Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Entenda o que é PMBOK: o guia que vai dar um up na sua carreira

Entenda o que é PMBOK: o guia que vai dar um up na sua carreira

Entenda o que é PMBOK: o guia que vai dar um up na sua carreira

  • 04/02/20222
  • Robson Camargo

 

O GUIA PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) é um GUIA DE MELHORES PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, ou seja, consiste em uma padronização que identifica e conceitua o que pode ser aplicado em termos de processos, ferramentas e técnicas da gestão de projetos, norteado por PRINCÍPIOS e DOMÍNIOS DE DESEMPENHO. As práticas existentes neste guia podem ser aplicadas para qualquer abordagem: Cascata, Ágil ou Híbrido.

A gestão de projetos, nos últimos anos, se tornou essencial para o bom desempenho de uma empresa de qualquer área de atuação. Com o passar dos anos, novas técnicas foram criadas e aprimoradas para o gerenciamento de prioridades, prazos e custos nos projetos. O PMBOK é um de seus principais exemplos. Veja neste post a relevância do PMBOK® para o sucesso de um negócio.

O que é PMBOK®?

Ele é um guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos. As orientações do Guia PMBOK® não devem ser seguidas à risca, já que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais. 

O PMBOK® é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada. Sua publicação é regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute) a cada 4 anos, aproximadamente.Atualmente o Guia se encontra na 7a. Edição. Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.

Antes de continuarmos, um intervalo para explicar o que é PMI. O Project Management Institute (PMI) é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.

No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, uma vez que conta com mais de 650 mil – em mais de 185 países. O escritório central localiza-se em Newtown Square, na periferia da cidade da Filadélfia, na Pensilvânia (Estados Unidos).

Os principais objetivos do PMI são:

- Formular padrões profissionais de gestão de projetos;

- Gerar conhecimento por intermédio da investigação;

- Promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

Pois bem, agora que você já sabe o que é PMI, saiba que a primeira edição do PMBOK® surgiu em 1996. E, em média, como dissemos, a cada 4 anos o PMI reedita o PMBOK®.

Ao revisar e publicar o PMBOK, o PMI visa oferecer um conjunto de melhores práticas que se forem seguidas no gerenciamento de projetos aumentarão as chances de sucesso.

Por exemplo, no novo Guia PMBOK® 7ª Edição foram introduzidos 12 PRINCÍPIOS e 8 DOMÍNIOS DE DESEMPENHO, com um foco bastante grande de liberdade de escolha da melhor abordagem para gerenciar seu projeto, abrangendo os métodos cascata (preditivo) e a Metodologia Ágil. Também, foi dada maior ênfase a cobertura expandida de Métodos Ágeis e outras práticas adaptativas ou ágeis e iterativas (é o processo chamado na programação de repetição de uma ou mais ações.)

Só para relembrar, a Metodologia Ágil surgiu em 2001, quando um grupo de programadores lançou o Manifesto Ágil, pregando uma metodologia que tem como objetivo satisfazer os clientes entregando com rapidez e com maior frequência versões do software conforme as necessidades.

Continuando com o guia: outra vantagem obtida com a publicação do PMBOK® foi a padronização da gestão de projetos. Antes, cada empresa ou gestor definia processos, ferramentas e técnicas únicas para cada tipo de projetos que assumia.

Essa falta de padronização levava a algumas situações embaraçosas como:

_ Dificuldade em determinar em qual momento de seu ciclo de vida o projeto estava;

- Os objetivos dos projetos dificilmente eram documentos e, por isso, quase sempre não eram atingidos;

- Alguns projetos se tornavam processos ou a fase de suporte se perpetuava, o que impedia seu encerramento.

O PMBOK® 6 é fundamentado em dois conceitos principais: as áreas de conhecimento e o processo de gerenciar um projeto.

O PMBOK® 7 é fundamentado em 12 PRINCÍPIOS e DOMÍNIOS DE DESEMPENHO. A soma dos dois representam atualmente o GUIA PMBOK, juntamente com uma biblioteca virtual dispnibilizada no site do pmi (www.pmi.org) chamada 'PMI STANDARD +', disponível para acesso para quem se torna membro do PMI.

A primeira questão está relacionada aos conteúdos que devem ser administrados. Eles são definidos pelos conhecimentos necessários para a composição e a execução das atividades e técnicas a serem realizadas. Seus principais exemplos são o escopo, a integração, o tempo e o custo.

Já a segunda parte é focada nas etapas essenciais da gestão de projetos. Ela as divide em grupos e subgrupos que facilitam a aplicação e o acompanhamento das atividades, como: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.

Qual é a importância?

O PMBOK®é considerado um guia e não uma metodologia. A princípio, podem parecer expressões equivalentes, mas não são: metodologias normalmente são baseadas em sistemas de gestão empresarial que incluem requisitos associados ao cumprimento de determinados objetivos.

Ao denominarmos o PMBOK® como um guia, significa que deve ser utilizado como uma referência de conhecimento para gestão de projetos, precisa ser adaptada para cada ambiente empresarial. O guia não determina qualquer requisito ou obrigatoriedade, ele apenas documenta e disponibiliza as boas práticas.

Ao saber o que é PMBOK®, você conhece as melhores práticas de gerenciamento de projetos, podendo aplicá-las em inúmeras áreas de atuação. Esses conceitos podem ser introduzidos em processos simples e que fazem parte do cotidiano de sua empresa, como a criação de um novo software ou a gestão do setor relacionamentos humanos.

Além disso, isso facilita a padronização das atividades, a melhoria do fluxo de informações e dados, a mitigação de riscos, o aumento dos lucros, o controle dos prazos de entrega e a redução de despesas.

Qual a influência do PMP® e PMO nos projetos?

Existe uma maneira de você se tornar um especialista em gestão de projetos reconhecido pelo PMI. Para isso você deve obter a certificação PMP®, que o habilitará a ser um Gerente de Projetos reconhecido internacionalmente por utilizar as melhores práticas do PMBOK®.

Para obter a certificação você pode fazer um Curso PMP®.

O PMBOK® tem se mostrado, portanto, uma excelente diretriz para o gerenciamento de projetos, com sua contribuição indo além do sucesso nos esforços de gestão ao colaborar para a construção de uma cultura universal de planejamento.

Onde aplicar o PMBOK®?

As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK® podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e orçamentos.

Infelizmente, porém, é até bastante comum que projetos não sejam percebidos como tais, de forma a não serem gerenciados como deveriam. Com base nisso, é importante se atentar para o fato de que os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que lidamos com eles a todo o momento, como, por exemplo, ao:

- Criar um novo meio de transporte;;

- Construir um prédio ou uma instalação;

-;Desenvolver um site;

-;Conduzir uma campanha publicitária;

-;Implementar um software;

- Organizar uma festa de aniversário.

Quais são os principais benefícios do PMBOK®?

Dentre os vários benefícios que o PMBOK® promove no gerenciamento de projetos, podemos destacar os seguintes:

- Padronização das atividades do gerenciamento do projeto;

- Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;

- Redução da negligência de atividades importantes;

- Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente;

- Controle sobre o andamento do projeto;

- Tratamento otimizado de riscos;

- Potencialização das chances de sucesso do projeto

Gostou do conteúdo deste post sobre PMBOK®? Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!


Uma vez que um Profissional se torna PMP, ele adquire o hábito de trabalhar de forma mais organizada, tanto no cascata/preditivo, quanto no ágil. Nesse momento, começa a sentir a necessidade de a empresa onde ele trabalho ter padrões de metodologias, que são normalmente implemntados por uma área chamada PMO - Project Managemente Office  ou Escritório de Projetos.  

Se a empresa tem profissionais certificados como PMP e um escritório PMO, muito provavelmente terá bastante influência e chances de grandes sucessoes na execução de seus projetos. E ambos, PMPs e PMO, têm a capacidade de utilizar os padrões do PMBOK®.

Só para reforçar, PMO é uma estrutura organizacional e PMO é s sigla em inglês para Escritório de Gerenciamento de Projetos. O termo mais atual está sendo utilizado é VMO - Value Management Office. Mas falaremos disto em outro post.

Outra vantagem de se contar com profissionais ou escritórios certificados é que você tem a garantia de que o seu projeto está sendo amparado por profissionais gabaritados.

E agora veja um vídeo sobre o que é PMO:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, DALSM, PSM-I, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor dos livros Gestão Ágil de Projetos e PM VISUAL - Gestão de Projetos Simples e Eficaz, ambos editados pela editora Saraiva e criador do Método CANVAS DE PROJETOS E PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!