Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Tipos de planejamento: conheça 5 opções para atingir suas metas

Tipos de planejamento: conheça 5 opções para atingir suas metas

Tipos de planejamento: conheça 5 opções para atingir suas metas

  • 20/8/2019
  • Robson Camargo

 

Planejar é uma das quatro funções principais do gerenciamento de projetos, portanto, em algum momento um profissional do área vai se deparar com a necessidade empresarial de realizar algum dos tipos de planejamento.

Muito provavelmente, o que mais se ouve falar é o estratégico, mas essa opção pode ser desmembrada em outros tipos de planejamentos para finalidades mais específicas e que vão compor o primeiro.

Vamos entender quantos tipos de planejamento existem?

O que é planejamento e os tipos de planejamento?

Planejamento é uma necessidade organizacional das empresas, funciona como uma preparação, indispensável em qualquer ramo de atividade. Especialmente para esse momento atual de mudanças muito rápidas e grandes incertezas, ter essa carta na manga pode ser extremamente eficaz para atingir metas.

Mas seja para nortear as ações e resultados duradouros da empresa ou para algum projeto específico, com tempo determinado, é preciso saber quais dos tipos de planejamento organizacional utilizar.

Autor brasileiro da área de administração, formado na Fundação Getúlio Vargas, Idalberto Chiavenato sempre definiu planejamento como uma técnica para observar incerteza sobre o futuro e permitir mais consistência no desempenho das obrigações. É um tipo de tomada antecipada de ações para “não ser pego com calças curtas”, em termos populares.

Os tipos de planejamento, segundo Chiavenato, surgiram devido ao crescimento das organizações, o avanço tecnológico e a maior concorrência entre elas. Com esse cenário, planejar é saber onde se quer chegar.

Portanto, nada mais atual no gerenciamento do que investir nos tipos de planejamentos para suas empreitadas.

Quais os tipos de planejamento?

Um bom gerente de projetos é sempre um estrategista, por isso, o planejamento estratégico é sempre um dos primeiros que acabam fazendo parte de sua lista, porém,  os tipos de planejamento estratégico, tático e operacional são formas importantes de atingir objetivos da organização.

Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.

Tipos de planejamento estratégico

O planejamento estratégico pode ser voltado para uma corporação de modo geral ou para um negócio específico.

Em nível estratégico, planejar consiste em tomar os seguintes tipos de decisões:

-          Determinar os objetivos da organização;

-          Formular uma estratégia para atingir tais objetivos;

-          Implementar essa estratégia. 

Porém, mesmo dentro do planejamento estratégico existem classificações diferentes para cada finalidade: organizacional, profundidade e abordagem.

Planejamento organizacional

A definição de planejamento organizacional é o processo de identificação dos objetivos imediatos ou de longo prazo de uma organização. Neste nível estratégico, entram também esse planejamento e tipos de planos tático e operacional.

O planejamento estratégico de negócios é o tipo mais comum, com foco em negócios específicos, pode estar voltado a obter vantagem competitiva em um setor específico ou mercado.

Um planejamento estratégico corporativo pode ser ser utilizado para os planos gerais de uma corporação e funciona como uma espécie de guia para os demais planos, está relacionado com a missão da empresa. Ajuda a corporação a manter metas que a ajudarão a estar no topo do seu mercado.

Planejamento Tático

Os planos táticos vão funcionar como apoiadores do planejamento estratégico, vão dar suporte ao que foi planejado e serão traduzidos como planos específicos que vão dar condições de execução ao que foi planejado no nível estratégico.

O planejamento tático tem muito a ver com funcionalidade e responsabilidade dos setores em cumprir os objetivos do planejamento estratégico em suas respectivas parcelas.

Pode incluir novos processos de fabricação, aumento de produtividade e até novas rotas de distribuição que otimizem os resultados. 

Plano Operacional

Os tipos de planejamento operacional têm a ver com as funções que devem ser executadas, são ideias, ações e estratégicas que são colocadas em prática, para que o objetivo determinado comece a tomar forma.

Muitas vezes, o plano operacional é desenvolvido por supervisores, líderes de equipe e até facilitadores no sentido de apoiar os planos táticos.

 


Planejamento de Profundidade

Entre os tipos de planejamento administrativo, a classificação de profundidade também tem relevância dentro do processo de atingir metas. Inclui renovação, replanejamento e atualização da estratégia.

A renovação estratégica acontece quando há insatisfação dos líderes com os resultados ou até mesmo riscos de mercado que podem impactar fortemente a corporação. É um planejamento que deve ser utilizado de forma mais emergencial, para mudanças significativas.

Já o replanejamento tem a ver com redefinir as estratégicas de forma mais suave, utilizando o que já foi pensado antes, procurando aproveitar as experiências do que já foi feito, porém realizando um ciclo completo de planejamento. Neste processo, novidades podem surgir e algumas mudanças também.

Já a atualização estratégica mantém a estratégia e os resultados obtidos com ela.

Planejamento de abordagem

O planejamento estratégico também pode ser realizado por classificação pela abordagem, que consiste em usar metodologias clássicas ou contemporâneas.

Na metodologia clássica, trabalha-se com a resolução de problemas conhecidos e futuros riscos. Para isso, algumas abordagens como Análise de Swot ou Matriz Swot pode ser adotada.

A Análise SWOT, também conhecida e amplamente aplicada no Brasil, pelo nome Matriz FOFA ou FFOA, são siglas que em português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, e derivam do idioma inglês, que por sua vez significam Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

Já na metodologia contemporânea, os gerentes de projeto usam outros métodos para formulação do planejamento estratégico, como o Canvas de Projeto ou até mesmo do PM Visual, que é uma decomposição sobre as áreas que envolvem qualquer projeto, em reuniões de apenas um dia. Além disso, existe a abordagem do Design Thinking, que adota um processo também mais colaborativo.

O Design Thinking é uma forma de planejamento para os designers em todos os aspectos do negócio em uma empresa, desenvolvendo a descoberta de soluções.

Com essa abordagem, o pensamento é organizado diferentemente do habitual e se estrutura dentro de um modelo mental que faz com que as soluções criadas sejam mais acertadas e “desejáveis” pelas pessoas, e tenha foco no usuário.

Entendeu quais os tipos de planejamento administrativos que você pode utilizar para suas estratégias?

Qualquer dúvida, fale conosco!

Veja como as pessoas planejam projetos hoje em dia:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!