Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Certificação Scrum Master: 7 motivos para ter no currículo

Certificação Scrum Master: 7 motivos para ter no currículo

Certificação Scrum Master: 7 motivos para ter no currículo

  • 17/10/2019
  • Robson Camargo

 

Ultimamente, a demanda das empresas pelos Métodos Ágeis faz com que um profissional com certificação Scrum Master ganhe muito diferencial no mercado.

A certificação vai garantir um upgrade no currículo especialmente porque o profissional terá que atestar seus conhecimentos, habilidades e competências em um exame de renome internacional.

O que é certificação Scrum Master?

A certificação Scrum Master vai permitir conhecimento da metodologia Scrum, uma das práticas ágeis mais populares em uso no mundo.

Esse processo de certificação vai proporcionar aos candidatos entendimento da sistemática da metodologia, que incentiva o trabalho em equipe e progresso iterativo em relação a uma meta apresentada.

Quem está pensando em dar um salto na carreira de gerenciamento de projetos, vai encontrar 7 bons motivos que o levarão a realizar um curso Scrum Master para certificação:

Atrai mais recrutadores para suas competências

Quando você é um profissional certificado tem um atestado de conhecimento das ferramentas, técnicas, princípios e aplicações daquela metodologia.

Os recrutadores sabem que você possui não só o conhecimento mas o conjunto de habilidades que fará seu trabalho muito bem-sucedido.

Entre essas habilidades de quem tem a certificação em Scrum Master podem ser citadas :

  • Ser um verdadeiro guardião das boas práticas da metodologia Scrum;  

  • Ser um líder inspirador engajado na melhoria da equipe;

  • Ter ótimo nível organizacional;

  • Ser flexível para promover adaptações necessárias;

  • Ser um excelente treinador que ensina a fazer e dá liberdade para uma caminhada independente;

  • Ter ótima comunicação e promover a integração;

  • Ser um profissional com escuta ativa e muito observador do andamento do trabalho e das necessidades;

  • Saber compartilhar experiências com o comprometimento da melhoria contínua.

 

Ganha diferenciação no mercado

Em 2017, o Business Insider apontou que os profissionais que têm as certificações Scrum Master estavam entre os mais bem pagos do mercado.

Isso porque a ênfase do trabalho de quem porta uma certificação de Scrum Master é o trabalho em equipe e a eficiência, que permitem mais aberturas de portas.

Garante satisfação de clientes

Como a principal meta do Scrum é fornecer valor aos clientes, é certo que o nível de satisfação deles na entrega dos projetos será maior.

Em um projeto desenvolvido por quem tem a certificação professional Scrum Master, os clientes poderão se envolver mais desde o planejamento à priorização de recursos, o que dá a eles mais participação no processo do desenvolvimento e segurança no resultado.

Isso faz com que os clientes procurem mais organizações onde existam profissionais certificados que vão oferecer mais qualidade no trabalho e produto entregue com mais valor.

Lidera pelo exemplo

Ao estudar para exercer o papel de Scrum Master, a certificação vai garantir ao profissional o conhecimento dos valores, princípios, regras e artefatos do Scrum.

Sendo o guardião das diretrizes dessa metodologia, o Scrum Master poderá ser um verdadeiro orientador dos outros três papéis fundamentais do Scrum: o Product Owner (dono do produto) e equipe de desenvolvimento.

O Scrum Master será o responsável por garantir que o processo de trabalho da metodologia seja implementada em um desenvolvimento de projeto com equipe auto-organizada, com os eventos necessários para a realização de cada fase, do planejamento à execução.

Ele também é responsável e criativo na eliminação dos impedimentos que possam atrasar o projeto. Além disso, consegue minimizar os efeitos de uma mudança durante o transcorrer do projeto, porque promove quebras de status quo. Ou seja, é um líder servidor, à disposição do resultado.

Ajuda equipe a crescer

Como está ciente de todas as necessidades para a realização de um bom trabalho dentro da metodologia Scrum, esse profissional que tem a certificação Agile Scrum Master ajuda a equipe a florescer porque promove a inteligência coletiva e o trabalho colaborativo.

Especialmente porque dá todas as ferramentas necessárias à equipe de desenvolvimento para um trabalho independente de sua presença diariamente. Vai incentivar que a equipe se aproprie do seu próprio processo, tarefas e ambiente.  

Se fizer essa função de forma muito bem-feita, poderá ser um consultor temporário, porque vai ter verdadeiro prazer em orientar o time. Ele permite que cada um esteja ciente de seu papel e tarefa.

Com isso passa a ser respeitado, admirado, inspirador e empático em sua missão.

Avança na jornada do Scrum

Quando um profissional tem uma certificação Scrum Master (PSM) ele fará parte de uma comunidade de especialistas que estão comprometidos com as melhores práticas da metodologia e a melhoria contínua.

Além disso, o profissional certificado também ganha flexibilidade para aprender coisas novas sempre e desaprender o que está ultrapassado, fica engajado no conhecimento desse método ágil e está amparado em uma ótima fonte de orientações para cases diversificados.

Aprimora o gerenciamento tradicional de projetos

Para quem já tem experiência no gerenciamento de projetos tradicional, a certificação CSM (Certified Scrum Master) vai proporcionar aprimoramento das habilidades com o conhecimento desse método ágil, que é uma das tendências apontadas para o setor.

As práticas ágeis já foram incluídas até mesmo no guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos.

O PMBOK, que é editado pelo PMI, é tido como referência no mundo inteiro, traz diretrizes atualizadas e mais avançadas para o segmento.

Como tirar a certificação Scrum Master? 

Quem está pensando em investir nessas competências e habilidades tem a opção de fazer se preparar com o curso Certificação Scrum Master da Robson Camargo Projetos & Negócios.

Nessa certificação Scrum Master, curso preparatório completo, tanto há disponibilidade para turmas presenciais como online.

No treinamento “Métodos Ágeis - Scrum Master - Formação e Preparatório”, além do conhecimento sobre os conceitos do Agile, também há diversos ensinamentos sobre o Scrum e outros tópicos, como:

  • Entendimento do Manifesto Ágil;

  • Conceitos de agilidade e processos empíricos;

  • Conceitos de Lean e Kanban;

  • O que é Scrum;

  • Papéis e fundamentos da Metodologia Scrum;

  • Execução de um projeto no Scrum com suas cerimônias e regras, etc

Além da exposição de conceitos, discussão de vídeos e cases, no curso da Certificação Scrum Master, simulado também é uma outra forma de os alunos ficarem afiados para o exame.

Para ser certificado, o profissional poderá realizar o exame por meio de diversas organizações certificadoras, por exemplo, há a Certificação Exin Agile Scrum Master, Certificação Scrum Master Scrum.org  ou a Certificação Scrum Master Alliance.

Cabe ao candidato observar as condições e valor da Certificação Scrum Master em cada uma delas, que também podem ter diferenças como número de questões, grau de dificuldade do exame e até necessidade de renovação do certificado em um determinado período.

Aproveite para ver esse vídeo para entender com fazer um bom gerenciamento de stakeholders:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!