Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

Certificacion PMP®: a certificação do profissional de Gerenciamento de Projetos

Certificacion PMP®: a certificação do profissional de Gerenciamento de Projetos

 

Certificacion PMP® ou Certificação PMP® é um credenciamento mais do que necessário para o profissional de gerenciamento de projetos.

Diria que é um certificado essencial para a carreira, que enriquece currículos e abre portas em processos seletivos.

Continue lendo e saiba o que é PMP® e como esse certificado, do Project Management Institute, PMP, pode colocá-lo em destaque na profissão.

Certificacion PMP: perfil diferenciado no mercado

Mas antes, vamos desfazer uma confusão que gente faz sobre o que é PMI® e PMP®.

Então, vamos por partes, em primeiro lugar,  o que significa PMP®.

Essa é a  sigla para Project Management Professional, que vai credenciá-lo a ser um Gerente Profissional de Projetos, com um nível de conhecimento muito profundo e apreciado pelo mercado.

Para obter o Certificado PMP (Project Management Professional), o candidato deve realizar um exame, realizado pelo PMI (Project Management Institute), que está sediado na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A certificação PMI, concedida desde os anos de 1980, coloca o profissional em um nível de destaque muito além do comum no mercado, porque o PMI é atualmente o instituto mais conhecido no mundo na área de práticas de gerenciamento de projetos.

Para isso, o profissional precisa realizar uma prova com questões relacionadas às práticas e dicas  do Guia PMBOK® (Project Management  Body Of Knowledge), que é um livro publicado pelo PMI®, atualizado a cada 4 anos com uma nova edição. A primeira foi publicada em 1996 e atualmente está saindo do forno a 6a edição.

PMP: certificação especifica capacitações especiais

O PMP Certification O treinamento para a certificação PMP® vai conceder um aprofundamento importante dentro da área e fornecer conhecimento, inclusive, das características essenciais que um Gerente de Projetos com certificado PMP® deve ter.

Para se tornar PMP®, além de ter que comprovar pré-requisitos educacionais e profissionais e realizar o exame, o candidato também deverá concordar em seguir um Código de Conduta Profissional, que inclui tópicos como Ética e Responsabilidade Profissional.

Para o PMI® , o candidato certificado com PMP®,  dispõe de algumas competências consideradas como necessárias em um profissional com a Certificação PMP®.

A primeira exigência é que o Gerente de Projetos tenha competências técnicas ligadas ao Gerenciamento de Projetos.

Mas além disso, para que seja um profissional de excelência, existe a necessidade de também  ter competências humanas, ligadas a aspectos comportamentais.

Entre essas exigências do PMP® é necessário desenvolver aspectos de liderança, negociação, gerenciamento de conflitos e equipe, para que saiba lidar com todas as intercorrências ao seu redor, tanto na equipe quanto no projeto em si.

Por fim, é importante ter competências ligadas às estratégicas  de negócio, ou seja, olhar para o projeto sob o ponto de vista do que e como implementar o projeto de modo que seja mais útil e  mais rentável à organização.

O profissional certificado PMP® tem a possibilidade de tocar projetos maiores, pois a certificação gera maior credibilidade, podendo atuar em projetos de diversas áreas, como  nos setores de Tecnologia da Informação, Engenharia, Terceiro Setor, Petróleo e Gás, Saúde e Marketing. Ou seja, em qualquer área que envolva projetos.

Para uma empresa, ter um profissional com certificação PMP® é praticamente ter garantido que haverá gerenciamento correto de prazos, custos e objetivos, ou ao menos, com uma chance muito maior do que aquele que não tem. Se o profissional certificado como PMP® não gerar a confiança de vida, imagine quem não é PMP®?!

Entendeu por que as empresas abrem portas para um profissional com esse gabarito e credibilidade?

Certificação PMP®: como tirar?

Mas para obter a Certification PMP ou certificação PMP® não é necessário ir até os Estados Unidos para realizar a prova PMP. A prova é feita de modo on-line, no centro de provas da PROMETRIC.

O próprio profissional, se tiver um perfil autodidata, pode estudar e realizar todas as etapas.

Inclusive, no próprio processo de estudo, o profissional já começa adquirir mais elementos dentro da profissão com as dicas da cartilha  do PMI®, ou seja, o Guia PMBOK®.

Mas os cursos preparatórios facilitam muito esse processo. E se você quer um grau de sucesso de 95% ou mais no exame, a RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, oferece diversos cursos preparatórios, inclusive para a Certificação PMP® do PMI®.

A RC Robson Camargo – Projetos e Negócios é um Centro de Capacitação com um dos portfólios de treinamentos e consultorias mais completos do Brasil, na área de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Negócios e possui o selo de REP – REGISTERED EDUCATION PROVIDER, ou seja, um centro de treinamento auditado, um dos poucos no Brasil.

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaidersão marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter