Validação de escopo: como formalizar as entregas do projeto?
- 25//2019
- Robson Camargo
A validação de escopo consiste em obter a aceitação formal das entregas durante o monitoramento e controle do projeto com o cliente ou patrocinador.
Embora muita gente confunda declaração de escopo com a validação do escopo. Lembramos que a confusão não procede porque a declaração de escopo deve ser aprovada antes do trabalho ser iniciado, e a validação é feita conforme as entregas são finalizadas. Saiba mais lendo este post até o fim!
Quando ocorre a validação do escopo?
Lembrando que escopo – significado: é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
Validar o escopo é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto. E deve ser feita sempre que uma entrega for concluída e, como consequência obter a confirmação formal por parte do cliente que tudo está sendo realizado conforme o combinado.
A validação formal das entregas parciais tem por objetivo aumentar a chance de encerrar o projeto com sucesso e sem imprevistos.
É importante ressaltar que a verificação do escopo difere do controle de qualidade, uma vez que a verificação do escopo tem foco principal na aceitação das entregas, enquanto o controle da qualidade se interessa com a precisão das mesmas e pelo alcance dos requisitos de qualidade especificados para elas.
Segundo o PMI (2008), “o controle de qualidade é normalmente feito antes da verificação do escopo, mas os dois processos podem ser executados paralelamente”.
Lembrando que o processo de Validar o Escopo é uma das etapas do Gerenciamento de Escopo de Projeto, que é o conjunto dos processos essenciais para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para ter sucesso.
Os processos que fazem parte desse conjunto são:
- planejar o gerenciamento de escopo;
- coletar os requisitos;
- definir o escopo;
- criar a EAP;
- validar o escopo;
- e controlar o escopo.
Para mantermos a qualidade e padrão na Validação do Escopo devemos seguir um fluxo de processos definidos no Guia PMBOK.
Entradas
Plano de Gerenciamento do Escopo - consiste na utilização do plano de Gerenciamento do Escopo e com uso de especificações verificar etapas que devem acontecer o aceite formal – Validação do Escopo.
Documentação dos requisitos - documentação que relaciona requisitos do projeto e de todo, serviço, resultado ou dados técnicos. Baseado em critérios de aceitação.
Matriz de rastreabilidade dos requisitos - tem o objetivo de ligar os requisitos às suas origens e possibilita rastrear os requisitos durante todo o ciclo de vida do projeto.
Entregas verificadas - verificação de entregas de projeto já concluídas e verificadas, em relação a qualidade definida para entrega, pelo processo controlar qualidade.
Dados de desempenho de trabalho - utilização de indicadores de desempenho para verificar não conformidades e gravidade.
Técnicas e Ferramentas
Inspeção - também chamada de revisão, auditoria de processo. Inspeção é definida pelas atividades de medição, análise e validação e tem o objetivo de verificar se as entregas e os trabalhos atendem aos requisitos e critérios de aceitação.
Técnicas de tomada de decisão em grupo - metodologia utilizada para avaliar se todas as entregas estão ou não de acordo com os requisitos e se serão aceitas.
Saídas
Entregas aceitas - entregas que estão de acordo com os requisitos estipulados são formalmente aprovadas e validadas pelo cliente ou patrocinador.
Solicitações de mudanças - entregas não aceitas por não estarem em conformidade com os requisitos estipulados são documentadas. Neste caso, é necessário seguir o processo formal de mudanças.
Informações sobre desempenho do trabalho - documentação de informações sobre desempenho do processo que inclui entregas iniciadas, entregas concluídas, entre outros.
Atualizações no documento do projeto - documentação que tem por objetivo o relato do progresso de conclusão do projeto, onde é necessária transparência de informações.
Desta forma podemos concluir que o processo de validação do escopo é fundamental, pois quando se tem os aceites formais para as entregas parciais do projeto, maior é a chance de encerrar o projeto com sucesso e sem imprevistos.
Da mesma forma que muito do sucesso dos projetos depende do planejamento e de um eficiente acompanhamento de projetos.
Conseguiu acompanhar toda a explicação? Ficou claro a necessidade da validação de escopo? Qualquer dúvida, fale com a gente!
Entenda um pouco mais sobre escopo com esse vídeo:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário