Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Burndown: conheça o gráfico que mede produtividade

Burndown: conheça o gráfico que mede produtividade

Burndown: conheça o gráfico que mede produtividade

  • 20/01/2020
  • Robson Camargo

 

O Burndown é uma ferramenta visual do Scrum que permite aos gerentes de projeto verificar se o trabalho está dentro do esperado no que se refere ao cronograma.

No Scrum, gráfico Burndown costuma caminhar lado a lado com o Burnup, e ambos ajudam a medir produtividade e desempenho das equipes nos quesitos esforço, tempo e prazo de entrega.

O que é  gráfico Burndown?

Segundo as práticas Scrum, o Burndown é uma ferramenta de medição visual dessa metodologia ágil que apresenta o trabalho concluído por dia em relação à taxa de conclusão projetada para o projeto.

O gráfico foi criado em 2000 por  Ken Schwaber fora da comunidade Scrum, sendo que a primeira utilização foi para gerenciar projetos de software.  

Essa ferramenta é extremamente útil porque não são raras as vezes em que os gerentes de projetos ficam atolados em seus prazos devido aos obstáculos e situações imprevisíveis que ocorrem durante o ciclo de vida de um projeto, e tempo acaba sempre sendo uma restrição que esses profissionais precisam driblar.

Essa representação gráfica é formada por dois eixo: Y (vertical), que vai representar o trabalho que precisa ser realizado, e X (horizontal), que representa o tempo -- quantidade de trabalho, estipulada em dias ou horas, para concluir a demanda.

O que os dados do gráfico nos revelam?

A taxa de progresso da equipe Scrum é denominada de “velocidade”, que vai apontar uma determinada quantidade de pontos da história concluídos por iteração. Então, o Burndown vai medir o progresso da Sprint.

O Burndown chart vai ajudar a coletar dados relacionados ao tempo e ao trabalho, que vai mostrar como a equipe está atuando nas histórias dos usuários de um determinado cliente, apresentando o esforço dedicado em relação à quantidade total de trabalho a cada iteração.

Então, o principal determinante para usar um gráfico Burndown é o que o gerente de projeto está tentando alcançar.

Esse gráfico de produtividade e rapidez é simples, vai ajudar a equipe a enxergar o seu progresso na conclusão de uma Sprint, porque vai rastrear horizontalmente esse progresso. O gráfico gráfico Scrum Burndown não aponta apenas  o cumprimento dos prazos, também mostra como a equipe atuou com o fluxo de atividades. Com essa ferramenta, será possível verificar se a equipe está adiantada, dentro do cronograma ou em atraso.

O Burndown Scrum é representado em duas linhas:

Linha de trabalho ideal

A linha ideal do gráfico de Burndown vai conectar o ponto inicial ao ponto final do trabalho. Vai mostrar a soma das estimativas para todas as tarefas que precisam ser terminadas.

Linha de trabalho real

Essa linha apresenta o trabalho real que permanece na iteração.

No início, o trabalho restante das duas linhas serão iguais, porém, à medida que o projeto progride, a linha real flutua acima e abaixo da linha ideal.

Quais são os benefícios de um gráfico Burndown?

A vantagem mais óbvia do gráfico é a simplicidade, mas o principal benefício é apresentar um relatório de status sempre atualizado de forma visível a todos. Essa característica incentiva que todos estejam envolvidos no trabalho e também atentos a possíveis percalços.

Porém, como esse gráfico não mostra outras ocorrências dentro do ciclo de vida, como alterações no escopo, é ideal trabalhar em paralelo com o Burnup, que é um gráfico de detalhamento.

O que é o gráfico Burnup?

O gráfico Burnup também irá mostrar a quantidade de trabalho concluída, porém, o eixo Y (vertical) vai exibir o ponto que a equipe está durante a Sprint, apresentando quanto progresso já aconteceu, ou seja, é um gráfico de desempenho.

Conhecido também como gráfico de detalhamento é bastante útil para compartilhar com as partes interessadas, enquanto o Burndown é perfeito para as equipes.

No gráfico Burnup, a linha ideal também é uma reta que vai do início do fim, mas as alterações no projeto podem afetar essa linha, que pode sofrer acréscimo ou diminuição de demandas.

Neste gráfico, a linha real, que representa a real produtividade da equipe, pode ser visualizada de 3 formas:

  • A linha que segue o planejamento e vai até o final do cronograma, como o esperado;

  • A linha que não chega ao fim da demanda no fim do cronograma;

  • A linha que chega ao fim, mas sem cumprir o que está planejado.

No Burnup, essas linhas podem ser ajustadas se tarefas inesperadas surgirem e a equipe puder aprender o que for necessário para atingir a meta.

Combinando Burndown e Burnup

O ideal de trabalhar com os dois gráficos é que o Burndown, muitas vezes, pode não demonstrar a produtividade de uma equipe no ponto médio da Sprint, enquanto o Burnup vai mostrar a imagem mais completa, apresentando mais detalhamentos.

Para entender melhor é assim: enquanto o Burndown mostra o que falta para concluir, o Burnup mostra o que já foi cumprido até o momento.

Trabalhar com os dois, permite  uma visão muito clara se tudo está caminhando com o planejado e até mesmo convencer alguns clientes que mudanças constantes no escopo podem gerar problemas na produtividade e desempenho. São ferramentas ótimas para reuniões de equipe ou para stakeholders.

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!