Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

PMI e a mudança no exame PMP® desde Janeiro/2021

PMI e a mudança no exame PMP® desde Janeiro/2021

PMI e a mudança no exame PMP® desde Janeiro/2021

Se você trabalha como Gerente de Projetos, já sabe que o mercado só contrata pessoas que são certificadas como PMP®, salvo raras exceções. Então, gostaria de compartilhar para vocês algumas informações que podem norteá-lo a obter essa valorizada Certificação.

  • 20/07/2021
  • Robson Camargo

 

Veja um vídeo sobre a importância da Certificação PMP®:

 

Em janeiro deste ano, o PMI (Professional Management Institute) implementou uma importante mudança no conteúdo do exame de certificação PMP®, agora inclui Métodos Ágeis, Pessoas, Processos e Negócios.

 

Por que a prova de certificação mudou?

Em um intervalo que varia entre 3 e 5 anos, o PMI realiza alterações nos seus exames de certificação a partir de pesquisas realizadas com os especialistas de organizações líderes em todo o mundo no setor de gerenciamento de projetos.

O exame de certificação avalia o conhecimento do gerente de projeto a partir das diretrizes orientadas pelo PMI, sua competência e criticidade para executar os padrões globais do setor, da forma mais atualizada e abrangente possível.

Esse trabalho demonstra a evolução dos profissionais, os impactos das tendências emergentes e o nível de responsabilidade dos gerentes de projetos.

Na pesquisa realizada pela Global Practice Analysis foi detectado que diversas tendências da profissão ainda não estavam presentes no conteúdo da prova anterior, sobretudo referente aos Métodos Ágeis. Para o PMI, é imperativo que o exame PMP® reflita com precisão as práticas mais atualizadas dentro do setor.

 

O que mudou no exame de Certificação PMP®?

As tendências apontadas pela nova pesquisa motivaram o foco do exame em três novos domínios:

  • Pessoas: habilidades e atividades do profissional na liderança das equipes;
  • Processo: aspectos técnicos do gerenciamento de projetos;
  • Ambiente de negócios: destaque para a conexão entre os negócios e estratégia organizacional.

Com estas novas abordagens, todas as perguntas foram escritas e revisadas por profissionais altamente qualificados.

O novo conteúdo agora inclui as abordagens preditivas, ágeis e híbridas nos três domínios. No novo exame, as abordagens preditivas correspondem a 50%, enquanto as ágeis e híbridas somam os outros 50%.

 

Qual versão do Guia PMBOK® e Guia Ágil são válidas?

A versão válida do Guia PMBOK® é a 6a. - Sexta edição e o Guia Ágil é a versão de 2017.
E a 7a edição do Guia PMBOK? Ainda não saiu – deve ser lançado oficialmente em Agosto/2021, e caso ocorra alguma nova mudança na prova deve ocorrer em 2022. Porém, acredito que não haverá nenhuma nova mudança na prova no próximo ano.

 

Dicas para passar no exame PMP 2021

1. Faça um curso Preparatório – Poucas pessoas são super disciplinadas a ponto de estudar sozinhos. O caminho é árduo e longo. Portanto, um curso preparatório pode te guiar nos estudos, explicar vários conceitos que por vezes parecem ser simples de entender apenas com a leitura. Além disso, o fato de encontrar outras pessoas que estão no “mesmo barco” ajuda muito, sem contar que durante o curso são apresentadas uma série de dicas importantes sobre como responder algumas perguntas.

2. Monte um cronograma de estudo – O ideal é estudar 2 áreas de conhecimento por semana, dando um total de 10 a 12 horas semanais, além das aulas do curso preparatório. Nos cursos da RC ROBSON CAMARGO por exemplo, são ministradas 8 horas aula por semana. Portanto, somando os estudos extra sala totaliza 20 horas.

3. Leitura, Questões, Leitura, Questões – Faça a leitura dos Capítulos do PMBOK 6.0 e do Guia Ágil do PMI 2017 conforme seu cronograma Em seguida a cada capítulo lido, faça questões de simulado correspondentes. E lembre-se que o PMP agora contém perguntas sobre Métodos Ágeis.

4. Monte um grupo de estudos – Após ter respondido as questões individualmente, discuta as questões em grupo de 3 ou 4 pessoas. Essa discussão, de cerca de 100 questões em grupo por semana, faz com que o grupo aprofunde mais em cada tópico e elimine todas as últimas dúvidas referentes ao tópico de estudos em questão. Caso, após a discussão em grupo ainda permaneça dúvidas, procure o “seu guru” para esclarecê-las.

5. Santifique seu local e horário de estudo – todos seus familiares devem saber que naquele horário e local você estará estudando. Se precisar, cole uma placa de “Por favor, me ajude, preciso estudar. Outro ponto: desligue seu celular, coloque seu filho para dormir, pegue papel, caneta, lápis, borracha, apontador, água, coca, comida, enfim, tudo o que precisar. Mas não interrompa o seu horário de estudo. Lembre-se: você precisa de tempo para se concentrar. É quase uma estratégia de guerra.

6. Não Decore, entenda – decorar alguma coisa até pode mas procure entender o que está estudando.

7. Faça simulados e mantenha um ciclo repetitivo – Faça simulados quando terminar cada capítulo estudado, mas principalmente ao terminar um grupo de capítulos. Quanto a simulados disponíveis no mercado, recomendo o PM TOTAL, o qual também está disponível para ser adquirido neste site (Clique Aqui).

8. Treine o tempo do exame – Ao responder perguntas ou fazer simulado coloque um relógio startando um cronômetro e vá se acostumando com essa ‘pressão’.  Você terá cerca de 1 minuto e 10 segundos para cada questão.

 

Última dica:

Além de se tornar um PMP, use o conhecimento - No mercado de trabalho, assim que você se tornar um PMP, mostre que você não tem apenas o título da profissão, mas que você é bom mesmo. Muitas pessoas dizem “Fulano é PMP mas não sabe nada! Foi lá, decorou e passou”.

Se precisar de algo conte comigo!

 

 

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I DISCIPLINNED AGILE, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!