Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Diagrama de precedência: saiba para o que serve no gerenciamento de projetos

Diagrama de precedência: saiba para o que serve no gerenciamento de projetos

Diagrama de precedência: saiba para o que serve no gerenciamento de projetos

  • 23/01/2020
  • Robson Camargo

 

O diagrama de precedência é uma técnica eficiente para apresentar todos os relacionamentos que existem entre as várias atividades de um projeto.

Embora haja muitas atividades que preveem sequenciamento de atividades, como o Gráfico de Gantt ou o Diagrama de Setas, esse é um método que faz parte das melhores práticas do PMBOK, o guia do Project Management Institute.

O que é um diagrama de procedência?

O Diagrama de Precedência é um método para representar visualmente todas as atividades envolvidas no ciclo de vida de um projeto.

No gerenciamento de projetos, essa ferramenta está incluída no Gerenciamento de Cronograma, que é uma das áreas de conhecimento do PMBOK, e tem a função de incluir os processos requeridos para a conclusão do projeto dentro do prazo. Essa nova denominação ocorreu na 6a. edição do guia, sendo que nas edições anteriores a nomenclatura dessa área de conhecimento era Gerenciamento de Tempo.

O método de Diagrama de Precedência está entre as ferramentas para a etapa de Sequenciar as Atividades do Projeto.

Esse tópico do guia visa, principalmente, identificar e documentar as relações de dependências entre as atividades do projeto. Além disso, serve para identificar gargalos que podem prejudicar os objetivos do projeto.

Existe 4 tipos de relações no método de diagrama de precedência:

  • Concluir para iniciar (Finish to Start): é o relacionamento lógico mais comum, que prevê que uma atividade sucessora só poderá começar quando a predecessora for concluída;

  • Começar para começar (Start to Start): a atividade sucessora só poderá começar quando a predecessora começar também;

  • Do início ao fim (Start To Finish): a atividade sucessora só poderá terminar quando a predecessora inicia;

  • Concluir para finalizar (Finish to Finish): a atividade sucessora só poderá ser concluída quando a predecessora finalizar. 

O Diagrama de Precedência vai especificar o que é dependência e quais são os tipos de dependência de um projeto e, assim, ajudar a planejar melhor as atividades que devem ser executadas.

Além disso, o método também vai gerar um entendimento melhor das atividades que estão agendadas e as que aguardam sequência.

Dependências

Dependência é o relacionamento entre o início e o término de uma atividade e o início de outra, ou seja, vai surgir um relacionamento de causa-efeito entre as atividades.

A primeira atividade vai direcionar a segunda, enquanto a segunda vira uma sucessora da primeira. Esse movimento de dependência entre as atividades é o que se chama de lógica da rede.

Tipos de dependência

Para que a equipe fique ciente desse relacionamento causa e efeito entre as atividades,  no método diagrama de precedência, é preciso determinar os tipos de dependência, que vai implicar no sequenciamento de execução das atividades:

Dependência interna: são referentes ao projeto ou à própria empresa. Por exemplo, é quando alguém designado para uma tarefa não pode começar antes que outro encerre sua parte. Outro exemplo, é quando uma empresa opta por um novo método de controle de produtividade, porém, um outro setor precisa estudar a nova metodologia. Antes disso, não há como implantar o sistema.

Dependência externa: é quando uma atividade vai envolver o projeto, mas vem de fora do projeto, como, por exemplo, uma regulação do governo.

Dependência obrigatória: podem ser exigência de contrato ou relacionadas ao trabalho em si;

Dependência arbitrada: é também conhecida como lógica flexível e pode ser controlada pela equipe e alterada para concluir um projeto mais rapidamente.

Como fazer diagrama de precedência?

Essas representações visuais dentro de um projeto sempre podem possibilitar uma otimização de tempo e redução no consumo de recursos. 

Isso porque vai possibilitar um sequenciamento lógico e temporal das atividades, e, assim, gerar um estudo entre elementos terminais e suas dependências. 

Para elaborá-las será preciso entender dois fatores: os elementos de tomada de decisão (economia, tempo, desempenho, etc) e um método comparativo relevante, que pode ter avaliações subjetivas (fruto de experiências passadas e projeções futuras) ou objetivas (cálculos reais). 

Como fazer o diagrama de precedência também vai depender dos elementos gráficos que foram escolhidos para compor o diagrama.

Veja as possibilidades do diagrama de precedência,  exemplo:

Diagrama em setas ou flechas (AoA)

Esse tipo de diagrama são próprios para dependência do tipo concluir-para-iniciar. Esse cronograma usa setas para representar as atividades e as conecta com nós ou caixas para apresentar as dependências. Neste diagrama, também podem ser utilizadas atividades fantasmas.

Diagrama em nó ou caixas (AoN)

Nesse elemento, as caixas ou nós representam as atividades que são conectadas pelas setas, que cumprem papel das dependências. Esse tipo de diagrama é eficaz para apresentar as atividades que estão no  caminho crítico.

  • Obs: o caminho crítico identifica a sequência de atividades, no caso de uma delas atrasar, todo o projeto estará atrasado.

Atividade fantasma

Esse diagrama é representado por setas pontilhadas, simbolizando atividades que são fictícias, que não têm duração ou consumo de recursos.

Serve apenas para contornar certos problemas de representação entre as atividades.

Conclusão

Podemos constatar que as vantagens do diagrama de precedência passam por saber rapidamente todas as necessidades do seu projeto com uma representação gráfica, que traz grau bastante adequado de detalhes, visualizando:

  • As dependências que prevalecem entre as atividades;

  • Quais atividades não podem ser adiadas para manter o prazo final do projeto;

  • Como as mudanças de prazo vão afetar os projetos;

  • Quais atividades estão no caminho crítico e são decisivas para o projeto.

  

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!