Gestão de qualidade: fique de olho nas necessidades e padrões dos projetos
- 17/10/2018
- Robson Camargo
Você sabe por que a gestão de qualidade é uma área extremamente importante no universo dos projetos? Principalmente, porque garante que todos os requisitos serão devidamente cumpridos.
Com isso, garante-se também a satisfação do cliente. Que tal então conhecer como a gestão da qualidade influencia o gerenciamento de projetos?
O que é gestão da qualidade
Para ter qualidade nos projetos, é fundamental que a organização opere com qualidade, ou seja, tenha seus processos funcionando de acordo com as melhores práticas de mercado.
Um dos ativos de processos organizacionais mais valiosos é um sistema de gestão da qualidade implementado por meio de políticas e procedimentos com atividades de melhoria contínua de processos.
Por meio da gestão da qualidadeem projetos é possível monitorar não só as ações desenvolvidas pela equipe como também o nível de excelência com que são realizadas. Por tudo isso e muito mais, é que a aplicação das melhores práticas de gestão da qualidade em projetos possibilita a entrega de um produto com alto valor agregado.
Portanto, o que é gestão da qualidade? Gestão da qualidade é o processo que busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
O conceito de qualidade dentro da gestão de projetos pode se dividir em dois: a qualidade relacionada aos processos da gestão de projetos e qualidade referente ao produto/serviço que será entregue.
A entrega do produto, com a satisfação do cliente em conjunto ao que se espera receber, é um indicador chave para indicar que o projeto teve sucesso na organização.
O PMBOK ® define qualidade como “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”, desta forma temos que, “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso”.
O que é gestão da qualidade total
Muitos também se perguntam sobre o que é gestão da qualidade total? Pois bem, não há uma definição ou explicação certa da Gestão da Qualidade Total (TQM). Não há uma definição ou explicação “certa” da TQM.
A gestão de qualidade total é essencialmente uma filosofia de gestão em que todos na organização se esforçam para melhorar continuamente a satisfação do cliente. A ênfase é na melhoria planejada – um ciclo contínuo de melhorias e feedback que fornece os melhores produtos e serviços possíveis.
Para que a TQM funcione, todos na organização devem estar envolvidos. É preciso uma “cultura de qualidade”, onde as pessoas estão constantemente procurando maneiras de melhorar o processo e o produto.
Os japoneses têm um nome para este tipo de abordagem: kaizen. Kaizen é a ideia de que as pessoas em todos os níveis da organização são responsáveis por encontrar ineficiências e sugerir melhorias.
O que é sistema de gestão da qualidade
Quando se trata de gestão qualidade, não se pode esquecer de um dos precursores desse ramo: Walter Andrew Sherwart. Idealizador da técnica conhecida como PDCA, significado Plan, Do, Check, Act, traduzindo para o português, Planejar, Fazer, Verificar, Agir (PFVA). Esse é um processo fundamental do processo de melhoramento e qualidade.
Primeiramente, se usa o planejar, que consiste em estabelecer metas, objetivos e modelos de desempenho, rotinas, etc. Em segundo lugar, vem o fazer: medir o desempenho real. A próxima etapa é o verificar, onde o indivíduo fará um balanço entre os objetivos e o desempenho e determinará a diferença deles. Por último, vem o agir: executar tudo e aperfeiçoar sem esbanjar.
Essas técnicas são necessárias para agradar o cliente, uma vez que na gestão de qualidade a preocupação não é apenas com a produção, mas com a qualidade. Outra coisa é aumentar a capacidade de cumprimento dos objetivos traçados no plano inicial.
O Gerenciamento da Qualidade é uma etapa importante a deverá passar por todos os seus processos: planejar o gerenciamento da qualidade, realizar a garantia da qualidade e controlar a qualidade, onde iremos definir os padrões e métricas das entregas, garantir que as métricas estão sendo seguidas e monitorar se as entregas estão em conformidade com o que foi especificado, respectivamente.
Mesmo adotando metodologias ágeis de projetos, é preciso contar com processos bem estruturados para que a equipe consiga trabalhar de forma integrada em todas as fases de um projeto, realmente focada nos resultados que deve produzir.
Nesse cenário, ao adotar a gestão da qualidade como base para criar tais processos internos, tem-se processos padronizados e uma metodologia única de trabalho, facilitando assim o monitoramento dos indicadores de desempenho.
Além da padronização, ganha-se também com a otimização dos processos, o que impacta diretamente na produtividade da equipe, já que processos ágeis tornam o dia a dia menos penoso, facilitam o trabalho e liberam tempo para que o time atue de maneira estratégica.
Descubra como ser um gestor da qualidade
A qualidade dos serviços e processos de uma organização está diretamente ligada à sua capacidade de competir e se destacar no mercado. Quanto melhores forem os produtos e serviços ofertados, mais clientes a empresa poderá conquistar.
Portanto, com clientes cada vez mais exigentes e mercados cada vez mais competitivos, atingir e manter padrões de excelência são preocupações constantes em empresas de vários setores.
A Gestão da Qualidade é um processo fundamental para empresas de todo tipo. E o profissional especializado nessa área pode atuar em diferentes departamentos de uma organização.
Você está interessado em um curso gestão da qualidade? Pois fique sabendo que é uma área em constante crescimento com bastante procura no mercado de trabalho.
Para se especializar nesta área existe o curso para tecnólogo em gestão da qualidade. É o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, com duração média de dois anos. Esta graduação de tecnólogo é oferecida nas modalidades presencial e a distância.
Profissionais das áreas de Administração, Logística e Engenharia de Produção possuem conhecimentos em Gestão da Qualidade e também estão aptos a desenvolver esta função dentro de sua área de atuação.
Também há vários cursos de pós-graduação em gestão da qualidade, destinado a alunos, principalmente, das áreas administrativas, humanas ou de exatas; Profissionais que possuam ensino superior e que já trabalham ou desejam trabalhar na área de Gestão da Qualidade; e Profissionais que necessitam reciclagem ou aprofundamento dos conhecimentos na área.
Na internet também é possível encontrar curso gestão da qualidade gratuito. Nesse caso é legal fazer uma boa pesquisa e procurar referências.
Agora fique com um vídeo sobre como decidir entre fazer uma Certificação PMP ou MBA em Gestão de Projetos:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
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