Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Gerente de Projetos: como conseguir melhores salários

Gerente de Projetos: como conseguir melhores salários

 

O Gerente de Projetos é aquele que planeja, executa e acompanha um projeto. Para isso, precisa de competências técnicas e, também as não menos importantes, competências humanas.

É preciso estar adaptado e qualificado para as mudanças de cenário, exigência de mercado e dos clientes, e até novas práticas que vão surgindo no setor.

Mas, para obter melhor salário o gerente de projeto precisa, de forma imprescindível, das atualizações da profissão com diversos cursos de capacitação, e as importantíssimas certificações, entre elas a Certificacion PMP®, do PMI (Professional Management Institute).

Gerente de projeto: o que faz?

Quando a pergunta é o que faz um gerente de projetos, a resposta pode não ser tão simples, porque a lista de habilidades e competências técnicas não dá espaço para respostas como “faz mais ou menos isso ou faz mais ou menos aquilo”.

Antes de mais nada, é preciso ter excelência na profissão!

As características do gerente de projeto passam por saber controlar recursos financeiros, materiais e humanos; saber construir equipes com competências apropriadas para o projeto, ter uma visão do todo, atuar com disciplina, habilidade de fazer a gestão do tempo de forma a entregar projetos no prazo, gerir bem o tempo, ter boa capacidade de comunicação, e, acima de tudo, ser um líder.

Então, se a pergunta é o que faz o gerente de projetos, a melhor resposta é sempre saber “reger” a orquestra, ou seja, ele atua como um verdadeiro maestro.

Nada simples, não é?

Por isso, é preciso se capacitar, porque  se você não tiver manifestado algumas dessas competências pode aprender ao estudar para isso.

Para ser um excelente profissional da área, em primeiro lugar é preciso uma formação em alguma área no currículo do gerente de projeto.

Em tempos anteriores, muitas pessoas chegaram ao posto de gerente de projetos de forma empírica, aprendendo com erros e acertos. Hoje, praticamente o mercado não permite mais isso. Para esses profissionais, a capacitação se faz ainda mais urgente.

Atualmente, nas vagas de gerentes de projetos, é exigida uma formação universitária, pós-graduação, e imprescindivelmente, as certificações. É dessa forma, que a profissão de gerente de projeto & salário mais alto  caminham.

gerente de projetos tarefas

Curso: gerente de projetos precisa de muito estudo e capacitação

O gerente de projetos precisa saber trabalhar de forma descomplicada, com metodologias simples, para que os projetos sejam planejados e executados dentro de um prazo previsto.

Mas é claro, que em muitas vezes, jobs maiores exigem que as atividades do gerente de projetos abordem metodologias mais complexas, que atendam àquelas necessidades de planejamento, elaboração e execução do projeto seja melhorada.

Por isso, é preciso saber se vão ser planejados projetos dentro dos Métodos Tradicionais ou dos Métodos Ágeis.

As funções que o gerente de projeto  precisa executar muitas vezes são em áreas multidisciplinares, de formação diferente da sua. Mas ele não precisa necessariamente ser o especialista técnico, e justamente por isso, a visão global é tão importante.

E não podemos esquecer nunca que o Gerente de Projetos precisa produzir resultados para a empresa, seja na área de serviços ou produtos. E isso se traduz, muitas vezes, em resultados financeiros.

Para tanto, os cursos de capacitação entram de forma efetiva na vida dos profissionais, ajudam  a desenvolver competências e até gerar um aumento efetivo de salário do gerente de projetos.

Nosso site você vai encontrar vários cursos que vão apresentar diversas maneiras de como elaborar um projeto, com conceitos de produtividade, eficiência, técnicas de apresentação e até gestão do tempo nas áreas de  “Gestão de Projetos”, “Liderança” e “Gestão Estratégica de Negócios”.

Entre eles, estão os cursos de “Canvas e PM Visual”, “Preparatório PMP® para Certificação do PMI”, “Preparatório PMP® Online”, “Métodos Ágeis/Scrum – Formação e Preparatório”, “Fundamentos do Gerenciamento de Projetos”, “MS Project” e “PM Brazilian Master”

No setor de Liderança, temos cursos como “Liderança e Gestão de Pessoas para Gerente de Projetos”, “Técnicas de Apresentação”, “Habilidades Comportamentais Necessárias ao Gerente de Projetos”, “Gestão de Tempo, Produtividade e Efetividade Pessoal”.

Além disso, temos também cursos de “Técnicas de Negociação” e “Design Thinking”, e projetos para empresas como palestras, treinamentos customizados e consultoria.

Certificações: ponto alto dos currículos

Seja você gerente de TI ou outras áreas, as certificações são o que mais agrega interesse das empresas para a vaga de gerente de projeto, com conseqüentes salários mais altos.

Um das tops do setor, é a Certificação PMP®, que é PMI (Professional Management Institute), dos Estados Unidos, que é o mais renomado instituto da área de Gerenciamento de Projetos.

Essa certificação é o principal instrumento atualmente para adquirir empregabilidade porque confere ao profissional a visão e competência para obter êxito nos projetos.

Além disso, o gerente de projeto certificado precisa se comprometer com um Código de Condutas Éticas, que o torna muito apreciado pelo mercado.

Ser um PMP® tem sido uma exigência mais solicitada nas empresas para as vagas de Gerente do Projeto do que os MBA de Gerenciamento de Projetos das principais escolas de negócios do mundo. Muito atrativo, não é mesmo?

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!