Entenda o papel do mentor no gerenciamento de projetos
- 25/10/2018
- Robson Camargo
O mentor é uma figura em que outras pessoas se espelham e visualizam seu crescimento profissional. Ele é uma espécie de guru - em sânscrito, aquele que dissipa a escuridão -, que os mentorados se inspirarão para alcançarem seus objetivos.
A função da mentoria é transferir suas experiências e conhecimentos aos profissionais da sua equipe com menos maturidade.
O que é mentoring?
O mundo das carreiras profissionais nunca foi tão complexo quanto nos dias de hoje. Além da grande concorrência, há uma demanda enorme de especializações e competências que fazem com que qualquer pessoa tenha dúvidas sobre qual destino prosseguir e em como fazer para trilhar o caminho do sucesso.
Dentro desse quadro muitas vezes assustador, a prática do mentoring nas empresas surge como uma excelente alternativa e pode ajudar bastante. Ela consiste no uso de técnicas e da experiência de um mentor para compartilhar conhecimentos, sanar as lacunas e minimizar as deficiências do executivo.
Quer entender melhor o que é mentoring? Pois bem, mentoring é uma prática que tem na figura do mentor alguém que possui experiência no mercado e capacitação única, que pode auxiliar seu cliente, o executivo individualmente ou a própria empresa, a administrar com muito mais êxito os caminhos que levarão à conquista dos seus objetivos e propósitos.
É criada uma relação estreita, pois os “mentorados” precisarão absorver ao máximo todas as informações e fundamentos baseados na sua realidade e na do mercado, lapidando-os para um futuro de sucesso.
O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.
Projetos de mentoring normalmente são responsabilidade do departamento de Recursos Humanos das empresas, e normalmente acontecem quando é prevista a substituição de um funcionário de uma empresa, quer seja por motivos de aposentadoria, quer seja por outro motivo qualquer.
Desta forma, o funcionário que vai se ausentar, poderá transmitir o seu conhecimento ao seu substituto, para que ele possa cumprir de forma eficaz as tarefas que eram da sua responsabilidade.
Grandes empresas já estão investindo nesse tipo de processo e tendo bons resultados. Eles, para a instituição, acabam auxiliando no desenvolvimento dos talentos mais jovens e na motivação e aperfeiçoamento dos profissionais mais antigos, de forma a tornar o ambiente cada vez mais proveitoso e eficiente.
No mundo empresarial, o mentoring vem ganhando popularidade nos últimos anos, porque demonstra ser uma ferramenta mais eficaz do que outros treinamentos.
O mentoring utliza o potencial que existe dentro da empresa, como a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade da empresa, e consequentemente tornando-a mais competitiva. E tem se mostrado também extremamente proveitoso na Gestão de Projetos.
Nada melhor do que um Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® que também atue como um mentor. Afinal, a função da mentoria é transferir suas experiências e conhecimentos aos profissionais da sua equipe com menos maturidade.
O que é mentor?
Resumindo: mentor é o que recebe grande motivação, sentindo que está contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de um colega. Ao mesmo tempo que está equipando a empresa para um futuro promissor.
Ou, com outras palavras, mentor é aquela pessoa que vai guiar o colaborador a desbravar o universo profissional, ajudando-o a superar dificuldades e encontrar oportunidades interessantes. Ele dá conhecimento de carreira e, em troca, recebe mais produtividade e bastante aprendizado sobre como lidar melhor com essa nova geração de talentos.
Da mesma forma que o kick off meeting é uma boa ocasião para formar um time coeso, o mentoring também tem se mostrado eficaz para criar colaboradores comprometidos com o sucesso dos projetos.
E, o que é mentoria?
Mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
O processo de tutoria apresenta diversas vantagens. Uma delas é que ele promove o desenvolvimento profissional a curto, médio e longo prazo, tornando a pessoa muito mais capaz de enfrentar o mercado de trabalho e de contribuir para os objetivos de uma empresa. O mentor fornece suporte e direcionamento, maximizando a performance e até a qualidade de vida do cliente.
Além disso, o processo não é pesado: os encontros são divertidos e proveitosos, podendo acontecer num local que agrade aos “mentorados”. É possível, com ele, aumentar a integração entre colegas de uma empresa, expandir a diversidade dos conhecimentos e aumentar os conceitos corporativos de profissionais em formação.
Como você pode ver, o processo pode ser útil para as empresas e os profissionais dos mais diversos níveis. É uma maneira de lapidar os talentos e deixar os colaboradores mais preparados, trazendo a autoconfiança e as competências necessárias para o sucesso.
Qual a diferença entre coaching e mentoring?
Utilizados erroneamente como sinônimos, esses dois termos - coaching e mentoring - possuem características que os tornam bem diferentes entre si. Muito dessa confusão acontece porque ambos os métodos possuem a mesma finalidade: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.
No entanto, ao observamos de perto, essas duas metologias possuem abordagens completamente diferentes. Assim como não existem apenas um caminho para se chegar a algum lugar, também existem diferentes formas de promover a crescimento pessoal de um indivíduo.
O que é Coaching?
Processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”.
Um Coach apoia e auxilia através de perguntas e técnicas poderosas seu coachee (cliente) a sair do estado atual para o estado desejado. O processo é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e, a cada encontro, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré-determinado.
Diferente de um mentor, um coach não precisa necessariamente ter experiência na área de atuação de seu cliente e tão pouco aconselhar ou dar soluções para seus problemas ou orientações de carreira.
O pressuposto do processo de coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento, fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o coachee tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.
Conseguiu entender o que é um mentor? Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco.
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
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