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Saiba o que é PDU e de que maneira ficar em dia com a sua certificação

Saiba o que é PDU e de que maneira ficar em dia com a sua certificação

Obter a certificação PMP® leva muitos gerentes de projetos a horas a fio de estudo, com muita dedicação e disciplina. Claro que cumprir essa etapa do seu processo de qualificação é uma alegria, mas se o profissional pensa que para por aí, está muito equivocado. Para manter sua certificação em dia, ele vai precisar do que conhecemos como PDU.

Mas o que é PDU?

Quando se fala em PMP Certification, PDU será uma palavra fundamental neste processo de qualificação. Mas muitos profissionais ao tomarem conhecimento desta sigla podem pensar logo de cara:“Ai meu Deus, mais uma sigla: o que significa PDU?”

As PDUs (Professional Development Units) ou Unidades de Desenvolvimento Profissional são as unidades de medida que servem para quantificar as atividades de aprendizado que o profissional realizou após a certificação. Isso é o que vai garantir a renovação da certificação PMP® concedida pelo PMI® (Professional Management Institute).

Os requisitos para a sua obtenção são definidos pelo Manual de CCR (Requisitos de Certificação Continuada), do PMI®.

Para manter a certificação, o profissional pode aderir a planos do CCR , que vem realizando adaptações para proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades desejadas pelo  mercado de trabalho.

Para que serve uma PDU?

Basicamente, o objetivo de acumular PDU é garantir que as competências certificadas pelo PMI® fiquem atualizadas.

O custo para renovar a certificação PMP® é  de US$ 60 (sessenta dólares).

De acordo com o PMI®, cada PDU equivale a 1 hora de aprendizado. Essas horas serão somadas a cada três anos para que o certificado PMP® seja renovado e essa contagem do tempo já começa no momento em que o profissional acaba de ser certificado pela primeira vez.

Já sabe o que é um PDU? E quem precisa renovar?

Não só os PMPs vão precisar de PDU para renovação de seus certificados, mas todas as certificações vão exigir o acúmulo dessas unidades de aprendizado de acordo com o CCR. São elas:

60 PDUs

  • PMP® (Profissional de Gerenciamento de Projetos)
  • PgMP® (Profissional de Gerenciamento de Programas)
  • PfPM® (Profissional de Gerenciamento de Portfólio)
  • PMI-PBA® (Profissional em Análise de Negócios).

30 PDUs

  • PMI-ACP® (Profissional certificado em Métodos Ágeis)
  • PMI-RMP® (Profissional em Gerenciamento de Cronograma)
  • PMI-SP® (Profissional em Gerenciamento de Riscos)

Apenas a certificação CAPM vai  ter um período de validação de 4 anos, mas não se renova.

pdu

Que atividades acumulam PDUs?

Cursos e seminários são excelentes maneiras de acumular PDU, mas diversas outras atividades também podem ser apropriadas para essa finalidade. Lembre-se que em 3 anos algumas certificações precisarão um mínimo de 60 PDUs, ou seja, 60 horas de aprendizado.

As atividades que permitem acúmulo dessas horas de estudo foram classificadas por categorias e têm total mínimo e máximo de PDU, obtidos em cada atividade: Educação (é necessário um mínimo de 35 PDUs) e Desenvolvimento da Profissão (o máximo é de 25 PDUs).

Educação

- Cursos em REP (Provedor Registrado de Educação). A comprovação da realização da atividade pode ocorrer por formulário de inscrições, certificados ou lista de presença.

- Por meio de estudos EAD (Ensino à Distância) ao vivo, por e-learning ou até mesmo por podcasts.  Segundo o PMI®, obter horas de aprendizado para o PMP com obtenção de PDU online free, ou seja, adquirir PDU de forma gratuita também é possível como nos seminários online, que podem ser disponibilizados sem custos. Anotações e datas de discussão servem como comprovação da participação na atividade.

- Oportunidades das comunidades do PMI®, como reuniões,  webinar e sessões educacionais. Carta ou certificado de presença comprovam a realização da atividade.

- Leitura relevante para a certificação do PMI®. É claro que aqui são necessárias comprovações dessa leitura também, como anotações e datas.

- Eventos oferecidos pelos capítulos do PMI®. Certificado ou carta de presença, relatórios, apostilas e outros materiais vão servir para comprovação de participação.

- Programas de ensino promovido por outras empresas, que não são REP. Formulários de inscrição e lista de presença oferecem comprovação.

- E atividades de Mentoria.

Desenvolvimento da Profissão

- Criação de conteúdo (livros e artigos relacionados com gerenciamento de projetos, blogs)

- Serviço voluntário (prestar serviços a uma empresa sem fins lucrativos)

- Trabalho como profissional em um projeto.

É importante saber também que o profissional só pode reivindicar PDU para atividades já concluídas, ou seja, as que estão em andamento, ainda não acumulam PDUs.

Como obter PDU?

Esse aprendizado continuado já está previsto na sexta edição do Guia PMBOK®, lançada no fim do ano passado.

Mas só um à parte: sabe o que é PMBOK®?

Significa Project Management Body of Knowledge, que é o guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos, editado pelo PMI®. É essencial para quem está se candidatando ao processo de certificação, porque é essa publicação que vai dar todas as bases para o exame de certificação.

Nesta nova edição do guia, o Triângulo de Talentos ganhou incrementos para destacar o profissional, que inclui habilidades técnicas do gerenciamento de projetos, de estratégia e liderança.

Aliás, as atividades qualificadoras para acúmulo de PDU são todas aquelas que são importantes para o Triângulo de Talentos do PMI®, conforme a seguinte organização:

Triângulo de Talentos

- Habilidades Técnicas: conhecimentos e comportamentos associados a domínios técnicos, como Práticas Ágeis, gerenciamento de projetos, de escopo, risco, cronograma, custo e performance, CANVAS de projeto, governança, ferramentas de gestão de projetos,  etc.

- Habilidades Estratégicas e de Negócios: conhecimento e experiência em gestão que melhoram o desempenho e proporcionam resultados superiores como visão e análise de negócios, análise competitiva, relacionamento com clientes, Design Thinking, conhecimento do produto, consciência e condições de mercado, etc.

- Habilidades de Liderança: conhecimentos, comportamentos e relacionamento com pessoas que ajudam o projeto a alcançar seus objetivos, como técnicas de negociação, gerenciamento de conflitos, inteligência emocional, liderança e gestão de pessoas, escuta ativa, motivação, comunicação, resolução de problemas, etc.

Ou seja, um profissional certificado vai ser exposto a esse conhecimento e ter a oportunidade de melhorar suas habilidades, seja para um processo seletivo ou até mesmo para obter mais visibilidade e reconhecimento dentro da própria empresa ou setor em que atua.

Com essas competências técnicas, associadas à inteligência de negócio e perfil de líder, o profissional fica pronto para atender às exigências de alta performance, tão solicitadas atualmente pelas organizações.

Por isso, é tão importante aderir ao CCR, justamente para ter base para saber em quais atividades de aprendizado precisa ingressar para acumular PDU.

Se você quer saber como iniciar a carreira de gerente de projetos, saiba mais no vídeo abaixo:

 

Como lançar PDU no site do PMI®?

Por meio da CCRS (Continuing Certification Requirements System), é preciso registrar as atividades que o profissional realizou. Não importa se essas atividades foram pagas ou gratuitas.

Há uma sequência de telas para registro dessas PDUs (veja no nosso e-book). Esses registros devem ser lançados em um arquivo pessoal, com documentação que possa comprovar a realização das atividades, para uma eventual auditoria.

Para registrar ou verificar seu extrato de PDU® você pode entrar diretamente no site específico. Para o CCR, que é o https://ccrs.pmi.org. Há como chegar nele através da home page do PMI® (http://www.pmi.org) e dentro dela através do link “Certifications”.

Dada a relevância de tudo isso, é importante também saber que o profissional de gerenciamento de projetos não pode parar nunca! Estude sempre!

Especialmente se ele quer estar sempre em dia com os conhecimentos do gerenciamento de projetos e aumentando as suas habilidades do Triângulo de Talentos, que mostra que ele está focado nas necessidades e exigências da profissão.  Com isso,  a carreira dele será muito mais consistente e bem-sucedida.

Espero ter ajudado! Mas tem mais dúvidas que quer esclarecer? Me procure no LinkedIn, por e-mail ou aqui no site: robsoncamargo.com.br

 

Sobre o autor.

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

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Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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