Estimativa PERT - Como estimar o prazo de um projeto de forma rápida e assertiva
- 21/12/2018
- Robson Camargo
Embora pareça simples e sem muita importância, estimar a duração de um projeto é um dos primeiros desafios do Gerente do Projeto e sua equipe. Para auxiliar nessa fase complexa, existe a estimativa Pert.
Essa técnica é utilizada para elaborar estimativas mais assertivas e, consequentemente, gerenciar melhor os projetos. Veja como fazer isso!
O que é PERT?
O método PERT (Program Evaluation and Review Technique - Avaliação do Programa e Técnica de Revisão), muitas vezes acompanhado do CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico), é uma técnica que permite gerenciar o calendário de um projeto.
Afinal de contas, depois que a duração das tarefas é devidamente calculada, o planejamento passa a tomar forma. E isso se alinha ao sequenciamento dos trabalhos e, consequentemente, permite a elaboração do Cronograma de um projeto.
Criada em 1958 nos Estados Unidos, essa técnica consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade: estimativa Otimista (O), Pessimista (P) e Mais Provável (MP).
A combinação dessas três possibilidades é o grande diferencial da técnica PERT, pois ela pondera as incertezas e riscos envolvidos na atividade. Então vamos entender como a PERT funciona:
Em primeiro lugar, você precisa obter com seus especialistas as estimativas Otimista, Pessimista e Mais Provável para atividade. Considere que:
- Otimista: É o cenário perfeito, onde tudo dá certo.
- Pessimista: É o pior cenário, onde tudo vai dar errado.
- Mais Provável: É um cenário razoável, onde tudo ficará dentro da normalidade, sem grandes surpresas (nem boas nem ruins).
Como calcular as estimativas PERT
Para calcular as estimativas PERT utiliza-se a fórmula PERT. Esta fórmula aplica um peso maior para a estimativa Mais Provável, mas não deixa de considerar as estimativas Pessimista e Otimista.
PERT = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)/6
Exemplo:
Estimativa Otimista – 20 dias
Estimativa Pessimista – 35 dias
Estimativa Mais Provável – 25 dias
35 + 25 x 4 + 35/6 = 25,83
Exemplo = ou seja, a estimativa PERT apontada para a atividade é de 25,83 dias.
Desvio padrão
O desvio padrão indica o quanto a duração calculada na fórmula PERT ainda poderá variar, para mais e para menos.
Desvio Padrão: Pessimista – Otimista/6
Seguindo o exemplo dado acima, o desvio padrão da atividade será:
Desvio Padrão = 35 – 20/6 = 2,5 dias
Ou seja, a atividade será executada entre 23,33 dias (25,83 – 2,50) e 28,33 dias (25,83 + 2,50), que é o mesmo que dizer que a duração estimada para a atividade é de 25,83 +/- 2,50 dias.
Quanto maior for o desvio padrão, mais incerta é a sua estimativa para a atividade, pois a variação entre os cenários otimista e pessimista é muito significativa.
Após você encontrar a estimativa PERT das atividades, e estabelecer a sequência e dependência entre elas, você conseguirá chegar à duração do Projeto.
Para descobrir qual é o desvio padrão do projeto, ou seja, o quanto o projeto pode variar para mais ou para menos, você não poderá simplesmente somar os Desvios Padrão de cada atividade. Em vez disso, calcule a Variância de cada atividade, some e tire a raiz quadrada do resultado para encontrar o Desvio Padrão do Projeto.
Exemplo de cálculo da variância da atividade:
Variância: (2,50) ² = 6,25
Você pode decidir utilizar a técnica PERT em projetos como também para outras as atividades, ou somente naquelas de maior risco, quando você não tem muita certeza da estimativa e a variação entre o pior e o melhor cenário é significativa.
Conclusão:
Como sabemos, os projetos são a chave de sucesso de qualquer organização e tornam-se cada vez mais importantes e estratégicos. A Gestão de projetos é função e obrigação do Gerente de Projetos.
Portanto, também é função do Gerente de Projetos saber como estimar o esforço das atividades. E isso significa aproximar-se, ao máximo, da excelência para a conclusão do mesmo dentro do custo, prazo e qualidade.
Saber como estimar é fundamentalmente importante pois é através dele que conseguiremos, não somente determinar o tempo e custo total do projeto, mas trabalhar sistematicamente.
Ao Gerente de Projetos cabe a obrigação de saber como estimar a duração das atividades, identificando a hora e o momento certo de aplicar cada uma das estimativas apresentadas anteriormente, fazendo uso inclusive de mais de uma técnica, se necessário.
Gostou desse conteúdo? Ainda ficaram dúvidas? Veja se consegue tirá-las com essas explicações. Caso não consiga, fale com a gente! Mas antes, veja esse vídeo:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário