Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Scrum guide: um manual para desvendar essa metodologia ágil

Scrum guide: um manual para desvendar essa metodologia ágil

Scrum guide: um manual para desvendar essa metodologia ágil

  • 26/3/2020
  • Robson Camargo

 

O Scrum Guide ou Guia do Scrum é o primeiro material de consulta para os profissionais de gerenciamento de projetos que querem trabalhar com a metodologia ágil Scrum. 

Nesse livro de cabeceira há muito do que deve ser desvendado sobre o método.

O que é Scrum e o Scrum Guide?

Desenvolvido e mantido pelos criadores do Scrum, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Guia do Scrum é o primeiro manual de consulta sobre essa metodologia. Esse material sofre algumas atualizações de tempos em tempos para manter em dia as inovações desse método ágil. A última ocorreu em 2017.

No documento, as regras e o funcionamento do Scrum estão descritos de forma bem concisa e objetiva. Mas o que é Scrum?

Segundo o próprio Guia, a metodologia Scrum é uma ferramenta para desenvolver, entregar e manter produtos complexos. O guia Scrum também define a metodologia como leve e simples de entender para ser aplicado na resolução de problemas.

O Scrum é composto por papéis fundamentais, artefatos, regras e eventos para o desenvolvimento ágil, que agrega mais valor aos produtos e serviços com entregas mais rápidas (Sprints) e focadas na melhoria contínua, com abordagem iterativa e incremental. Com o Scrum, é possível empregar vários processos ou técnicas.

Cada componente dentro da ferramenta vai servir a um propósito específico e é fundamental para o sucesso do método.

O guia Scrum fornece aos seus leitores todos os elementos e informações fundamentais sobre o Scrum, como:

  • Os papéis: Scrum Master, Proprietário do Produto (Product Owner) e equipe de desenvolvimento (normalmente a equipe deve ser pequena, flexível e adaptativa);

  • Cerimônias: Sprint, Planejamento de Sprint, Daily Scrum stand up, Revisão da Sprint, Retrospectiva da Sprint e Refinamento do blocklog do produto (lista de pendências);

  • Os artefatos: Backlog do produto, backlog da sprint e incremento (melhoria contínua).

O Scrum preza por três pilares em sua teoria:

  • Transparência: para que os envolvidos tendo total clareza dos requisitos do projeto e o mesmo entendimento sobre suas funções;

  • Inspeção: usuários devem inspecionam frequentemente os artefatos e progresso em direção ao objetivo a Sprint;

  • Adaptação: o processo ou material deve ser ajustado sempre que for comprovada pelo inspetor desvios inaceitáveis. 

Com essas bases, conforme está descrito no próprio Guia, o Scrum pode ser utilizado tanto para empresas de desenvolvimento de software como  para outros tipos de negócios, governos ou até escolas.

Segundo o Guia Scrum de Ken Schwaber e Jeff Sutherland, desde 1990, o método foi desenvolvido para gerenciar e desenvolver produtos, mas depois passou a ter outras funções como:

  • Identificar e pesquisar tecnologias, funcionalidades e mercados viáveis;

  • Desenvolver e liberar produtos e melhorias frequentes;

  • Sustentar a nuvem e outros ambientes operacionais para uso de produtos, além de renovar produtos. 

As atualizações forneceram definições com mais clareza sobre o uso do Scrum, o refinamento do papel do Scrum Master, que é o líder servidor e guardião da metodologia; as reuniões diárias (Scrum Guide Daily) que devem ser rápidas (até 15 minutos) e são direcionadas à inspeção e adaptação do projeto; e o processo de incremento (melhoria contínua), que não deve ser opcional, é obrigatório buscar novas formas de atuar e gerar mais valor. 

Guia do Scrum ajuda a praticar e entender o método?

Em teoria, o Guia ajuda sim porque traz a definição da metodologia ágil, usos e valores, descrição das funções, artefatos e eventos, regras, transparência do artefato, definição de pronto, etc. Porém, existem complementos sobre Scrum que não estão cobertos pelo Guia como:

  • As  raízes do Scrum e do Agile;

  • Stories e formatos das histórias;

  • Estimativas;

  • Planning poker;

  • Critérios de aceitação;

  • Técnicas de priorização;

  • Gráficos burndown e burnup;

  • Mapeamento de fluxo de valor, Kanban e princípios Lean.

Ainda assim, quem quiser as bases do Scrum pode baixar um material do Scrum Guide em português (Scrum Guide Portuguese) no Scrumguides.org

Mas para obter mais informações e esclarecimentos para ter uma experiência melhor com a metodologia ágil, o ideal é buscar um treinamento mais completo. Na Robson Camargo Projetos e Negócios, o curso Métodos Ágeis Scrum Master, o programa reúne todas as informações básicas, com esclarecimentos de professores experst no método, além de várias informações adicionais que não constam no Scrum Guide, como:

  • Entendimento do Manifesto Ágil;

  • Conceitos de Lean e Kanban

  • Diferença entre os processos empíricos (ágeis) e preditivos (método cascata);

  • Requisitos e user stories;

  • MVP, entre outros temas.

Além de aprofundar o conhecimento na metodologia, esse curso vai preparar o candidato para uma certificação Scrum Master também.

Ter uma certificação vai garantir ao profissional mais valorização no mercado, satisfação dos clientes, espírito colaborativo para uma liderança eficaz e aprimoramento do gerenciamento tradicional de projetos.

Veja esse vídeo agora para entender quando realizar e o que fazer nas reuniões dos Métodos Ágeis:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc. 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!