Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

Scrum Master: por que essa certificação alavanca a carreira?

Scrum Master: por que essa certificação alavanca a carreira?

Scrum Master: por que essa certificação alavanca a carreira?

  • 23/8/2018
  • Robson Camargo

 

Antes de mais nada, você sabe por que o Scrum Master é uma das figuras mais badaladas no mercado de projetos? É que a gestão de projetos baseada em metodologias ágeis precisa de uma comunicação assertiva: clara e direta. E é aí que entra o Scrum Master.

O Scrum Master deve atuar como comunicador com o intuito de contribuir para um trabalho mais eficiente da equipe. Por isso, também é papel dele criar canais e mecanismos de comunicação que facilitem a interação e compartilhamento do conhecimento de maneira compreensível.

O que é Scrum Master?

Para entender melhor o que é Scrum Master, antes vamos falar rapidamente sobre a metodologia. Scrum é uma metodologia ágil para planejamento e gestão de projetos de software.

No Scrum, os projetos são divididos em Sprints (ciclos). Cada Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades precisa ser executado. As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas no Product Backlog (lista de tarefas).

No início de cada Sprint, faz-se uma reunião de planejamento (Sprint Planning Meeting) na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia.

A adoção de métodos ágeis, como por exemplo, o Scrum na gestão de projetos, facilita o desenvolvimento de soluções de qualidade de forma rápida, aumentando a competitividade das empresas. Em grande parte, isso acontece por causa do Scrum Master: um profissional com vasta experiência em Agile e que coloca todo o seu conhecimento à disposição de equipes de projetos e Product Owners (responsáveis pela demanda do produto) orientando o caminho até atingir a meta.

O Scrum Master participa de todo o desenvolvimento do projeto com a nobre missão de facilitar o trabalho da equipe. Ele derruba barreiras e constrói conexões.

Mas cuidado para não se confundir. As atividades de planejamento e execução do projeto ficam a cargo do Product Owner e da equipe do projeto.

Diferentemente do gerenciamento de projetos tradicional, onde é papel do gerente de projetos garantir que o planejamento, execução e controle do projeto saiam conforme esperado.

Mesmo havendo essa diferenciação, isso não significa que um gerente de projetos não possa assumir o papel de Scrum Master ao adotar metodologias ágeis em seus projetos. Basta que ele conheça as melhores práticas e saiba aplicá-las, ensinando sua equipe como agir segundo a cartilha do Agile.

Principais responsabilidades do Scrum Master

São várias as Scrum Master responsabilidades, como mostraremos a seguir:

1 - O Protetor do Scrum

Como o próprio nome diz, o Scrum Master deve ser a maior autoridade do time no assunto, deve conhecer e dominar muito bem as práticas e valores do Scrum, de forma a disseminá-lo no grupo.

Devido a esse conhecimento, deve garantir que todos os participantes do processo também conheçam esses princípios, atuando muitas vezes como um professor, e deve assegurar que todos respeitem e sigam o que é definido na metodologia.

Essa função é essencial para que os valores e práticas não se percam durante o processo de desenvolvimento, o que pode ocorrer principalmente devido a pressões externas sobre a equipe e as entregas.

2 - O Líder Servidor

É importante ter em mente que o Scrum Master não é um gerente, um chefe, ele age principalmente como um líder servidor, um facilitador dentro do time.

Nesse sentido, o SM deve estar sempre à disposição tanto do time de desenvolvimento quanto do Product Owner, apoiando o andamento de todo o processo.

É ele quem irá atuar para resolver qualquer tipo de impedimento que possa estar prejudicando o andamento das tarefas de cada membro, que reduza a produtividade do time.

O Scrum prega que as equipes sejam auto-organizadas, diante disso o Scrum Master também tem a obrigação de colaborar para que o time rume nessa direção, que se acostume, participe ativamente e se comprometa com o andamento do projeto, de cada Sprint e com o resultado final do produto.

3 - Comunicação e Integração

Em qualquer metodologia ágil, é essencial que haja muita colaboração e comunicação entre todos os envolvidos. O Scrum Master tem o papel de garantir que isso esteja ocorrendo.

As expectativas devem ser mantidas bem alinhadas entre o Product Owner, o Time de Desenvolvimento e os demais envolvidos no processo.

O profissional SM deve facilitar toda essa comunicação, facilitar e moderar as discussões e ajudar para que as tomadas de decisões sejam realizadas em conjunto e de forma assertiva, o mais ágil possível.

Dentro do time de desenvolvimento, ele também deverá resolver qualquer conflito e garantir que esteja ocorrendo uma comunicação ativa entre todos os membros.

Durante as reuniões do Scrum como a Daily Meeting e a Sprint Review, atua como principal facilitador, indicando o correto andamento das mesmas e fazendo as perguntas corretas para que todos participem de forma plena.

Enfim, como é possível observar, o dia a dia de um Scrum Master é repleta de desafios. Mas é importante que ele mantenha sempre todos unidos em torno das práticas da metodologia e com foco em entregar valor ao negócio.

Mesmo porque, é um processo que envolve muita gente, desde o Sponsor, (lembra o que é sponsor?  A pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros, em dinheiro ou em espécie, para o projeto) até cada um dos membros da equipe.

Como vimos, o profissional na função de Scrum Master deve ser o principal ponto de referência sobre a metodologia, garantindo sempre que as práticas e valores sejam seguidos por todos, por isso uma Certificação Scrum Masteré sempre muito importante e valorizada.

Como tirar Certificação Scrum Master

É fato que o Scrum e os métodos ágeis são uma tendência mundial no setor de desenvolvimento de software. Devido a isso, profissionais que possuem a Scrum Master Certification ganham grande destaque.

Entre os profissionais de TI, esse tema sempre rende muitas discussões. É claro que uma certificação por si só não é garantia que o profissional é realmente bom no que faz, que desempenha bem suas funções.

Por outro lado, um profissional que obteve uma Scrum Master Certificação demonstra real interesse em seu desenvolvimento, que se dedicou a estudar o assunto e que foi aprovado e credenciado por uma instituição de renome naquela área.

Uma Certificacion Scrum Masterdemonstra que o profissional domina as práticas e processos do framework, que está apto a exercer essa função dentro do time, e sem dúvidas isso é muito valorizado tanto dentro das organizações, quanto pelas áreas de recrutamento de empresas buscando novos profissionais.

No Curso “Métodos Ágeis - Scrum - ASF - Formação e Preparatório”, da Robson Camargo – Projetos e Negócios, os participantes aprendem todos os conceitos de Métodos Ágeis e Scrum, para serem utilizados de imediato no dia a dia dos projetos. Além disto, o curso scrum master engloba todo o conteúdo que o candidato precisa saber para passar no exame ASF.

O Agile Scrum Foundation (ASF) é uma certificação fornecida pelo EXIN, que é um órgão de acreditação internacional de profissionais na área de TI. Esta certificação valida o conhecimento combinado de um profissional em metodologias ágeis e práticas do Scrum. É uma das certificações no nível de fundamentos mais completa atualmente. Além disto, tem como vantagem prestar o exame em português.

Fique agora  com um vídeo que aborda as diferenças entre os métodos ágeis e o método cascata:

 

 

Depois de publicar o Formulário, copie o código abaixo e cole em seu site. Saiba mais.

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter