Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Técnicas de apresentação para performances excelentes

Técnicas de apresentação para performances excelentes

Técnicas de apresentação para performances excelentes

  • 19/1/2018
  • Robson Camargo

 

tecnicas de apresentacao

Segundo pesquisas, um dos grandes medos das pessoas é falar em público, mas em ambientes profissionais é mais do que necessário conhecer técnicas de apresentação para atingir seu potencial máximo para apresentar uma ideia para público, liderados, clientes ou até seus superiores.

Mas quando se pensa em uma apresentação empolgante, muita gente vê o exemplo de Steve Jobs, que transformava o lançamento de um produto em um verdadeiro show.

Será que ele conhecia técnicas de apresentação em público? Será que ele ficava nervoso? É claro que ele sabia como conquistar a plateia, nem que para isso tenha desenvolvido suas próprias técnicas de apresentação.

Técnicas de apresentação: quem não quer ser claro e objetivo?

Assim como Steve Jobs, há muitos outros empresários e profissionais do gerenciamento de projetos que dão show de técnicas de apresentação em suas performances.

E quem não quer ser como eles? Expor as ideias de forma clara, bem organizada e de um jeito atrativo precisa ser uma das habilidades de todo profissional.

Para que uma apresentação seja um sucesso temos que dividir em duas partes: A APRESENTAÇÃO EM SI e O APRESENTADOR.  Para desenvolver um modelo de apresentação impactante, existem dois Canvas criado por Marilia Queiroz que podem ajudar muito a pensar e estruturar as ideias:

 

Canvas 1: de investigação

imagem 1 tecnicas

 

Esse primeiro Canvas é para levantamento de informações: que é o público, qual o objetivo com a apresentação, quais características deve ter o apresentador, quanto tempo se tem disponível para a apresentação e como será a sala, o ambiente da apresentação.

Já o segundo Canvas, apresentado a seguir, ajudará a estruturar as informações a serem passadas: o que precisa levantar, coletar de informações, organizar em blocos de informação, extrair o que é importante de tudo o que foi coletado, estruturar em começo, meio e fim, ou seja, o que se pretende apresentar no início, no meio que é o principal e no encerramento para marcar, e por último como será elaborado: PPT, amostra, sem PPT ou outra forma.

 Canvas 2: montagem de rota

imagem 2 tecnicas

O que você deve dominar para sua apresentação em público?

Agora quanto ao Apresentador: cada um tem um estilo, e dentro do seu próprio estilo é que deve ser trabalhado para alcançar os resultados pretendidos, usando as linguagens verbal e não verbal, corporal de uma maneira eficiente, harmônica e eficaz.

Um dos principais segredos está na preparação. Slides prontos, ou se não for utilizar slide, roteiro pronto, ótimo. Agora, estude sua apresentação. Percorra mentalmente o começo, meio e fim. Se achar necessário, ensaie sua apresentação, sozinho ou apresentando para alguém.

Na hora da apresentação: no início é muito importante criar uma conexão com a plateia e dominar as suas emoções, afinal, todo mundo, em situações mais importantes, tende a sentir um frio na barriga, nos primeiros instantes.

Por isso é muito importante procurar eliminar ou ao menos diminuir o nervosismo, se houver, antes da apresentação. E cada um tem um método próprio para relaxar.

Durante a apresentação procure manter o foco na mensagem que quer transmitir e dominar sua linguagem corporal a fim de mostrar-se seguro para proporcionar energia e impacto à apresentação.

Se a sua apresentação estiver mentalmente internalizada, isso deverá acontecer naturalmente. Lembre-se, se você está apresentado e se preparou é a pessoa que mais conhece do assunto naquele contexto. Ainda que haja outra pessoa que entenda mais do assunto em questão, você se preparou. Então, vá em frente que vai dar tudo certo.

É claro que existem muitas técnicas de apresentação, e, sem dúvida, sugiro fortemente que faça parte da sua qualificação profissional. Invista nisto, e vai perceber como seus liderados ou clientes passarão a te olhar com outros olhos quando vê-lo expondo melhor suas ideias, e fazendo melhor uso das palavras e da expressão corporal.

Algumas técnicas de apresentação

Existem algumas técnicas para apresentação em público que posso expor aqui que talvez possa ajudá-lo:

  • Primeiro organize suas ideias em uma folha, com lápis e papel, utilizando os dois Canvas apresentados anteriormente, e só depois parta para fazer uso de suas técnicas de apresentação em power point. Nisto está incluído pensar em maneiras atraentes de fazer a sua apresentação, o que vai se dito, ideia e sentimentos que quer passar, de onde vem sua empolgação com o tema, o que quer conquistar nas pessoas.
  • Pesquise quem será seu público, para dar o tom adequado.
  • Uma técnica de apresentação é criar power points elegantes, claros, limpos, sem muito texto nos slides, procurando colocar itens com frases objetivas e impactantes, e dependendo do público ser bem direto.
  • Antes da apresentação, edite muitas vezes sua apresentação, para ser o mais objetivo possível e, se necessário, ensaie, ensaie e ensaie, incontáveis vezes, até ter segurança do que dirá.
  • Pense sempre de maneira positiva, e o quão importante será expor aquelas ideias.
  • Crie uma estrutura com começo, meio e fim. Sua apresentação tem que ser fluida, como se estivesse contando uma história.
  • Relaxe e elimine o nervosismo antes de expor suas ideias.
  • No momento da apresentação, quebre o gelo
  • Se algo como as ferramentas tecnológicas não der tão certo, procure tratar com naturalidade, e dependendo da situação e ambiente ria do fato.
  • Atenção ao tempo: se você tiver 20 minutos, procure ficar dentro dos 20 minutos. Se tem 1 hora, 1 hora. É muito chato ter que correr ao final, ou ver as pessoas olhando no relógio e o apresentador falando. As pessoas começam a cochichar: “Ele não vai parar não? “. E isso pode por tudo a perder.
  • Tente visualizar a reação das pessoas.
  • Seja simples, conte uma história de forma relaxada e natural, mas coloque informações objetivas, importantes e pertinentes dentro do contexto.
  • Dê um toque de humor às suas fala, isso cativa a sua plateia.
  • Tenha ritmo e energia, é preferível usar as palavras de forma mais veloz do que fala mole – isso cansa e fica enfadonho.
  • Procure dar muitos exemplos para tudo ficar mais claro do que apenas informações.
  • Instigue seu público a fazer perguntas e interaja com ele.
  • Olhe nos olhos das pessoas.
  • Depois, avalie-se, peça opinião de pessoas que viram sua performance e, se precisar, adapte o que for necessário.

Aqui na RC Robson Camargo Projetos e Negócios temos um curso Técnicas de Apresentação, que pode ajudá-lo a melhorar todos os aspectos em suas apresentações em qualquer lugar, sejam palestras, apresentações em público ou reuniões internas.

O curso de técnicas de apresentação é realizado de forma muito prática e eficiente, e não apenas teoria. O participante entra em cena mesmo. Durante o curso, apresentação acontece de forma individual e você recebe feedbacks do que precisa ser melhorado, com gravação, para poder avaliar, posteriormente.

No curso de apresentação, o profissional vai aprender a desenvolver um modelo de apresentação utilizando os Canvas apresentados e melhorar sua empostação de voz, postura corporal, eliminar alguns vícios e saber como conquistar e manter a atenção da plateia durante todo o tempo.

Espero ter ajudado, caso tenha mais dúvidas, me envie uma mensagem pelo linkedin ou pelo meu site: robsoncamargo.com.br. Será um grande prazer por te ajudar.

Mas para dar mais um esclarecimento sobre a profissão de gerentes de projetos, segue um vídeo abaixo. Espero que goste!

Grande abraço!

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!