Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Curso PMP é o caminho mais rápido para chegar ao certificado

Curso PMP é o caminho mais rápido para chegar ao certificado

Curso PMP é o caminho mais rápido para chegar ao certificado

  • 4/9/2018
  • Robson Camargo

 

Quantos currículos as empresas recebem quando procuram um gerente de projetos? Com certeza, muitos. Ser um profissional certificado é um importante diferencial para sua carreira. E ter uma certificação PMP® é um dos títulos mais almejados pelos gerentes de projetos. Portanto, se você ainda não tem, pode começar a procurar um curso PMP® urgente!

A Certificação PMP® 2018 possibilita a ampliação da empregabilidade, acelera o crescimento profissional, o grau de qualificação reconhecido internacionalmente e o incremento do valor e reconhecimento dentro da organização na qual trabalhe ou venha a trabalhar.

O que é certificação PMP®?

A certificação PMP® (Project Management Professional), em português, Profissional de Gerência de Projetos, é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI®), com base em um exame, que visa o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área.

A Certificação PMP® do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente na área de Gerenciamento de Projetos. No ano de 1999, o PMI® foi pioneiro no reconhecimento de seu programa de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

Os associados do PMI® são indivíduos que praticam e estudam o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.

Conclusão: o PMI® prepara padrão para indústrias, conduz pesquisas, promove educação, certificação e trocas de oportunidades profissionais fortalecendo e promovendo a estabilidade da profissão.

As organizações utilizam o Gerenciamento de Projetos para obter uma melhor comunicação entre os participantes de um projeto e melhor compreensão sobre o projeto e seus objetivos; elevar a capacidade de definir e controlar o escopo do projeto; melhorar a capacidade de identificar, monitorar e acompanhar os marcos do projeto; melhor avaliação e mitigação (redução) dos riscos do projeto; identificação e comunicação das áreas de problemas; esclarecimento e alinhamento com os objetivos da organização e priorização das atividades funcionais e do projeto.

Desta forma, é fácil entender porque as organizações exigem que os gerentes de projeto detenham determinadas competências comprovadas, ou seja, a certificação está se tornando “obrigatória” para as pessoas que trabalham com gestão de projetos.

Profissionais que possuem uma certificação formal, emitida por uma instituição reconhecida que comprova seus conhecimentos nas competências exigidas, têm um forte diferencial competitivo no que se refere a 'empregabilidade'.

Ao ter em seu quadro, profissionais certificados, a empresa demonstra alinhamento com as melhores práticas normatizadas e aceitas internacionalmente.

A empresa também ganha qualidade e efetividade do gerenciamento de projetos, agregação da credibilidade e valor aos prestadores de serviço, motivação dos colaboradores para buscar o crescimento profissional e redução dos custos decorrentes da melhor administração da implantação dos projetos da empresa.

O que é curso PMP®?

Vale lembrar que o termo curso PMI® ou curso PMP®, não são formas corretas de se expressar, o mais correto é dizer curso preparatório para a certificação PMP do PMI.

É um curso preparatório para certificação PMP®, que deverá ajudá-lo a se preparar para o exame PMP® do PMI® e obter, ao mesmo tempo, uma melhor compreensão sobre gerenciamento de projetos.

Há curso PMP online grátis, e os candidatos à certificação PMP® 2018 até podem estudar de forma autodidata ou com grupos de estudo, mas é bem mais difícil.

O melhor mesmo é ingressar em um curso preparatório PMP®porque assim o profissional terá muito mais base, treinamento e discussão em torno do conteúdo do Guia PMBOK®.

São diversas opções possíveis, onde o candidato residir. Há curso de PMP Rio de Janeiro, curso PMP SP, curso PMP Campinas e até curso PMP Curitiba.

Na RC Robson Camargo – Projetos e Negócios tem um curso preparatório PMP® com 48 horas-aula presenciais, mais uma carga de 100 a 120 horas de estudos, além de mais de 1.000 perguntas para simulados extra sala.

O conhecimento obtido no curso para certificação PMP® já garante um know how que pode ser utilizado no dia a dia de um gerente de projetos, além de um grau de sucesso no exame do PMI de mais de 90%.

Os profissionais que ministram o melhor curso preparatório para PMP®utilizam um método desenvolvido pelo próprio Robson Camargo, totalmente baseado nos conhecimentos da Universidade de Princeton (EUA).

Com essa metodologia, cerca de 4.000 profissionais já foram treinados, sendo que a grande maioria de forma muito bem-sucedida, não só pelo resultado, mas também pelo aprendizado e aplicação no dia a dia dos seus projetos.

Durante o curso de PMP® os candidatos recebem orientações gerais para inscrição na prova, assim como a melhor forma de estudos fora da sala de aula. Também vão conhecer todos os capítulos do Guia PMBOK® com profundidade e poderão esclarecer suas dúvidas imediatamente, além de diversas revisões dos capítulos.

Para manter a certificação PMP® posteriormente será preciso obter 60 PDUs (Unidades de Desenvolvimento Profissional) a cada três anos. Cada PDU equivale a 1 hora de aprendizado ou atuação profissional de Gerenciamento de Projetos.

Enfim, será necessário estudar sempre, pois é isto que garante mais qualificação à sua carreira.

Por isso, não se intimide em fazer o melhor curso PMP®, afinal, sua certificação vai alavancar sua carreira.

Requisitivos importantes para obter a certificação PMP®

Para obter a certificação PMP® é necessário que o candidato tenha conhecimentos específicos de Gerenciamento de Projetos e esteja apto a seguir um código de conduta profissional. O último passo para se tornar um PMP® é obter aprovação em um exame de múltipla escolha, concebido para medir o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, é aplicado no mundo todo.

Para se candidatar à certificação PMP®, os candidatos devem atender aos requisitos educacionais e de experiência separados em duas categorias. A lista com o guia de requisitos na íntegra pode ser acessada no site do PMI®.

Categoria I (profissionais com 3º grau completo):

- 4.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto

- 36 meses de experiência nos últimos oito anos

- Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos

Categoria II (profissionais com 2º grau completo):

- 7.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto

- 60 meses de experiência nos últimos oito anos

- Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos

De fato, um curso PMP vai levá-lo em direção ao objetivo da certificação. Depois de certificado, pode sonhar com voos bem mais altos!

 

E fique agora com um vídeo onde falo mais sobre a importância da Certificaçao.

  

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!