Entenda o que o PMI traz para gerentes de projeto do mundo todo
- 29/8/2018
- Robson Camargo
São tantas siglas que realmente algumas vezes nos atrapalhamos. Você quer saber o que é PMI? Pois bem, PMI significa Project Management Institute, o Instituto de Gerenciamento de Projetos.
Trata-se de uma das maiores associações globais para profissionais de gerenciamento de projetos. É o principal órgão de referência do setor e instituição responsável pela publicação do Guia PMBOK®.
O que é PMI?
A sede do instituto fica em Newton Square, periferia da Filadélfia (EUA). Atualmente, conta com mais de 700.000 membros em cerca de 200 países, e tem o objetivo de amadurecer e fortalecer a atividade, investindo na qualificação dos profissionais do setor.
De acordo com o site da instituição, o PMI atua em algumas frentes diferentes e uma delas é a certificação. Entre elas, está a de Profissional em Gerenciamento de Projetos - PMP®, que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. Só no Brasil são mais de 18.000.
O PMI reúne profissionais de gerenciamento de projetos para trocar experiências e conhecimentos e estabelecer boas práticas, uma ética na profissão e certificar profissionais da área.
A PMI Certification, inclusive, é bem valorizada no mercado e distingue os gerentes de projeto que a inserem em seus currículos e muitas vezes para obter o profissional precisa fazer um Curso Preparatório PMP ou apenas Curso PMP, como se diz no mercado.
Os Padrões Globais compõem outra frente de atuação. Ao todo são 12, que constituem o mais alto reconhecimento na profissão. E que, cada vez mais, vêm se tornando o modelo para o gerenciamento de projetos em empresas e governos.
Esses padrões são desenvolvidos pelos milhares de voluntários qualificados e atualizados do Project Management Institute - PMI, com experiência em todos os tipos de projetos, e estabelecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos em todo o mundo.
Formação e Educação também constituem uma área importante do PMI. O instituto promove desde seminários a cursos de ensino à distância (Curso PMP Online, dentre outros) para congressos mundiais e outros eventos. Além disso, para que profissionais evoluam de forma continuada, podem buscar um dos 1.400 Provedores Registrados de Educação (REPs) espalhados pelo mundo. A RC ROBSON CAMARGO –PROJETOS E NEGÓCIOS é um desses REP.
No campo da educação, a Pesquisa é igualmente valorizada. O Programa de Pesquisa do PMI, o mais extenso na área, promove a ciência, a prática e a profissão de gerenciamento de projetos.
Como surgiu o PMI?
O gerenciamento de projetos, nos moldes que conhecemos hoje, surgiu como disciplina nos Estados Unidos da América no final da década de 50, quando o gerenciamento de projetos foi formalizado como ciência.
Em um cenário onde as organizações começavam a vislumbrar os benefícios do trabalho organizado em volta dos projetos e a entender a necessidade para comunicar e interagir no trabalho.
Em 1969, uma equipe de cinco profissionais de gestão de projetos, da Pensilvânia, nos EUA, se reuniu para debater as melhores e mais eficientes práticas. Foi então que Jim Snyder fundou o Project Managemente Institute – PMI.
O PMI é, atualmente, a maior instituição internacional dedicada à difusão do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos.
Como obter as certificações?
O PMI certificaçãoé uma chancela valiosa em um mundo cada vez mais “projetizado”. O reconhecimento profissional garante que os gerentes de projeto estejam prontos para atender às demandas de projetos em todo mundo.
Como fazer para ser credenciado pelo PMI? Isso não é simples, nem tão pouco fácil. O primeiro passo é descobrir qual certificação PMI é a mais adequada: ao todo, são oito.
Para se candidatar é necessário preencher alguns requisitos (formação escolar e experiência no ramo, geralmente) e realizar um exame. Para se ter uma ideia da dificuldade da prova, o próprio site do PMI propõe a seguinte lista com recomendações:
- Conhecer bem os padrões do PMI
-Estudar, no mínimo, 3 horas por dia, em grupo e debater o racional da questão
- Realizar simulados
Inscrever-se em um curso preparatório para a certificação do PMI (Você vai encontrar sendo referenciado de várias formas na internet: Treinamento PMP®, Treinamento Preparatório para o Exame PMP®, Curso PMP®, Curso Preparatório para o Exame PMP® e outros)
Utilizar gerenciamento de projetos no seu dia a dia
Ler o manual da certificação escolhida
Inscrever-se no exame e claro, realizar o exame, que dura 4 horas e tem 200 perguntas.
Gerenciamento de Projetos na Atualidade
Segundo o PMI, aproximadamente 25% do PIB mundial são aplicados em projetos e cerca de 16,5 milhões de profissionais estão envolvidos diretamente com alguma metodologia de gerenciamento de projetos no mundo.
Diante das mudanças no cenário econômico atual, cada vez mais é necessário um planejamento eficaz que possibilite a obtenção de resultados rápidos, com uma maior qualidade e um menor custo.
É nesse contexto que o gerenciamento de projetos, usando as práticas e conhecimentos propostos pelo PMI, se faz um conhecimento necessário para a competitividade em uma economia globalizada, e com demandas e metodologias distintas para cada tipo de organização e de projeto.
10 áreas do conhecimento em gestão de projetos
As áreas de conhecimento em projetos foram definidas pelo PMI no Guia PMBOK® - Project Management Body of Knowledge - PMBOK® para facilitar o agrupamento de processos, ferramentas e técnicas comprovadamente eficientes quando utilizadas na gestão de projetos.
A função dessas áreas é aumentar a probabilidade de sucesso do projeto como um todo e orientar as melhores práticas em 10 áreas distintas:
Gerenciamento de Escopo
Gerenciamento de Tempo
Gerenciamento de Custos
Gerenciamento de Qualidade
Gerenciamento de Recursos Humanos
Gerenciamento das Comunicações
Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento das Aquisições
Gerenciamento das Partes Interessadas
Gerenciamento da Integração.
Para relembrar: você sabe o que é PMBOK® e PMP®?
Essas siglas já são bem disseminadas nas empresas, mas é comum confundi-las ou ter a impressão de que é tudo a mesma coisa. Na verdade, elas são bastante relacionadas, mas cada uma aborda uma vertente representativa da gestão de projetos.
PMBOK® - na verdade o correto é dizer Guia PMBOK®
O Guia PMBOK® é uma verdadeira bíblia empresarial e é adotado no mundo todo. Mas, afinal, o que é PMBOK® ou o Guia PMBOK®? Ele reúne um conjunto de práticas em gerência de projetos, definindo o trabalho que deve ser realizado durante todo o ciclo de vida de um projeto.
A organização desse trabalho se dá a partir da orquestração das dez disciplinas fundamentais para o alcance de bons resultados em um projeto: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
PMP®
Essa é a sigla do gerente de projetos (ou Project Management Professional, em inglês) e o que se espera é que este profissional que obteve a Certitificação PMP® tenha condições de contribuir para o desenvolvimento e implementação de metodologias, processos, padrões, critérios, parâmetros e ferramentas para gestão — além de liderar os projetos, intervir e articular sempre que necessário para que os prazos sejam cumpridos e as entregas saiam conforme o esperado.
Portanto, embora muito próximas e relacionadas, as siglas PMBOK® e PMP® se referem a coisas totalmente distintas. A primeira, PMBOK®, representa o principal guia de gerenciamento de projetos no mundo.
A segunda, PMP®, refere-se ao capital humano responsável pela concretização das boas práticas que o PMI® traduziu de forma organizada no Guia PMBOK®.
O fato é que um profissional que tenha essa Certificação PMP® é hoje muito valorizado no mercado, afinal praticamente 100% das vagas para profissionais de projetos exigem a Certificação PMP®.
Espero que esse artigo possa ter contribuído com você! E agora fique com vídeo com mais esclarecimentos sobre a Certificação PMP®:
Um forte abraço!
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Robson Camargo
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