Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Conheça as 10 áreas de conhecimento do PMBOK®

Conheça as 10 áreas de conhecimento do PMBOK®

Conheça as 10 áreas de conhecimento do PMBOK®

  • 7/7/2022
  • Robson Camargo

 

O Guia PMBOK® formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos e também identifica, na comunidade de gerenciamento de projetos, 10 áreas de conhecimento, que caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento.

Para que você compreenda melhor as áreas de conhecimento, vale a pena lembrar que o Guia PMBOK® é um documento que contém a terminologia padrão, melhores práticas e diretrizes referentes ao gerenciamento de projetos.

Quais são as 10 áreas de conhecimento do PMBOK®

O Guia PMBOK ® (Project Management Body of Knowledge - Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos) foi definido e desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI®), um instituto americano focado em trabalhar ações da área de gerenciamento de projetos, que surgiu em 1969.

Atualmente, o guia PMBOK®, que está na 7a. edição, é reconhecido internacionalmente como um recurso essencial para os gerentes de projeto que querem se manter sempre atualizados. As áreas de conhecimento são abordadas com mais profundidade na versão 6 do Guia PMBOK.

O PMBOK® 6a. edição aborda cinco grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento, os quais são usados para categorizar os processos de gerenciamento de projetos necessárias para tocar um projeto.

Além dos grupos de processos, o Guia PMBOK 6a edição traz as 10 áreas de conhecimento: Integração, Escopo, Prazo, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.

1 - Gerenciamento de Integração de projetos

A integração é referente ao processo de combinar ou unir as demais partes de um projeto. Assim, será mais fácil trabalhar em direção a um objetivo comum.

Integração significa unificação, consolidação e articulação. O Gerenciamento da Integração trata das dependências e inter-relações mútuas entre todas as áreas de conhecimento e seus processos.

Gerenciar a integração do projeto envolve também garantir que os componentes do projeto trabalhem bem juntos – e é papel do gerente de projetos fazer que isso aconteça. Exige habilidades em negociação e gerenciamento de conflitos de interesses. Também exige habilidades gerais de gerenciamento, boa comunicação, organização, familiaridade técnica com o produto, negociação e inteligência emocional.

2 - Gerenciamento do Escopo do projeto

O Gerenciamento do Escopo inclui processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário e somente o trabalho necessário para concluir o projeto com sucesso. O objetivo é definir e controlar o que faz parte do projeto e o que não faz parte, assim, evita-se que o escopo do projeto se expanda de forma inadequada conforme o tempo passa. Mudanças vão existir e é natural. O importante é saber gerenciar os pedidos de mudança de escopo que surgirem.

O escopo é o coração do projeto. O escopo do projeto difere-se do escopo do produto. O escopo do projeto define o trabalho necessário para fazer o produto, e o escopo do produto refere-se às características desejadas do produto que está sendo criado.

3 - Gerenciamento do Cronograma

O gerenciamento do cronograma inclui processos necessários para estimar as tarefas, seus recursos e durações, de modo a gerenciar o projeto para o términar dentro do prazo aprovado pelo sponsor ou cliente.

Também chamado de gerenciamento de tempo em edições anteriores à sexta edição do Guia PMBOK®. C cronograma visa manter uma sequência de atividades com suas respectivas relações e dependências com outras tarefas, juntamente com suas estimativas. Dessa forma, busca-se o cumprimento de prazos e responsabilidades. Porém, podem ocorrer ajustes dos prazos, se necessário.

 

 

4 - Gerenciamento de Custos

A Gestão de Custos inclui processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

Assim, é possível manter os custos com mão-de-obra, materiais e equipamentos dentro do orçamento inicialmente aprovado.

Os processos de gerência do custo do projeto incluem:

  • Planejar o gerenciamento dos custos: determinar como o gerenciamento de custos será feito;

  • Estimar os custos: desenvolver uma aproximação dos gastos com os recursos necessários para execução do projeto;

  • Determinar o orçamento: agregar os custos estimados de atividades ou de pacotes individuais de trabalho para estabelecer a baseline de custo;

  • Controlar os custos: influenciar nos fatores que geram uma variação de custo e controlar as mudanças de orçamento do projeto.

5 - Gerenciamento da Qualidade

O Gerenciamento da Qualidade inclui processos e atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, critérios, métricas, requisitos e responsabilidades de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido.

Essa é a área de conhecimento que apesar de muito falada em termos de desejo em relação ao produto final, as pessoas menos aplicam em seus projetos na vida real.

É muito importante traduzir em CRITÉRIOS e MÉTRICAS o que significa qualidade para os stakeholders do projeto.

6 - Gerenciamento de Recursos do projeto

Inclui todos os processos que organizam e gerenciam os recursos físicos e a equipe do projeto. Faz parte desta área do conhecimento descrever as necessidades de equipamentos materiais e de pessoal com suas respectivas capacidades e habilidades exigidas pelo projeto.

Com relação aos recursos humanos, o foco é utilizar conhecimento, experiência e habilidades de cada um da maneira mais proveitosa possível, além de envolvê-los nas fases iniciais do projeto, para agregar conhecimento, ajudar no planejamento de forma conjunta e fortalecer o comprometimento.

7 - Gerenciamento de Comunicações

O gerenciamento das Comunicações inclui todos os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada. O foco é manter todos os stakholders na "mesma página", enviando as informações necessárias para cada um no tempo certo e na melhor maneira conforme o nível hierárquico de cada um, por exemplo: para executivos informações mais consolidadas, para técnicos informações mais detalhadas.

8- Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de Riscos inclui processos de planejamento, identificação, análise, estabelecendo também um plano de resposta para tratar de problemas que possam surgir, bem como o monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento de riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. A análise de probabilidade e impacto pode ser de forma qualitativa ou quantitativa. O mais comum é o uso da análise qualitativa, com a elaboração de uma Matriz PxI (probabilidade versus impacto). Entretanto, a análise quantitativa é mais precisa, porém mais trabalhosa de se fazer.

9 - Gerenciamento de Aquisições do projeto

O gerenciamento das Aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos ao projeto e abrange o gerenciamento de contratos. Neste ponto, abordamos o gerenciamento das aquisições do ponto de vista do comprador.

10 - Gestão de Partes Interessadas do projeto

A gestão das partes interessadas ou stakeholders entrou como área de conhecimento na quinta edição do Guia PMBOK®.

O Gerenciamento das Partes Interessadas inclui processos de identificação, planejamento, engajamento e gerenciamento das partes interessadas. Os objetivos do gerenciamento das partes interessadas é aumentar o suporte e comprometimento dos stakeholders ao projeto. Para isso, são utilizadas estratégias para identificar e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

Essa área de conheimento ainda caem no exame PMP, apesar de já estar vigorando o Guia PMBOK 7a. edição, ambos válidos: 6a e 7a edição.

Ficou alguma dúvida sobre as 10 áreas de conhecimento do PMBOK® 6a. edição? Manda aqui pra gente! Mas agora veja um vídeo que aborda mais sobre o guia:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, DALSM, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL e autor do livro Gestão ÁGil de Projetos, ambos editados pela Editora Saraiva. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 17 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!