Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Kaplan e Norton: conheça as mentes brilhantes da gestão

Kaplan e Norton: conheça as mentes brilhantes da gestão

Kaplan e Norton: conheça as mentes brilhantes da gestão

  • 18/02/2020
  • Robson Camargo

 

Criadores de uma importante ferramenta de gerenciamento estratégico, Kaplan e Norton são nomes fundamentais dentro da gestão de projetos.

Doutores em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard, ambos criaram um modelo de gestão estratégica que pode aumentar o desempenho das empresas.

Quem são Kaplan e Norton?

Doutores em Harvard, no início de 1990, Robert S. Kaplan e David Norton trouxeram uma ferramenta nova aos profissionais de gerenciamento: o Balanced Scorecard.

Desde esse período, a defesa principal do método é que para atingir bom desempenho, as empresas precisam ir muito além dos indicadores contábeis e financeiros. Para eles, é necessário mudar os indicadores de desempenho.

A contribuição de Norton e Kaplan para um futuro bem-sucedido das empresas demonstrou que era necessário fazer medições a longo prazo.

Com esse método, a dupla ajudou diversas empresas a atingirem um desempenho nunca antes visto, promovendo melhor foco e alinhamento dos objetivos propostos pelas empresas.

Para eles, todos os setores precisam estar equiparados com as estratégias das empresas para que os resultados sejam melhores. De nada vale cada setor ter sua própria operação e estratégia, se esse processo não está em consonância com a estratégia global da empresa.

Por isso, o planejamento estratégico de uma empresa é tão importante, porque o documento é utilizado para concentrar energias, fortalecer operações, definir prioridades e garantir que colaboradores e executivos trabalhem em direção aos objetivos comuns da empresa.

Para que o desempenho da organização seja maior que a soma de suas partes, é preciso melhorar a comunicação e coordenação das funções especializadas, só assim a função corporativa vai definir vínculos que promovam sinergia entre todos os envolvidos.

Juntos, a dupla Kaplan & Norton escreveu cinco livros aprofundando o gerenciamento estratégico.

Livros

  • Kaplan, Robert S., and David P. Norton. The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage (A Execução Premium: vinculando estratégia a operações para obter vantagem competitiva). . Harvard Business Press, 2008;

  • Kaplan, Robert S., and David P. Norton. Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies (Alinhamento: usando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas). Harvard Business Press, 2006;

  • Kaplan, Robert S., and David P. Norton. Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes (Mapas de estratégia: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis). Harvard Business Press, 2004;

  • Kaplan, Robert S., and David P. Norton. The Strategy-Focused Organization: How Balanced Scorecard Companies Thrive in the New Business Environment (A organização focada na estratégia: como as empresas de balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios). Harvard Business Press, 2000;

  • Kaplan, Robert S., and David P. Norton. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action (O Balanced Scorecard: traduzindo estratégia em ação). Harvard Business Press, 1996.

Robert S. Kaplan

Formado e mestrado em Engenharia Elétrica pelo MIT (Massachussets Institute Technology), e Administração de Empresas, pela Universidade do Kansas, Robert Kaplan fez fama mesmo com a área contábil, onde consta desde 2006 no Hall da Fama da Contabilidade.

Sem contar outras diversas premiações de universidades internacionais renomadas, foi no período em que esteve alocado como Professor de Liderança da Harvard Business School, que criou, junto com David Norton, o Balanced Scorecard (BSC).

Entre suas criações na área, estão diversas publicações na área de execução de estratégias, contabilidade gerencial e contabilidade de custos. 

David Norton

Também formou-se bacharel em Engenharia Elétrica como Kaplan, só que pela Worcester Polytechnic Institute.

Foi nos estudos de pós-graduação que mudou-se para Universidade de Harvard, onde obteve o doutorado.

Mas o início de sua carreira não foi acadêmico, foi na indústria, onde permaneceu até 1992. 

Além da criação do BSC, em parceria com Robert Kaplan, a dupla também criou o Balanced Scorecard Collaborative, uma subsidiária do Palladium Group.

O que é o BSC?

O Balanced Scorecard, Kaplan e Norton, também é traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. Trata-se de uma ferramenta para implementar e gerenciar estratégia.

Considerada revolucionária, a metodologia concede mais equilíbrio às funções organizacionais, ampliando a visão holística de cada empresa.

Quando inicialmente Kaplan e Norton desenvolveram o sistema BSC já o definiram como uma estrutura lógica, baseado no gerenciamento de metas estabelecidas 

Para Norton e Kaplan, o Balanced Scorecard  ajuda as empresas em diversos aspectos do planejamento estratégico, como:

  • Alinhamento do trabalho diário de todos com a estratégia da empresa;

  • Priorização de projetos, serviços e produtos;

  • Comunicação sobre o que está está sendo realizado;

  • Medição e monitoramento do progresso ao encontro das metas estratégicas.

O Balanced Scorecard analisa o desempenho das organizações a partir de 4 perspectivas:

  • Financeiro;

  • Stakeholders;

  • Processos internos;

  • Capacidade organizacional.

Mapa estratégico: comunicação rápida

Um dos elementos mais poderosos criados por  Kaplan e Norton para o Balanced Scorecard foi um gráfico simples que revela uma conexão lógica entre causa e efeito dos objetivos estratégicos.

O mapa estratégico de Kaplan e Norton comunica de forma rápida como o valor é criado para a organização.

Por exemplo, um mapa pode mostrar que se a organização melhorar o conhecimento e as habilidades, assim como as ferramentas e tecnologia, a eficiência do processo será aumentada em um menor ciclo de tempo.

As imagens descritas no mapa são facilmente visíveis por todos os colaboradores que podem contribuir para os objetivos das empresas.

Essas são apenas algumas das ideias para gerenciamento estratégico de Robert Kaplan e David Norton. Vale a pena a leitura de suas obras para potencializar as ações de um gerente de projetos.

Veja esse vídeo para entender um pouco mais sobre gestão de portfólio:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!