Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Certificação Scrum: conheça as principais para o seu currículo

Certificação Scrum: conheça as principais para o seu currículo

Certificação Scrum: conheça as principais para o seu currículo

  • 24/03/2020
  • Robson Camargo

 

Métodos tradicionais de desenvolvimento podem não ser suficientes para as novas exigências do mercado. Nesse momento, uma certificação Scrum pode ser boa solução para trazer novos resultados tanto para as empresas como para os profissionais.

O Scrum utiliza diversas ferramentas do desenvolvimento iterativo e incremental que podem gerar mais valor aos clientes. É composto por 3 papéis fundamentais, artefatos e eventos.

Papéis Scrum:

  • Scrum Master (guardião da metodologia, líder servidor);

  • Product Owner (Dono do produto, é a pessoa de negócios);

  • Time (equipe que vai realizar o desenvolvimento do produto).

Artefatos:

  • Backlog do produto;

  • backlog da sprint. 

Eventos do Scrum:

  • Sprint

  • Planejamento da Sprint

  • Stand up daily Sprint

  • Revisão da Sprint

  • Retrospectiva da Sprint.

Qual a melhor Certificação scrum ?

As empresas que necessitam de profissionais da área de gerenciamento de projetos têm solicitado cada vez os candidatos tenham certificações que vão atestar seus conhecimentos.

Com o crescimento da metodologia ágil, devido às suas entregas mais rápidas e que geram mais valor aos clientes, a certificação Scrum surge como um grande diferencial nos currículos.

Na metodologia ágil Scrum, certificação é uma maneira de dar um up na carreira, mas é difícil dizer qual o melhor certificado porque cada uma vai servir a um determinado propósito. 

Benefícios de ter uma Certificação Scrum:

  • Garantir conhecimento  profundo na metodologia ágil Scrum, composto por funções, artefatos e eventos;

  • Ter essa certificação muda a mentalidade do profissional que vai aprender a pensar com os valores da metodologia ágil;

  • Trabalho do profissional torna-se mais relevante;

  • O profissional vai participar de uma comunidade de experts em Scrum;

  • Ter know how para explicar quando a empresa deve optar pela metodologia ágil;

  • Experimentar e colocar o conhecimento ágil na prática;

  • Entregar o projeto em iterações;

  • Ter mais colaboração entre o seu time de desenvolvimento;

  • A Certificação Scrum vai ajudar os resultados da sua empresa porque os profissionais vão aprender a trabalhar com novas ferramentas, recursos e tecnologias. 

Com a certificação Scrum, os profissionais ganham capacidade de produzir um aumento da produtividade da equipe, ajudar a ter melhor compreensão do cronograma do projeto, fornecer estimativas melhores e produtos entregáveis com mais qualidade, além de manter clientes e stakeholders mais satisfeitos.

Onde tirar Certificação Scrum?

Existem diversas organizações Scrum Alliance, Scrum Org, SCRUMstudy, Exin e ainda outras que oferecem certificações Scrum para conferir um excelente nível de conhecimento nas melhores práticas dessa metodologia ágil.

Conheça algumas certificações:

SCRUMstudy

Essa organização certificadora é reconhecida globalmente para as certificações Agile e Scrum. Para buscar as certificações do SCRUMstudy é preciso conhecer as diretrizes do SBOK (Scrum of Body Knowledge), um guia das melhores práticas do Scrum.

SFC (Scrum Fundaments Certified)

Essa certificação Scrum Fundamentals (SFC) é a formação básica em Scrum para que o candidato conheça as principais diretrizes da metodologia.

O certificado Scrumstudy pode ser obtido com a realização de uma  prova simples. Vai ser muito bom para buscar referência sobre esse desenvolvimento ágil.

Além dessa, também é possível obter outras certificações no SCRUMstudy:

SCRUM Master Certified (SMC™)

Para profissionais certificados que terão a função de garantir que o processo Scrum esteja sendo seguido.

SCRUM Developer Certified (SDC™)

É uma certificação para entrada de membros de uma equipe Scrum ou até mesmo que apenas interaja com as equipes Scrum.

SCRUM Product Owner Certified (SPOC™)

Essa certificação é destinada àqueles profissionais que são Product Owner, ou donos do produto. O certificado vai garantir ao profissional capacidade de se comunicar de forma clara sobre requisitos, funcionalidades e critérios do produto.

Expert SCRUM Master Certified (ESMC™)

Certificação que garante mais expertise nas complexidades do Scrum e escalonamentos de grandes equipes.

Scrum Alliance

Empresa de renome global promove a pesquisa, adoção e networking do Scrum. O foco são as transformações organizacionais.

Certificação Scrum Master

As certificações Scrum Master estão entre as mais utilizadas da metodologia, vão garantir  ao profissional certificado as habilidades necessárias e o conhecimento de toda a estrutura do Scrum, artefatos, regras, papéis e eventos.

É indicada tanto para profissionais de TI como para outros áreas, tanto para o nível gerencial como para o time de desenvolvimento. 

Depois dessa certificação, além de poder atuar como Scrum Master em uma organização, poderá também ser mentor, coach, gerente, etc.

CSM Avançado

Após ser certificado em CSM e ter um ano de experiência como Scrum Master, é possível fazer a certificação avançada.

Esse curso vai garantir uma visão mais aprofundada da metodologia Scrum e também dará a oportunidade de realizar diversos treinamentos para o Product Owner e equipe de desenvolvimento.

Certificado Scrum Professional (CSP-SM)

Esse curso é indicado para os profissionais que precisam de uma compreensão ainda mais profunda do Scrum, para obter pensamento sistêmico, realizar treinamentos, ser facilitador e promover escalonamento Scrum para grandes empresas.

Para isso será preciso ter uma certificação CSM ativa, experiência de 2 anos como Scrum Master nos últimos 5 anos da carreira.

Scrum Org

Essa empresa certificadora também foi criada por um dos idealizadores do Scrum, Ken Schwaber.

Essa empresa fornece avaliações e certificações baseadas nos princípios do Manifesto Scrum e Agile, para melhorar as entregas de software.

Certificação Scrum Master (PSM)

Esse curso certificação Scrum Master da Scrum.org abrange toda teoria, princípios e papéis do Scrum, e pode ser realizado por qualquer profissional que queira ampliar seus conhecimentos sobre essa metodologia ágil.

Após essa certificação Professional Scrum Master (PSM), o profissional pode tornar-se Scrum Master, Scrum Master Associado, Product Owner, Coach ou Mentor.

Professional Scrum Product Owner (PSPO I, II e III)

A certificação PO Scrum  prepara a pessoa dedicada a negócios dentro da metodologia Scrum, que é o Product Owner (Dono do Produto).

Vão conceder entendimento cada vez mais aprofundado da estrutura do Scrum e como aplicar a metodologia visando a maximização do valor do produto entregue.

Professional Scrum Developer (PSD)

Essa certificação da Scrum.org é para os profissionais que querem ampliar seus conhecimentos na criação de produtos de software usando a metodologia Scrum.

Exin

Essa organização oferece certificações com uma grande variedade de exames nas qualificações para TI.

Agil Scrum Master (ASM)

Essa certificação vai combinar as práticas do Scrum e Metodologias Ágeis com as tarefas práticas, dando ao profissional a capacidade de treinar e habilitar suas equipes multifuncionais.

É indicada para profissionais que estão no nível de gerenciamento em áreas de negócios, serviços, TI e desenvolvimento de software.

Após ter a certificação, o profissional pode ser coach na metodologia agile, Scrum Master, Scrum Master Associado e gerenciador de programas. 

Curso preparatório da Robson Camargo

Para a certificação Scrum Master, o curso preparatório completo  da Robson Camargo Projetos e Negócios vai permitir total entendimento dos conceitos ágeis de desenvolvimento e do Scrum, papéis e responsabilidades, artefatos, regras e correlatos.

Bom, agora é só pesquisar qual certificação você quem incluir na carreira e dar uma verdadeira guinada profissional. 

Agora entenda melhor os papéis do Scrum com esse vídeo:

 

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.





Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!