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Balanced scorecard: como funciona e como aplicar?

Balanced scorecard: como funciona e como aplicar?

Balanced scorecard: como funciona e como aplicar?

 

  • 24/10/2019
  • Robson Camargo

 

Muitos empresários buscam uma maneira de medir o desempenho da empresa de forma holística. A boa notícia é que essa ferramenta já existe: é o Balanced Scorecard.

Além das métricas de desempenho, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, 

é um mecanismo de gerenciamento que também ajuda a melhorar as funções internas e resultados externos.

Neste texto você vai saber:

  • O que é Balanced Scorecard?

  • Quem usa o conceito de Balanced Scorecard

  • Balanced Scorecard: perspectivas

  • Quem usa o conceito Balanced Scorecard

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia para implementar e gerenciar estratégia, além de ser utilizada para proporcionar feedback às empresas. A sigla BSC pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. 

Foi desenvolvida nos anos 1990 pelos professores Robert S. Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, como uma ferramenta revolucionária que mudou a visão tradicional em receita e saúde financeira das empresas.

O que os professores mudaram basicamente foi conceder mais equilíbrio às funções organizacionais. Antes, as empresas usavam basicamente métricas e objetivos financeiros para realizar suas estratégias.

Segundo palavras dos próprios autores do método, para o Balanced Scorecard, o conceito pode ser explicado assim:
“ A Comunicação do Balanced Scorecard ocorre através de uma estrutura lógica, baseada no gerenciamento de metas estabelecidas; permitindo que os gerentes realoquem recursos físicos, financeiros e humanos para alcançar objetivos estratégicos. Mais do que uma ferramenta de medição de desempenho, o Balanced  Scorecard é um tradutor de estratégia e um comunicador de desempenho”.

Então, o BSC (Balanced Scorecard) logo tornou-se muito popular porque coloca luz à quatro perspectivas que não podem sair da vista das organizações: Clientes, Finanças, Processos Internos e Capacidade Organizacional.

Quem usa o conceito de Balanced Scorecard?

Empresas de vários portes utilizam o Balanced Scorecard desde a sua criação em 1992,

por ser uma ferramenta de medição de desempenho combinada e excelente para os diversos tipos de planejamento. 

A estimativa é que pelo menos 50% das organizações utilizem esse sistema de gerenciamento de negócios.

Mas a orientação para obter dados mais precisos sobre as perspectivas é que a empresa seja estabelecida há um certo tempo para gerar números comparativos. Por isso, o BSC pode não ser tão indicado para empresas iniciantes.

Com o Balanced Scorecard Indicadores é possível obter alguns benefícios empresariais:

  • Realizar um melhor planejamento estratégico, a partir das prioridades descobertas pela ferramenta;

  • Melhorar o alinhamento dos projetos com os objetivos gerais da organização

  • Medir e comunicar o desempenho de forma clara.  

Balanced Scorecard: perspectivas     

Quando a empresa consegue ampliar sua capacidade de medir e monitorar cada ponto da cadeia, é possível trazer melhorias importantes em suas estratégias.

Stakeholders/Clientes

As informações a respeito da imagem que os stakeholders e clientes têm das empresas precisam ser conhecidas para avaliar a satisfação deles no que se refere à preço, qualidade e disponibilidade de serviços ou produtos.

É preciso entender se a empresa está atendendo os clientes da maneira que projetou e se os processos precisam ser aprimorados, tanto para obter o reconhecimento deles, como para atrair novos clientes e gerar confiança na marca.

Financeiro

Receitas, vendas e despesas são os itens que devem ser avaliados com

a estratégia em ação Balanced Scorecard. 

Sem equilibrar esses três números a empresa não vai ter saúde financeira e, por isso, é 

fundamental para entender o desempenho geral da empresa. Por isso, essa perspectiva é um dos principais focos do Balanced Scorecard para fazer uma excelente gestão de custos.

Processos internos

Nessa perspectiva, é a eficiência da empresa que é avaliada pela ferramenta BSC.  Neste processo, são analisados desperdício, ritmos ou gargalos no pipeline.

Essas métricas vão permitir mais controle de qualidade e inovação. 

Para essa perspectiva do Balanced Scorecard, um exemplo de realização de monitoramento é usar análises estatísticas de atendimento ao cliente/consumidor, métricas de redes sociais e até sites de revisão.

Capacidade organizacional

Nesta perspectiva, o Balanced Scorecard vai analisar o desempenho dos recursos humanos, cultura organizacional, liderança, infraestrutura e tecnologia.

Por exemplo, há softwares de gestão ou planilhas para gerenciar e executar processos? A empresa oferece treinamentos para melhorar habilidades? Os funcionários são certificados?

A utilização do Balanced Scorecard vai demonstrar que as perspectivas se complementam e geram impacto uma nas outras. Para isso, interessante é que nesses treinamentos seja utilizada uma cultura de compartilhamento de informações, para que a empresa funcione de forma mais integrada, que gere satisfação aos clientes e tenha mais retorno financeiro.

É importante analisar esses dados para a empresa funcione de forma melhor e gere mais valor.

Balanced Scorecard: resumo

Se você entendeu BSC, o que é, vai entender que há grandes possibilidades de melhorar o desempenho de sua empresa ao adotar essa ferramenta para definir suas estratégias de crescimento.

Agora veja um vídeo que apresenta 5 fatores de sucesso de um projeto:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

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Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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