Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Metodologia Scrum ou Ágeis? Saiba porque estão em alta

Metodologia Scrum ou Ágeis? Saiba porque estão em alta

Metodologia Scrum ou Ágeis? Saiba porque estão em alta

  • 25/4/2019
  • Robson Camargo

 

Você sabe o que são os Métodos Ágeis? Já leu muita coisa e ainda tem dúvidas sobre o assunto? Que tal ler um livro e tirar todas as suas dúvidas? O novo livro de Robson Camargo e Thomaz Ribas - 'Gestão Ágil de Projetos' explica tudo e mais um pouco.

Segundo Camargo, “Ser ágil é ter a habilidade de entregar valor para os clientes, em um ambiente complexo, dinâmico e incerto, absorvendo rapidamente as mudanças e se adaptando constantemente. Não é sinônimo de velocidade. Dar mais valor à capacidade de adaptação a mudanças do que a elaboração de um plano perfeito é um desafio para as organizações”.

Camargo afirma ainda que, “nessa nossa jornada pelo mundo da gestão de projetos e desenvolvimento de produtos, vemos que muitas vezes empresas se preocupam em adotar o que tem de mais moderno, o que o mundo está utilizando, o que os gurus estão dizendo, utilizar os diversos métodos e frameworks da maneira mais eficiente possível, ou seja, fazer do jeito certo. Só que isso é apenas uma parte da história. A outra é a eficácia: fazer a coisa certa”.

E o autor conclui explicando que “o que os clientes precisam é uma solução para seus problemas, e não somente projetos planejados e executados com extrema eficiência. É dentro deste cenário que a obra propõe trabalhar, de uma maneira eficaz, para o sucesso de seus projetos, através de abordagens ágeis e modernas de gestão”.

Pelo breve comentário você já deve ter percebido que a leitura desse livro é uma boa oportunidade para, além de esclarecer suas dúvidas, também te mostrar como utilizar os métodos ágeis de forma eficiente!

 

O que são métodos ágeis?

O Método Ágil, o que inclui a metodologia Scrum, afinal, o que é? Scrum é um dos vários modelos para utilização dos Métodos Ágeis. A principal característica é que esse método é utilizado no processo criativo de um produto ou serviço de maneira a acelerar as entregas, com foco no benefício para o cliente.

Ou seja, em entregas são feitas de modo parcial e incremental, ou seja, em etapas, permitindo que se desenvolva o trabalho através da Inteligência Coletiva, com equipes multidisciplinares, que proporcionam rápida entrega de valor ao cliente.

Nos Métodos Ágeis, mantém-se um código simples, com testes contínuos que permitem melhorias a cada entrega. E a vantagem disso é justamente a agilidade, porque com uma equipe produtiva e assertiva, que está integrada entre si, consegue-se reduzir erros e entregar alguns módulos em prazos estabelecidos pelo cliente focando no seu benefício, ao invés de esperar que todo o projeto seja concluído na íntegra. Além disso, o cliente é envolvido em todas as etapas, e sua opinião tem peso fundamental no momento do desenvolvimento do projeto. Então, fica muito mais garantida a satisfação dele a cada entrega.

metodologia Ágile nasceu das técnicas utilizadas por empresas japonesas inovadoras nos anos 70 e 80 (como Toyota, Fuji e Honda). E esses métodos ágeis têm apresentado um crescimento tão grande no gerenciamento de projetos, devido aos seus altos índices de sucesso, que até foi incluído como um dos tópicos principais do novo Guia PMBOK®, que é o guia das melhores práticas do setor no mundo inteiro, gerado pelo PMI – Project Management Institute.

O que é Scrum? 

Entre as metodologias ágeis, Scrum é um dos mais populares no mundo inteiro e teve seu surgimento através de Jeff Sutherland, nos anos de 1990.

Ao que se conta, ele estava frustrado porque as empresas estavam seguidamente lutando com atrasos em projetos e problemas com orçamento. Então, inspirou-se no estilo de produtividade destas organizações japonesas e criou o modelo Scrum.

No Scrum, metodologia se baseia em papéis definidos, reuniões constantes entre a equipe de desenvolvimento e de avaliação com o dono do produto, entregas parciais e incrementais com foco em valor para o cliente, inteligência coletiva, comunicação e muita transparência.

Ou seja, Scrum é uma metodologia criada para a gestão mais dinâmica de projetos, com entregas parciais e contínuas aos clientes, por meio de períodos curtos e definidos, conhecidos como sprints – que podem ter até um mês de duração.

Depois de saber o que é Scrum, em apostila, livro ou cursos, os interessados vão saber que são três os papéis fundamentais: o Scrum Master, o PO (Product Owner) e o Team (Time de Desenvolvimento).

Na metodologia ágil Scrum, cabe ao Scrum Master ser um líder servidor, o facilitador da equipe que ajuda todos a chegar ao seu maior nível de desempenho, ajudando o time a cumprir suas metas

O Scrum Master tem funções um pouco diferentes do gerente de projetos tradicional, mas em alguns casos, pode abraçar as funções dele, em caso da inexistência deste papel na organização.

Outro papel da metodologia Scrum é o PO (Product Owner), que muitas vezes é o dono do produto, ou pelo menos o responsável financeiro por ele. Na verdade, é a pessoa do negócio, quem mais entende do produto que será gerado pelo projeto, e não a pessoa técnica.

O PO é responsável também por gerenciar o backlog, uma lista de tarefas e requisitos que o produto final precisa, bem como a priorização de cada entrega. 

Enquanto o Team é a equipe de desenvolvimento, que foca seus esforços nesta tarefa: desenvolver a melhor versão do serviço ou produto, objeto do projeto.

Além disso, entre os outros principais atrativos do método Scrum, está a transparência de todo o processo, com muita comunicação e envolvimento de toda a equipe. Entendendo equipe como desenvolvedores e negócio, todos juntos.

Assim com o Scrum, projetos são entregues com grau maior de satisfação e prazos “aparentemente” mais curtos = sensação causada pelas entregas constantes.

Mas vale observar que, o prazo total, normalmente é similar ao do método cascata (waterfall ou preditivo).

A diferença fundamental, repito, é que nos métodos ágeis scrum, as entregas são parciais enquanto que no método cascata, tudo é entregue somente ao final.

Scrum e metodologia ágil: qual a diferença?

Agora no entanto, é importante explicar a diferença entre esses dois conceitos. Apesar de muitas vezes serem apresentados como sinônimos, eles não são iguais.

A metodologia ágil surgiu em 2001, quando um grupo de 17 desenvolvedores de tecnologia lançou o Manifesto Ágil. O objetivo do documento é estabelecer diretrizes para organizar e gerenciar projetos complexos. Na declaração, eles estabelecem quatro valores e doze princípios da metodologia ágil.

Relembrando os quatro valores do Manifesto Ágil:

  • Os indivíduos e as interações entre eles mais do que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais do que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Assim, as metodologias ágeisse referem a um conjunto de métodos e práticas baseadas nos valores e princípios do Manifesto Ágil. Já o Scrum é uma das ferramentas da metodologia ágil.

A metodologia Scrum baseia-se em ciclos rápidos de desenvolvimentos, chamados de sprints. Para que cada sprint tenha sucesso, é preciso ter muito claro quais são os papéis fundamentais da equipe, as atividades básicas que precisam ser desenvolvidas e a entrega final.

Metodologia Scrum ou Ágeis? Saiba porque estão em alta.

Scrum: metodologia de inteligência coletiva

Outro termo que é próprio do método são as sprints, que, como foi citado acima, são os prazos definidos das entregas, ou seja, ao final de cada sprint, algo que foi combinado com o PO é entregue.

Na metodologia Scrum, no primeiro dia de um sprint é feita uma reunião de planejamento, onde os membros da equipe criam o backlog da sprint. 

O backlog da sprint é uma lista de tarefas da equipe daquela sprint, enquanto um backlog do produto é uma lista de entregas a serem construídas (escriaos sob a forma de histórias de usuários).

Nestas sprints, sempre há as daily meeting, que são reuniões diárias, de curto período – normalmente de 15 minutos, para que todos comuniquem o andamento daquela sprint e saibam as tarefas que ainda deverão ser cumpridas.

No fim de cada sprint, há a reunião de validação das entregas junto ao PO e  reunião de retrospectiva para avaliar como foi a Sprint  o que pode ser melhorado na próxima e, somente depois, uma nova sprint começa, como uma outra etapa de entrega do projeto.

Ter experiência no método ágil Scrum e certificação é um dos pontos mais exigidos atualmente na qualificação profissional  de um gerente de projeto, juntamente com a certificação PMP – Project Management Professional, emitida pelo PMI.

Atenção – apenas uma observação: quando se entra neste universo, seja conhecendo a metodologia Scrum em pdf ou outra fonte qualquer, é importante se aprofundar no assunto para poder implementar com sucesso em sua organização.

Não basta ler um artigo ou um documento curto e sair utilizando. Muitas vezes é necessário o apoio de uma consultoria para implementação e uso da forma mais adequada.

Quer saber mais sobre métodos ágeis & Scrum, consulte os cursos da RC Robson Camargo Projeto e Negócios, você vai entender sobre a história da metodologia Scrum, ficar apto para a prova de certificação e ainda usar esse conhecimento do curso já no seu dia a dia.

Espero poder ter ajudado! E se você gostou, compartilhe com seus colegas de profissão!

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!