Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Consultoria de projetos: por que a gestão faz toda a diferença?

Consultoria de projetos: por que a gestão faz toda a diferença?

Consultoria de projetos: por que a gestão faz toda a diferença?

  • 11/2/2020
  • Robson Camargo

 

As organizações que precisam melhorar a sua área de gerenciamento de projetos podem contratar uma consultoria de projetos para otimizar os resultados entregues aos clientes.

Normalmente, são empresas terceirizadas que promovem aconselhamento sobre as melhores práticas do setor.

Por que contratar uma consultoria de projetos?

Por que contratar um consultor de projetos, se o gerente de projetos e o próprio time podem executar o trabalho?

Justamente porque a consultoria de projetos funciona como um apoio especializado, realizado por um consultor de projetos experiente, que vai garantir definição de processos e trabalho educativo para que a empresa melhore a gestão e depois progrida por conta própria.

O consultor atua para a empresa de forma semelhante a um mentor de projetos que vai compartilhar conhecimentos e experiências para sanar lacunas do setor.

Mas diferente do gerente de projetos, que precisa ter um envolvimento direto no ciclo de vida de um projeto, quem faz a consultoria de gestão de projetos vai trazer habilidades que vão ajudar as organizações a tomar as melhores decisões de negócios.

A principal motivação para uma empresa contratá-lo é que por mais que muitos projetos sejam entregues no prazo, com boa definição de escopo e orçamento, o fator qualidade conta muito na reputação da empresa, até mesmo em uma fase anterior à execução.

Vamos pensar em exemplo de projeto de consultoria empresarial:  uma rede de supermercados tem um projeto para melhorar o seu gerenciamento de estoque e as entregas. Mesmo com hábeis gestores no quadro interno da empresa, seriam mais adequado alguém especializado em áreas semelhantes para obter melhores resultados. É aí que entra o consultor de projetos, que é um gerente de projeto especializado.

O que está previsto na consultoria

A consultoria de projetos pode fornecer liderança para a execução dos trabalhos, do planejamento ao encerramento, não com a função executar, mas sim consultar sobre todas as fases.

Além da liderança, em uma consultoria de projetos, os consultores também podem aconselhar sobre a definição e supervisionamento do trabalho dos membros da equipe, além de ajudar na coordenação dessas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto.

Entre essas atividades, o consultor poderá dar orientações sobre o gerenciamento de recursos e orçamento, planejamento, execução de cronogramas, identificação e gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções adicionais para garantir a entrega dos projetos.

Um profissional de consultoria de projetos também vai analisar dados, identificar tendências e ineficiências que podem colocar o sucesso do projeto em risco.

Como elaborar um projeto de consultoria?

O projeto de consultoria vai trazer algumas diferenças entre a atuação do gerente de projetos e o consultor. Lá em cima já ficou um pouco mais claro, enquanto o gerente vai executar, o consultor vai aconselhar.

O gerente de projetos, que precisa supervisionar todas as fases da execução do trabalho, pode necessitar da ajuda do consultor para entender melhor a limitação de cada setor da empresa, o que pode comprometer os resultados.

É nessa hora que os consultores de gerenciamento de projetos se encontram no desafio de estarem frente a frente com problemas e situações para os quais sua capacidade de gerenciar e melhorar o panorama de outras empresas precisam estar em alta, especialmente no que se refere à atenção com as pessoas e seus processos. 

Por isso, uma consultoria de projetos precisa identificar exatamente o que o cliente e outras partes relevantes precisam, para definir metas e garantir resultados.

Assim, podem estar planejadas ações nas fases do projeto de consultoria com metodologias aplicadas e refinadas, como:

  • Construir relacionamentos positivos com stakeholders;

  • Melhorar a dinâmicas das reuniões;

  • Criar melhores apresentações;

  • Promover uma revisão de processos e recursos do gerenciamento de projetos;

  • Apresentar pontos fracos e melhorar os processos;

  • Melhorar a documentação e coleta de dados;

  • Realizar estudos de acompanhamento de projetos;

  • Dar suporte na implementação de novas ferramentas.

O consultor vai aconselhar e dar apoio, mostrando as melhores práticas, mas não será ele o responsável pelo sucesso do projeto, essa prerrogativa é atribuída ao gerente de projetos.

O que é um projeto de consultoria: prós e contras

Para as empresas que contratam uma consultoria de projeto, os benefícios passam por risco, custos e cronograma reduzidos, mas não só, existem outros prós:

  • Compensa lacunas na experiência porque PMPs (Project Management) certificados vão aproveitar seus estudos aprofundados e expertise no setor para promover melhores resultados;

  • Consultores de projeto só têm interesse em melhorar resultados das empresas, portanto, não têm conflitos nas ações a tomar;

  • Evita erros que podem ter custos altos para a empresa;

  • Promove economia de tempo e recursos para as empresas;

  • Melhora a comunicação entre as partes envolvidas.

Para profissionais de consultoria 

Como em todas as áreas, quem escolhe trabalhar com consultoria em gestão de projetos, vai encontrar benefícios e poucas desvantagens.

Benefícios

  • Tem mais flexibilidade de tempo porque comanda seu agendamento;

  • Decide em quais projetos quer atuar;

  • Costuma ter mais rendimentos por hora de consultoria, seja para consultor de projetos sociais, de engenharia, marketing ou de outras áreas;

  • Pode trabalhar com vários setores e empresas diferentes.

Desvantagens

  • Precisará realizar a gestão do próprio negócio;

  • Os projetos de uma empresa de consultoria podem não ser constantes.

Conclusão

A consultoria de projetos é bastante suscetível a mudanças de projeto, condições de ambiente e organização executora, portanto, precisa sempre estar coordenada ao gerenciamento das expectativas dos clientes e partes interessadas.

Para as empresas que a contratam, é uma forma de ter um profissional com habilidades e competências que podem elevar o patamar de resultados do gerenciamento de projetos.

Além disso, pode diminuir o estresse dos gerentes de projetos e trazer mais eficácia aos membros da equipe do projeto, especialmente em projetos de grande complexidade. 

Conheça o papel do gerente de projetos dentro dos Métodos Ágeis:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!