MBA em gestão de projetos ou certificação PMP?
- 14/12/2018
- Robson Camargo
Muitos profissionais da área de gerenciamento têm dúvida entre optar por um curso de especialização – MBA Gestão de Projetos – ou obter a certificação PMP ®.
É importante lembrar que ambos os títulos requerem certa dose de planejamento, investimento de tempo, financeiro e um considerável esforço pessoal. Mas, vamos explicar um pouco sobre cada um deles para te ajudar a escolher.
Mas, o que significa MBA em gestão de projetos?
Não é novidade para ninguém que as empresas andam cada dia mais à procura de profissionais com qualificação, criatividade e atitudes alinhadas ao que há de mais eficiente e atual quando se trata de gestão.
Além da experiência profissional, que é muitíssimo importante, o gestor de projetos também precisa ter um currículo robusto e uma formação adequada na área, além de fazer treinamentos contínuos para se manter atualizado.
É justamente nesse ponto que a pós-graduação em Gestão de Projetos entra. Portanto, essa é uma formação importante para quem deseja construir uma carreira como gestor em sua área de atuação.
Durante a pós em Gestão de Projetos, o profissional passa a ter contato com os conceitos e teorias mais atuais da área, além de aprender como aplicar esses conceitos no dia a dia da empresa.
Dentro desse contexto, quem busca qualificação profissional tem que investir em formação e atualização profissionais. Portanto, é necessário ir além da graduação. O curso de pós-graduação em gestão de projetos tem se mostrado uma excelente alternativa para gestores que trabalham nas mais diversas áreas de atuação.
O MBA em Gerenciamento de Projetos visa desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos e implementando-os com sucesso.
O curso de Gestão de Projetos destina-se a:
- Profissionais, líderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.
- Profissionais, líderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.
- Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.
- Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de projetos.
Muitos cursos e instituições de ensino que oferecem MBA em Gestão de Projetos baseiam suas grades curriculares nas metodologias propostas pelo Project Management Institute (PMI®), maior associação de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo.
O PMI ® reúne pessoas internacionalmente conhecidas por sua capacidade de gerir projetos para que montem e atualizem frequentemente sua publicação mais conhecida: o guia de gestão de projetos Project Management Body of Knowledge (PMBOK®).
Atualmente considerado como a bíblia da gestão de projetos, o PMBOK® descreve e sistematiza as melhores práticas e estratégias de gestão, aquelas consagradas no mundo inteiro e usadas pelos mais diversos tipos e tamanhos de empresas.
A publicação abrange desde conceitos de gestão de escopo, prazos e custos até recursos humanos, materiais e gerenciamento de riscos — basicamente, todas as competências gerenciais citadas no tópico anterior.
Ao dominar todo esse conhecimento, o profissional automaticamente desenvolve um significativo diferencial competitivo para acrescentar ao currículo. Independentemente da área a qual se dedica, saber gerenciar projetos com excelência é uma carta na manga que simplesmente não pode ser ignorada.
Por que é importante obter a Certificação PMP?
Quanto à Certificação PMP, nos dias de hoje, ainda é a principal certificação profissional no campo de gerenciamento de projetos no mundo. E, principalmente, um diferencial competitivo entre os profissionais da área, pois comprova que o profissional domina as boas práticas de gerenciamento de projetos e que tem experiência prática na área.
Portanto, ter a certificação é um ponto importante, principalmente para os profissionais com mais experiência e que pretendem se consolidar na carreira de gerente de projetos.
A certificação internacional PMI atesta que o profissional fez um curso de reconhecimento internacional e está habilitado a trabalhar com a gestão de projetos. Para isso, é necessário preencher os requisitos estabelecidos pelo Instituto e ser aprovado no teste.
Os requisitos para se candidatar à certificação são:
- formação de, pelo menos, quatro anos como bacharel ou equivalente;
- mínimo de três anos de experiência na gestão de projetos;
- mínimo de 4.500 horas em funções de liderança e direção de projetos;
- 35 horas de formação na área.
Concluindo:
Como você já deve ter percebido, ter os dois títulos, tanto um MBA quanto o certificado PMP é um grande diferencial, pois, o profissional que conseguir agregar em seu curriculum a experiência, conhecimentos técnicos, fortes habilidades gerenciais e ser detentor de ambos (especialização e certificação) terá grandes possibilidades de destaque no mercado.
No entanto, para quem está começando a trabalhar com gerenciamento de projetos, o MBA vale mais a pena. E, para o profissional mais experiente, a certificação PMP torna-se imprescindível no mercado.
É bom lembrar também que o curso MBA em Gestão de Projetos capacita o profissional para o teste da certificação do PMI, fornecendo todo o conhecimento e as habilidades que serão cobradas — tanto no exame como no dia a dia de trabalho.
Agora que você já tem informações sobre os dois certificados é importante que avalie sua situação atual e pense como pretende estar no futuro. Afinal, tanto o MBA em Gestão de Projetos quanto a certificação PMP exigem esforço pessoal, planejamento, tempo e dinheiro. Qual deles você vai se organizar para obter? Conte pra gente!
Mas antes, veja um vídeo sobre o assunto:
Sobre o autor
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaidersão marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
Deixe seu Comentário