Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Ferramentas da qualidade do projeto: quais as principais?

Ferramentas da qualidade do projeto: quais as principais?

Ferramentas da qualidade do projeto: quais as principais?

  • 05/10/2022
  • Robson Camargo

 

Ferramentas da qualidade são técnicas gráficas específicas identificadas como as mais úteis na resolução de problemas relacionados com a qualidade de um produto ou processo. Elas nos ajudam a ganhar mais mercado, ter mais clientes fiéis, uma vez que a preocupação não é apenas com a produção, mas com a qualidade de forma abangente, em todo o processo ou em todas as áreas da empresa. 

Veja quais são as sete ferramentas da qualidade:

1 - Diagrama de Pareto

Uma das 7 ferramentas da qualidade, o Diagrama de Pareto é uma técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais.

Vilfredo Pareto foi um economista, filosofo e estudioso que observou que 80% das terras da Itália pertenciam a 20% da população. Joseph Juran, um dos papas da Qualidade, generalizou o princípio, afirmando que em muitas situações, 80% dos efeitos devem-se a 20% das causas.

Princípio 80/20: 80% dos problemas se devem a 20% das causas.

O principal motivo é o grande volume de trabalho que todos nós temos sem atuar onde realmente faremos a diferença.

Se trabalharmos de forma efetiva resolvendo os 20% das causas que originam 80% dos problemas, teremos muito mais tempo para trabalharmos de forma mais efetiva.

Análise de Pareto:

- Histograma ordenado por frequência de ocorrência;

- Ajuda a identificar e priorizar áreas problemas;

- Mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada;

- poucas causas normalmente produzem a maioria dos problemas ou defeitos.

2 - Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é mais uma das ferramentas de gestão da qualidade. Trata-se de um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos ou na produção industrial.

Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes, o diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”.

Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito.

Em sua estrutura, as prováveis causas dos problemas (efeitos) podem ser classificadas como sendo de seis tipos diferentes quando aplicada a metodologia 6M:

Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;

Material: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;

Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro);

Máquina: toda causa envolvendo a máquina que estava sendo operada;

Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, como por exemplo, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, o resultado apontando que um acompanhamento está sendo realizado, se algo ocorre na frequência necessária, etc;

Meio ambiente: toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira) e, o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos);

Ishikawa observou que, embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las.

Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial nos anos 60.

3 - Histogramas

O histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras (retângulos) de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes ou não uniformes.

A base de cada barra (retângulo) representa uma classe. A altura de cada retângulo representa a quantidade ou a frequência absoluta com que o valor da classe ocorre no conjunto de dados para classes uniformes ou a densidade de frequência para classes não uniformes.

Importante ferramenta da estatística, o histograma também é uma das chamadas sete ferramentas da qualidade.

4 - Folhas de Verificação ou simplesmente Checklist

As folhas de verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o esquecimento de algo ou o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.

O Checklist é bom porque é rápido e pode ser ruim porque é rápido. Bom porque não se esquece de nada. Ruim porque a equipe pode limitar-se ao Checklist e fazê-lo de forma automática, sem muito critério.

 

5 - Gráficos de Dispersão

Os diagramas de dispersão ou gráficos de dispersão são representações de dados de duas (tipicamente) ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico.

O gráfico de dispersão utiliza coordenadas cartesianas para exibir valores de um conjunto de dados. Os dados são exibidos como uma coleção de pontos, cada um com o valor de uma variável determinando a posição no eixo horizontal e o valor da outra variável determinando a posição no eixo vertical (em caso de duas variáveis).

Descrito pela primeira vez por Francis Galton, o gráfico de dispersão, uma das ferramentas de qualidade, é usado para verificar se existe relação de causa e efeito entre duas variáveis de natureza quantitativa (variáveis que podem ser medidas ou contadas).

Isto não prova que uma variável afeta outra variável, mas determina se existe relação e qual a intensidade da relação entre elas.

6 – Gráficos ou Cartas de Controle

Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média.

O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais. As Cartas de controle são mais uma das ferramentas da gestão da qualidade.

-Gráfico de Controle da Média Levando-se em consideração os testes que devem ser aplicado aos gráficos de controle apresentados anteriormente para analisar se o mesmo está ou não sobre controle estatístico, percebe-se que o gráfico da média não se enquadra no primeiro teste, pois possui sete pontos fora dos limites de controle, indicando que o processo está fora de controle estatístico. Os pontos que estão fora dos limites foram marcados com um círculo de forma que sejam identificados. O alto número de ocorrências de pontos fora dos limites de controle pode ser conseqüência do período de coleta que foi de aproximadamente um mês, de forma que a envasadora responsável pela produção desse produto passou por várias mudanças de set up, pois nessa linha ocorre a produção de outros produtos. Como todos os dados coletados se apresentaram fora dos limites de especificação, o gráfico de controle da média não será recalculado excluindo os pontos que se encontraram fora do limites de controle, pois a quantidade de pontos fora é extremamente alta, mostrando que o processo está sobre influência de várias causas que o afetam diretamente, de forma que essas causas terão de ser sanadas e após esse procedimento realizar uma nova coleta de amostras. Porém o alvo do estudo é deslocar esses limites de controle de forma que eles estejam dentro dos limites de especificação, logo serão investigadas as causas que fazem com que a média esteja tão elevada e também o porquê de tantos pontos fora dos limites de controle.   

7 - Fluxograma

É um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

Ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

Os fluxogramas são muito utilizados em projetos de software para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições.

Aqui estão as 7 principais ferramentas da qualidade. Você tem alguma dúvida? Manda pra gente!

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, DALSM, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington, Certificado como Scrum Master pela Exin e Scrum.org, Ceritficado como Disciplined Agile pelo PMI e Mestrando em TRansformação Digital pela FGV. Autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 17 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!