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Comunicação assertiva: 7 dicas para desenvolver essa habilidade

Comunicação assertiva: 7 dicas para desenvolver essa habilidade

Comunicação assertiva: 7 dicas para desenvolver essa habilidade

  • 7/2/2019
  • Robson Camargo

 

A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. Esta capacidade também demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.

O que é comunicação assertiva?

Segundo o dicionário, assertivo é aquele que “expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras”. Ou seja, é mais do que um simples orador. É um bom comunicador!

Mas como ter uma comunicação assertiva? Para as empresas, é essencial contar com profissionais que desenvolvam uma boa capacidade de assertividade na comunicação. São pessoas que conseguem se expressar de forma honesta, clara e concisa. Porém, sem ferir os direitos e individualidades dos outros.

No contexto empresarial, muitas vezes, as falhas de comunicação e a comunicação não assertiva são alguns dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem, principalmente, dificuldades nas relações, na execução dos processos e no alinhamento das demandas.

Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o alcance dos resultados. Você pode até pensar que não está fazendo uma gestão de tempo eficiente, no entanto, o problema é na comunicação.

Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas. Na vida pessoal, saber como ser assertivo na comunicação também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos.

Características do comunicador assertivo

A comunicação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das relações humanas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Existem alguns fatores capazes de influenciar na sua eficiência e a assertividade é um deles.

Para criar um canal de transmissão de mensagem efetivo e se comunicar com assertividade é importante estar atento a alguns pontos e características. Veja quais são os principais:

Exercer a inteligência emocional: deve passar as informações que deseja de forma clara, mas também, deve ouvir atentamente e de forma calma quando o outro estiver falando. E ainda deixar de lado as emoções que podem ser sabotadoras para o momento.

Ter atenção aos gestos: é importante ter atenção ao tipo de gestos que você irá fazer, pois eles devem combinar com o que você está transmitindo e não ao contrário.

Sentimento do discurso: lembre-se de que é essencial que a suas palavras faladas ou escritas exibam a emoção que você realmente quer passar. Para isso, utilize a sua própria segurança, confiança e, principalmente, honestidade.

Executar o que discursar: não adianta nada apenas falar o que todos devem ser ou fazer e não seguir o próprio conselho. Muito do que os outros aprenderem com você será por meio de exemplos. Comunicação assertiva e postura profissional caminham juntas!

Motivação: na comunicação, o comportamento não assertivo raramente consegue fazer com que atinjamos o nosso objetivo. A pessoa que não o executa prejudica os negócios, pois há possibilidade de ocorrer falhas que resultam na queda da produtividade e retrabalho, além de causar transtornos no relacionamento entre os colegas de trabalho e os clientes.

Respeito: é fundamental ter respeito por tudo, especialmente seu público. Cuidado com as piadas, observações ou comentários preconceituosos, racistas, machistas e assim por diante. Se você não sabe se o seu discurso ou texto está com toques de preconceito ou não, é só mudá-lo. Além de demonstrar respeito, você evita ruídos, conflitos, desentendimentos e agressividade.

Caminhos alternativos: a pessoa que pratica a comunicação assertiva segue bem a recomendação que dei acima. Ela consegue expressar a discordância e a insatisfação com relação direta ao comportamento ou situação e não à pessoa. Quando não envolvemos um lado que não deveria estar envolvido demonstramos respeito e evitamos constrangimento ou ansiedade. Ou seja: é possível conseguir o que quer ou precisa sem dominar, humilhar ou insultar ao outro.

Solução de situações dificultosas: um profissional que usa da assertividade consegue chegar a uma conclusão em relação à resolução rápida de problemas, relacionamento interpessoal entre todos na empresa, aumento da motivação, cria um ambiente em que todos possam expressar suas ideias e reduz os conflitos da equipe. Como ter uma comunicação assertiva

Dicas para ter uma comunicação mais assertiva

A comunicação assertiva também é uma das habilidades e competências necessárias para que um profissional se torne um bom gerente de projetos. Veja algumas dicas de comunicação assertiva e conseguir isso!

1 - Aprenda a entender o outro

Ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Perceba e sinta o modelo de cada pessoa.

2 - Aprenda a ouvir na essência

Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante estar atento a estes sinais para adequar-se e manter a comunicação assertiva nas empresas.

3 - Atenção à sua fala

Será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar a forma como falamos, e não avaliamos se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Portanto, preste atenção se o seu tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais estão passando uma mensagem contrária a que deseja.

Sem o cuidado necessário, é possível que críticas e frases com duplo sentido sejam interpretadas de maneira errada. Atenção com o tom, pontuação e palavras escolhidas.

Seja claro e objetivo. Evite trocar a ordem das palavras para parecerem mais rebuscadas. Foque no conteúdo que deseja transmitir e faça-o de forma concisa, sem ser grosseiro.

4 - Acerte o momento

Escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. Isso porque, embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas ao falar coisas no momento errado.

5 - Tenha embasamento

Características como conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada e escrita conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, fortalecendo sua comunicação assertiva.

Caso aconteça de ser pego desprevenido: seja humilde. Se não souber responder, é preferível falar que não possui esse conhecimento e irá estudar sobre o assunto. Se o ouvinte souber mais sobre o tema, pode inclusive pedir sugestões criação um momento de aprendizado em conjunto.

6 - Seja um bom intermediador

Caso seus colegas de trabalho e amigos tenham dificuldades de expressar seus conhecimentos e opiniões, você pode ajudá-los a tornarem públicas suas mensagens. Com seu exemplo, eles podem se encorajar a praticar melhores formas de comunicação. Seja solicito, inspire e ensine o que você sabe.

7 - Busque evolução contínua

Trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.

Seguindo essas dicas, você, com certeza, aprenderá a se comunicar assertivamente em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas.

A comunicação assertiva é essencial a todo profissional e a todos aqueles que desejam conquistar uma carreira de sucesso!

E agora veja um vídeo sobre como iniciar na carreira de gerente de projetos:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

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É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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