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Habilidades e competências: você sabe quais um gerente de projetos de sucesso precisa ter?

Habilidades e competências: você sabe quais um gerente de projetos de sucesso precisa ter?

Habilidades e competências: você sabe quais um gerente de projetos de sucesso precisa ter?

  • 13/7/2022
  • Robson Camargo

 

Quais as habilidades e competências necessárias para que um profissional se torne um bom gerente de projetos? Antes de tudo, sabemos que é necessário adquirir experiência na rotina de trabalho de gerenciamento. Entretanto há qualidades pessoais que são essenciais para se sobressair nesta carreira.

Para exercer bem o papel de gerente de projetos o profissional precisa, no mínimo, possuir pró-atividade bem aguçada, autoconfiança, conhecimento nas boas práticas além de senso de responsabilidade para praticá-las durante todo o ciclo de vida do empreendimento.

O que é competência e habilidade?

Você deve estar se perguntando: o que é competência e habilidade? Vamos ver a distinção entre os dois termos.

Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função. Por sua vez, Competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitude.

Portanto, conheça as competências e habilidades essenciais para um bom gestor de projetos:

1 - Organização

Gerenciar um projeto implica ter que organizar e controlar uma série de variáveis ao mesmo tempo, o qual é necessário iniciar desde o início, organizar um bom Plano de Projeto e ter uma forma bem ordenada para um bom acompanhamento do projeto:

- O controle de evolução do escopo e geração dos entregáveis;

- A gestão dos custos e do prazo;

- A adequada alocação de recursos;

- A preparação para as próximas tarefas e etapas;

- A transição para a etapa de operação;

- E o acompanhamento dos benefícios esperados pelo projeto.

Tudo isso sem esquecer, é claro, da gestão dos riscos, dos imprevistos e de suas ações.

Esses são exemplos de preocupações constantes de um gerente de projetos. Por isso, é necessário que um gerente de projetos tenha uma boa organização de tempo e uma excelente gestão de suas atividades para que desenvolver um trabalho com chances reais de sucesso.

2 - Liderança

Outra competência fundamental para o gestor é a liderança, afinal esse é o principal papel que deve exercer durante um projeto. Ela diz respeito à capacidade de um gerente inspirar, motivar e conseguir o comprometimento dos membros da equipe para que eles se sintam motivados a completar todas as tarefas necessárias para o sucesso do empreendimento.

O gerente de projetos precisa ser um agente da mudança, para engajar e inspirar o seu time a ir junto com ele. Nem todos nascem sabendo liderar, porém todos podem desenvolver a liderança.

Ser um bom líder significa também conhecer os membros da sua equipe, saber ouví-los e saber encaixá-los nos projetos certos, de acordo com as suas competências.

Lembre-se sempre: uma boa liderança garante um ambiente de trabalho mais saudável e, por consequência, o alto astral da equipe, que trabalha muito mais motivada, sem receios de uma avaliação de desempenho equivocada.

 

 

3 - Boa comunicação

A comunicação foi identificada com uma das principais razões de sucesso ou fracasso de um projeto. Para se comunicar de forma límpida o gerente de projeto deve pensar em quais informações são necessárias para cada stakeholder, a melhor forma de transmitir tais informações e a periodicidade ideal. Além disso, deve levar em conta questões sociais, culturais, relacionamentos e o contexto geral do momento no qual o projeto está inserido.

Com o canal de comunicação aberto o trabalho em equipe rumo ao alto desempenho ficará mais fácil, uma vez que ela aprimora o relacionamento dos membros e cria confiança entre eles. Deve-se pensar também nas 4 reuniões importantes do projeto: kick off meeting, reunião de controle semanal, prestação de contas junto ao cliente e sponsor e reuniao de licções aprendidas. 

Os tipos de comunicação também são muito importantes: falada, escrita e não verbal, além da comunicação assertiva.

Como pode ver até aqui, as habilidades e competênciasnecessárias para um gerente de projetos não são nada impossíveis, nem inatingíveis.

4 – Negociação

A palavra “negociação” é praticamente sinônimo de gerência de projetos. Você, o tempo todo, tem de:

- Lidar com diferentes interesses;

- Buscar um acordo que seja satisfatório para ambas as partes, visando o ganha ganha;

- Convencer pessoas a fazer o que não querem;

- Pedir mais prazo ou recursos para determinada tarefa.

Como os recursos são escassos e não necessariamente todos os envolvidos têm a mesma dose de empenho, buscar atender interesses individuais e extrair o maior resultado possível dentro das condições apresentadas, pode exigir um bocado da sua capacidade de negociar. Por isso as competências e habilidades profissionais são tão necessárias!

Abuse da flexibilidade e tente sempre manter uma relação amistosa com todos ao seu redor, de forma que os vejam como parceiros e saibam que podem sempre contar com você. Dessa maneira, quando precisar negociar termos e condições mais delicadas, a conversão não vai ficar tão complicada para o seu lado e as chances de chegar a um bom acordo aumentará muito.

5 - Visão holística

Primeiro vamos conceituar. Visão Holística é observar ou analisar algo ou alguma área de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada. Um gerente de projetos altamente competente dificilmente entregará resultados caso não tenha visão holística. Essa competência é intrínseca aos profissionais que levam em conta todos os aspectos relacionados à execução de um projeto e não somente alguma questão técnica fragmentada.

Em busca de uma execução harmônica, os gerentes com essa competência são capazes de reunir aspectos como o planejamento inicial, o alinhamento à estratégia da organização, a capacidade e motivação da equipe para realizar as tarefas, o atendimento das expectativas (ainda que conflitantes) de todos os stakeholders, entre outros.

6 - Inteligência Emocional

Muitas pessoas vão pisar na bola durante o projeto e o gerente do projeto precisa saber lidar com essas situações, sem 'matar' a pessoa, por mais que deê vontade. Inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, ou seja, é uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles. 

Desenvolver essa competência é fundamental para um gerente de projetos, sobretudo em ambientes onde há muita pressão e os prazos são apertados, ou seja, praticamente em todos os lugares.

7 - Gestão de crises

O gerente de projetos deve sempre se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos e saber tratá-los é fundamental.

Mesmo depois de identificar todos os riscos e prever possíveis momentos de gargalos ou de condições adversas para o prosseguimento do projeto, ainda assim, eles poderão acontecer. Nessa hora, vai ser exigido que o gerente de projetos consiga ter sobriedade o suficiente para contornar esses momentos difíceis e colocar tudo nos trilhos novamente.

No meio de uma crise, uma equipe bem treinada ajuda bastante. De toda forma, lembre-se que o responsável pelo projeto é você, e, por isso, lhe cabe assumir papel de gestor e tomar as atitudes mais corretas para resolver os problemas mais graves que surgirem pelo caminho.

8 - Objetividade

Muitos gerentes de projeto por aí, vivem sem foco, meio 'comendo mosca'. O bom gerente de projetos faz com que todas as suas ações sejam direcionadas para cumprir os objetivos do projeto. Para isso:

- Define o objetivo no início sob o acrônimo SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Realista e em um Tempo);

- Envolver a todos no planejamento;

- Mantém todos os envolvidos na 'mesma página';

- Lidera a equipe rumo ao sucesso e principalmente, não busca o sucesso para si, mas sim para a empresa como um todo.

Afinal, é ele o responsável por fazer tudo acontecer e atingir os critérios de sucesso estabelecidos para ele. O GP também é o mais cumprimentado no término dos trabalhos — mas é também quem recebe a maior carga de cobranças.

Por isso, para se tornar um gerente de projetos maduro, é preciso ter personalidade e energia suficientes para entender os problemas e agir de maneira objetiva na hora e da maneira necessária.

9 - Empatia

Entre os muitos recursos que um gerente de projetos administra, estão as pessoas. Seu projeto pode ter todas as ferramentas e sistemas de última geração à sua disposição, mas se você não tiver um time de confiança e bem alinhado, de nada adianta.

Imagine um técnico cobrando seus jogadores. Se ele não conseguir entender exatamente o que cada um está passando naquele momento e qual a sua capacidade real de produzir resultados, nunca vai ter como cobrar de cada pessoa de sua equipe, o que pode ser feito de verdade.

Sendo assim, busque sempre praticar a empatia. Isso significa colocar-se no lugar do outro.

10 - Disciplina

Não tem como um gerente de projetos conseguir se organizar e nem tocar de maneira apropriada um projeto, se não for uma pessoa disciplinada.

Com muita coisa para fazer, muita gente para tratar e diversas tarefas para acompanhar, é preciso ser disciplinado. A disciplina é outra habilidade fundamental, e psso garantir, não é muito fácil de incorporá-la.

 

Portanto, se você deseja investir nessa profissão, agora já sabe quais habilidades e competências, no currículo, precisa colocar.

 

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E agora veja um vídeo sobre como desenvolver soft skills:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, DASLM, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 15 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

 

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É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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