Balanced scorecard: como funciona e como aplicar?
- 24/10/2019
- Robson Camargo
Muitos empresários buscam uma maneira de medir o desempenho da empresa de forma holística. A boa notícia é que essa ferramenta já existe: é o Balanced Scorecard.
Além das métricas de desempenho, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC,
é um mecanismo de gerenciamento que também ajuda a melhorar as funções internas e resultados externos.
Neste texto você vai saber:
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O que é Balanced Scorecard?
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Quem usa o conceito de Balanced Scorecard
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Balanced Scorecard: perspectivas
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Quem usa o conceito Balanced Scorecard
O que é Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia para implementar e gerenciar estratégia, além de ser utilizada para proporcionar feedback às empresas. A sigla BSC pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho.
Foi desenvolvida nos anos 1990 pelos professores Robert S. Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, como uma ferramenta revolucionária que mudou a visão tradicional em receita e saúde financeira das empresas.
O que os professores mudaram basicamente foi conceder mais equilíbrio às funções organizacionais. Antes, as empresas usavam basicamente métricas e objetivos financeiros para realizar suas estratégias.
Segundo palavras dos próprios autores do método, para o Balanced Scorecard, o conceito pode ser explicado assim:
“ A Comunicação do Balanced Scorecard ocorre através de uma estrutura lógica, baseada no gerenciamento de metas estabelecidas; permitindo que os gerentes realoquem recursos físicos, financeiros e humanos para alcançar objetivos estratégicos. Mais do que uma ferramenta de medição de desempenho, o Balanced Scorecard é um tradutor de estratégia e um comunicador de desempenho”.
Então, o BSC (Balanced Scorecard) logo tornou-se muito popular porque coloca luz à quatro perspectivas que não podem sair da vista das organizações: Clientes, Finanças, Processos Internos e Capacidade Organizacional.
Quem usa o conceito de Balanced Scorecard?
Empresas de vários portes utilizam o Balanced Scorecard desde a sua criação em 1992,
por ser uma ferramenta de medição de desempenho combinada e excelente para os diversos tipos de planejamento.
A estimativa é que pelo menos 50% das organizações utilizem esse sistema de gerenciamento de negócios.
Mas a orientação para obter dados mais precisos sobre as perspectivas é que a empresa seja estabelecida há um certo tempo para gerar números comparativos. Por isso, o BSC pode não ser tão indicado para empresas iniciantes.
Com o Balanced Scorecard Indicadores é possível obter alguns benefícios empresariais:
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Realizar um melhor planejamento estratégico, a partir das prioridades descobertas pela ferramenta;
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Melhorar o alinhamento dos projetos com os objetivos gerais da organização
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Medir e comunicar o desempenho de forma clara.
Balanced Scorecard: perspectivas
Quando a empresa consegue ampliar sua capacidade de medir e monitorar cada ponto da cadeia, é possível trazer melhorias importantes em suas estratégias.
Stakeholders/Clientes
As informações a respeito da imagem que os stakeholders e clientes têm das empresas precisam ser conhecidas para avaliar a satisfação deles no que se refere à preço, qualidade e disponibilidade de serviços ou produtos.
É preciso entender se a empresa está atendendo os clientes da maneira que projetou e se os processos precisam ser aprimorados, tanto para obter o reconhecimento deles, como para atrair novos clientes e gerar confiança na marca.
Financeiro
Receitas, vendas e despesas são os itens que devem ser avaliados com
a estratégia em ação Balanced Scorecard.
Sem equilibrar esses três números a empresa não vai ter saúde financeira e, por isso, é
fundamental para entender o desempenho geral da empresa. Por isso, essa perspectiva é um dos principais focos do Balanced Scorecard para fazer uma excelente gestão de custos.
Processos internos
Nessa perspectiva, é a eficiência da empresa que é avaliada pela ferramenta BSC. Neste processo, são analisados desperdício, ritmos ou gargalos no pipeline.
Essas métricas vão permitir mais controle de qualidade e inovação.
Para essa perspectiva do Balanced Scorecard, um exemplo de realização de monitoramento é usar análises estatísticas de atendimento ao cliente/consumidor, métricas de redes sociais e até sites de revisão.
Capacidade organizacional
Nesta perspectiva, o Balanced Scorecard vai analisar o desempenho dos recursos humanos, cultura organizacional, liderança, infraestrutura e tecnologia.
Por exemplo, há softwares de gestão ou planilhas para gerenciar e executar processos? A empresa oferece treinamentos para melhorar habilidades? Os funcionários são certificados?
A utilização do Balanced Scorecard vai demonstrar que as perspectivas se complementam e geram impacto uma nas outras. Para isso, interessante é que nesses treinamentos seja utilizada uma cultura de compartilhamento de informações, para que a empresa funcione de forma mais integrada, que gere satisfação aos clientes e tenha mais retorno financeiro.
É importante analisar esses dados para a empresa funcione de forma melhor e gere mais valor.
Balanced Scorecard: resumo
Se você entendeu BSC, o que é, vai entender que há grandes possibilidades de melhorar o desempenho de sua empresa ao adotar essa ferramenta para definir suas estratégias de crescimento.
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Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
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