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ISO 9000 para gerente de projetos: conheça o impacto para as empresas

ISO 9000 para gerente de projetos: conheça o impacto para as empresas

ISO 9000 para gerente de projetos: conheça o impacto para as empresas

  • 23/5/2019
  • Robson Camargo

Você sabe quais benefícios a ISO 9000 pode trazer para sua empresa? Pois antes de entrarmos em mais detalhes, saiba que essa certificação é um fator chave na caminhada rumo à criação de um sistema de gestão da qualidade de classe mundial.

E, com certeza, neste mercado globalizado e altamente competitivo em que vivemos, esses diferenciais tornam-se indispensáveis para qualquer empresa. Saiba mais sobre a importância dessa certificação!

O que é ISO?

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO.

Essa foi a sigla escolhida porque em grego isos significa 'igual', o que se enquadra com o propósito da organização em questão.

A ISO tem como principal objetivo aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos e etc.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064.

As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas, e ISO 14000 e ISO 14064 são um sistema de gestão ambiental.

O que é ISO 9000?

A ISO 9000 faz parte de um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão da qualidade.

A ISO 9000 E 9001 são um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. Para uma empresa receber qualquer certificado da ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação dos processos é feita corretamente.

Como sabemos, no mundo dos negócios, atualmente, preocupar-se com a qualidade é uma condição intrínseca à continuidade e sobrevivência do negócio em longo prazo. Portanto, se você ocupa ou almeja uma posição em gerenciamento de projetos, deve conhecer melhor as normas ISO 9000.

E, na busca da excelência e obtenção de vantagem competitiva por meio da qualidade, uma grande aliada, com certeza, é a série de normas ISO 9000.

 

Quais as normas da Série ISO?

As normas ISO 9000 contemplam a área de gestão da qualidade. Diferente do que muitos acreditam, as normas da série ISO 9000 não afetam diretamente a qualidade de um produto ou serviço, mas uma empresa que está dentro das normas sempre terá a mesma qualidade em todos os seus produtos ou serviços.

São normas que regularizam e padronizam a execução, fabricação, criação e todas outras etapas de um produto ou serviço e arquivam resultados para melhorias futuras. As normas podem ser aplicadas em empresas de todos os tamanhos. E, mesmo que você tenha um MBA em gestão de projetos, conhecer o que é ISO, sempre será importante!

Por isso, confira as normas:

ISO 9000

Quality Management Systems: Fundamentals and Vocabulary – “Princípios essenciais e vocabulário”. A norma ISO 9000 descreve os princípios de um sistema de gestão da qualidade e define a terminologia.

ISO 9001

Quality Management Systems: Requirements – A norma ISO 9001 descreve as exigências relativas a um sistema de gestão da qualidade para uma utilização seja interna, ou com fins contratuais ou de certificação. Trata-se assim de um conjunto de obrigações que a empresa deve seguir.

 

ISO 9004

Quality Management Systems:  Guidance for Performance Improvement- Esta norma forma um par consistente com a ISO 9001, fornece diretrizes além dos requisitos estabelecidos na ISO 9001.

Está baseada nos oito princípios de gerência da qualidade: Foco no cliente, Liderança, Envolvimento de pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistêmica para a gestão, Melhoria contínua, Abordagem factual para a tomada de decisão e Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

 

ISO 10011

Essa norma descreve “Linhas diretivas para a auditoria dos sistemas de gestão da qualidade e/ou gestão ambiental”.

 

ISO 31000

(Gestão de riscos: Princípios e diretrizes) – pode ser uma referência útil para as organizações que estão buscando um processo de riscos mais formal para toda a empresa, mas não é obrigatório.

Essa norma fornece princípios, estrutura e um processo para administrar o risco e pode ser usada por qualquer organização independentemente de seu tamanho, atividade ou setor.

As normas ISO e seus impactos nas corporações

O crescimento da empresa e o seu posicionamento no mercado pode ser impulsionado pelas certificações. Que também se mostram um instrumento eficaz para melhorar a organização e a estruturação empresarial.

Porém, a empresa precisa passar por um rigoroso processo de adequação e gestão para ser certificada.

Com a normatização também ocorre o aumento da satisfação dos clientes (que preferem produtos com garantias de durabilidade e segurança); gestão preventiva de riscos e falhas; redução de desperdícios e custos; desenvolvimento de produtos e serviços de maior qualidade etc.

Quando falamos de qualidade, estamos abrangendo, é evidente, muitos assuntos que envolvem todos os setores de uma organização, dentre esses, também a gestão de pessoas, visto que há necessidade de ter pessoas competentes para exercer os cargos, pois isso influenciará positivamente nos resultados da organização.

O que nos leva a crer que as competências e habilidades dos membros da equipe também vão interferir na qualidade da empresa diretamente.

Como você pode ver até aqui, as normas ISO contribuem para o dia a dia das empresas, sendo uma ferramenta importante na organização, planejamento de ações e, também, no gerenciamento de projetos e a valorização dos mesmos.

Ainda tem dúvidas, fale com a gente!

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 
 

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É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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