Canvas de Projetos do PM VISUAL é um trabalho que dura cerca de 2 horas e gera um nível de confiabilidade de 16% quanto às estimativas de prazo e custos do projeto trabalhado.

E isso, quando se tem muito trabalho a ser desenvolvido e todos com prazos curtos, significa um grande ganho!!

O Project Model Visual, ou apenas PM Visual, propõe uma maneira de planejar e gerenciar um projeto de forma rápida, colaborativa e eficaz, utilizando conceitos de neurociência e Design Thinking.

Com 8 horas de dedicação, o planejamento consiste em usar o Canvas como base, explorando seus elementos em outras sete telas essenciais, compondo assim todos os aspectos fundamentais para a elaboração de um projeto.

 

Como fazer um Canvas de Projeto?

Pois bem, no Canvas inicial do PM Visual, a lâmina original recebe uma explosão com outras sete lâminas:

  1. Escopo
  2. Prazo
  3. Custo
  4. Equipe (Recursos Humanos)
  5. Comunicação
  6. Riscos
  7. Aquisições (compras necessárias para o projeto)

Essas novas lâminas potencializam significativamente as chances de sucesso do projeto, e por consequência, do negócio. Portanto, se você quer saber quando usar o Canvas, saiba que pode utilizar essa ferramenta sempre que desejar envolver toda a equipe com um planejamento prático e simples!

Para que você entenda melhor, no model Canvas Visual de Projetos ou modelo de Canvas do PM Visual cada lâmina tem um objetivo e um modelo:

- A primeira lâmina é a explosão dos entregáveis , que se refere ao Escopo do projeto;

- A segunda lâmina de Prazo,  permite fazer um cronograma de 25 linhas, que fora do Brasil é chamada de Master Plan ou High Level Plan, ou seja, um cronograma executivo;

- A terceira lâmina é o Orçamento, você monta o fluxo de desembolso do projeto;

- A quarta é a lâmina de Recursos Humanos, da equipe, onde você monta uma matriz de responsabilidades e organograma do projeto;

- A lâmina número 5 é a parte de Comunicação, onde você monta o plano de comunicação, e combina as reuniões do projeto;

- A lâmina número 6 é a análise qualitativa dos riscos, contendo a probabilidade e o impacto de cada risco;

- A lâmina número 7 é o mapa de aquisições, onde você lista tudo que tem que comprar para o projeto.

Pra detalhar mais didaticamente cada parte do Canvas e cada lâmina, uma fonte é o livro de minha autoria “PM Visual”, que é vendido pela Editora Saraiva.

Além disso, também é possível fazer download das lâminas no meu site na aba “Materiais”. Acesse: robsoncamargo.com.br

 

São necessárias todas as lâminas do plano de projetos Canvas?

Isso vai depender basicamente do tamanho do projeto. Para projetos pequenos, apenas o Canvas dará conta do recado.  Em outros, o Canvas inicial do PM VISUAL, mais o PBS-Product Breakdow Structures (definição do escopo) e o Cronograma de 25 linhas.

Porém, para projetos maiores, que precisam de mais detalhamento, será necessário fazer, pelo menos, o PM Visual completo.

E, no caso de um projeto ainda maior, é preciso fazer uma pasta mais detalhada. E você sabe por quê?

Porque ao elaborar um projeto, se fizermos todas as lâminas, a equipe e o próprio gerente de projetos terão uma visão muito maior, mais detalhada, mais completa a respeito daquele job, trabalho ou projeto.

E lembre-se: quanto maior for o detalhamento maiores serão os índices de confiança nas estimativas de prazo e custo, o que deverá gerar bons resultados.

Gostou de saber mais sobre Canvas de Projetos? Está preparado para utilizá-lo? Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente aqui nos comentários!

Neste outro vídeo, vamos falar mais sobre como planejar projetos atualmente:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!